BOLETIM JURISPRUDÊNCIA

              nº 10 Outubro 2016

Edições Anteriores
 

O BOLETIM JURISPRUDÊNCIA realiza a divulgação de jurisprudência selecionada veiculada nos sites de notícias dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Justiça de São Paulo. Caso não queira receber, por e-mail, por favor, nos avise através do seguinte endereço:  [email protected]

SUMÁRIO

Administrativo / Cível / Processual Civil
Constitucional
Consumidor
Criminal
Educação
Eleitoral
Idoso / Infância e Juventude / Inclusão
Meio Ambiente /
Habitação / Urbanismo
Mulher
Patrimônio Público
Pessoa com Deficiência
Saúde
Diversos: Súmulas / Jurisprudência em Tese

ADMINISTRATIVO / CÍVEL / PROCESSUAL CIVIL 

TJ-RS - Direito Privado. Execução de título extrajudicial. Carta AR. Citação. Não possibilidade. Oficial de Justiça. Competência. Reconhecimento. Princípio da celeridade. Princípio da economia dos atos processuais. Observância. AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO PRIVADO NÃO ESPECIFICADO. EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL. CITAÇÃO PELO CORREIO. INVIABILIDADE. INTEPRETAÇÃO SISTEMÁTICA. PRINCIPIOS DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL. Da leitura sistemática do Novo Código de Processo Civil, extrai-se que o legislador optou por manter a citação das execuções por quantia certa a cargo do Oficial de Justiça. Interpretação em sentido diverso [expedição de carta de citação e posterior expedição de mandado de penhora e avaliação] mostrar-se-ia contraproducente, elevando desnecessariamente os atos processuais, em contrariedade aos princípios norteadores do Novo Código de Processo Civil. AGRAVO DE INSTRUMENTO DESPROVIDO.  Agravo de Instrumento, nº  70069573103 , Décima Quinta Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Adriana da Silva Ribeiro, Julgado em 10/08/2016

TJ-RS - Direito Privado. Assistência Judiciária Gratuita - AJG. Entidade beneficente. Custas processuais. Pagamento. Não possibilidade. Não comprovação. Benefício. Não deferimento. AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO PRIVADO NÃO ESPECIFICADO. AÇÃO DE COBRANÇA DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS. GRATUIDADE DA JUSTIÇA INDEFERIDA. GRATUIDADE DA JUSTIÇA. ENTIDADE FILANTRÓPICA. AUSENTE PROVA ACERCA DA NECESSIDADE DO BENEFÍCIO. INDEFERIMENTO MANTIDO. DECISÃO AGRAVADA MANTIDA. I. Consoante redação do artigo 98 do Novo Código de Processo Civil, tem direito à gratuidade da justiça a pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios. II. No caso, embora reconhecido que se trata de entidade filantrópica, ausente indício de prova no sentido da necessidade quanto ao pagamento das custas e honorários que a parte venha eventualmente a suporta, de se manter o indeferimento da gratuidade da justiça. AGRAVO DE INSTRUMENTO DESPROVIDO. Agravo de Instrumento, nº  70071100689 , Décima Sétima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Liege Puricelli Pires, Julgado em 13/09/2016.

TJ-DF - INCORPORAÇÃO DE QUINTOS − INEXIGIBILIDADE DE REPOSIÇÃO AO ERÁRIO DOS VALORES PAGOS INDEVIDAMENTE. Valores recebidos indevidamente pelo servidor a título de vencimento ou de remuneração, se auferidos de boa-fé, não devem ser restituídos ao erário. Acórdão n. 969243, 20150111073633APO, Relatora: CARMELITA BRASIL, 2ª TURMA CÍVEL, Data de Julgamento: 28/9/2016, Publicado no DJE: 3/10/2016, p. 157/188 (NOTICIA)

TJ-DF PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO − DANO MORAL. O proprietário ou possuidor de um imóvel deve eximir-se de atividades nocivas à segurança, ao sossego e à saúde dos moradores vizinhos sob pena de incorrer em abuso de direito. Trata-se de recurso de apelação contra a sentença que determinou que os réus se abstenham de realizar eventos de grande porte em sua residência e de produzir barulhos que ultrapassem os limites permitidos pela legislação durante o período compreendido entre 22h e 8h. Acórdão n. 965744, 20140111774158APC, Relator: HECTOR VALVERDE, 5ª TURMA CÍVEL, Data de Julgamento: 14/9/2016, Publicado no DJE: 26/9/2016, p. 306/315 (NOTICIA)

MPF. Prazo recursal do Ministério Público deve começar a partir da entrada dos autos, com vista, no órgão ministerial, defende MPF. O Ministério Público Federal (MPF) defende, em parecer emitido em recurso especial repetitivo no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que o prazo recursal do Ministério Público deve ter início com a intimação pessoal do membro, que se aperfeiçoa com a remessa dos autos, com vista, ao órgão ministerial. Assim, a presença de membro do MP na audiência em que foi conferida a sentença não pode marcar o início do prazo. (íntegra do parecer do MPF no Resp 1.349.935/SE.)

TJ-SP - Companhia de Saneamento Básico é responsabilizada por morte de criança. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi condenada a indenizar os pais de uma menina que faleceu em acidente causado por negligência da empresa, na cidade de Hortolândia. A decisão, da 4ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo, fixou indenização por danos morais em R$ 100 mil, além do pagamento de pensão mensal de 2/3 do salário mínimo, da data do falecimento da criança (que na época dos fatos tinha nove anos de idade) até a data em que ela completaria 25 anos (NOTÍCIA)

STJ - Alteração de competência do juízo não prejudica legitimidade do MP. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a legitimidade do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para os atos praticados em uma ação que foi deslocada para o Rio de Janeiro. Segundo a ministra relatora do caso, Nancy Andrighi, o reconhecimento da incompetência do juízo não significa a ilegitimidade do Ministério Público. REsp 1375540   (ACÓRDÃO)

STJ - Decisões impedem que filhos maiores vivam indefinidamente de pensão. O que antes era um dever, passa a ser exercício de solidariedade. A obrigação alimentar devida aos filhos “transmuda-se do dever de sustento inerente ao poder familiar, com previsão legal no artigo 1.566, inciso IV, do Código Civil (CC), para o dever de solidariedade resultante da relação de parentesco, que tem como causa jurídica o vínculo ascendente-descendente e previsão expressa no artigo 1.696 do CC”, ensina o ministro Marco Aurélio Bellizze. 

STJ - Mantida decisão que reconheceu legitimidade de herdeiro testamentário para investigação de paternidade . A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve decisão do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) favorável ao prosseguimento de uma ação de investigação de paternidade após a morte do autor, que foi sucedido pelo herdeiro testamentário. 

STJ - Reconhecimento de paternidade por piedade é irrevogável, diz Quarta Turma. O reconhecimento espontâneo de paternidade, ainda que feito por piedade, é irrevogável, mesmo que haja eventual arrependimento posterior. Com base nesse entendimento, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) restabeleceu sentença que havia julgado improcedente o pedido de anulação de registro de paternidade proposto por um dos herdeiros de genitor falecido.

STJ - Diante de adoção inviável, Terceira Turma mantém poder familiar. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) manteve o poder familiar de um casal sobre seus filhos, mas determinou a continuidade do acolhimento dos menores em abrigo enquanto se tenta reconstruir o convívio familiar. 

TJ-DF - GUARDA COMPARTILHADA – IMPOSSIBILIDADE DE EXONERAÇÃO DE ALIMENTOS. A guarda compartilhada, por si só, não afasta a obrigação alimentar, mormente quando o lar de referência não é o do alimentante. Genitora apelou da sentença que exonerou o pai de seus filhos da prestação de alimentos e a condenou a pagar pensão alimentícia no importe de 20% sobre os seus rendimentos brutos, após fixar o regime de guarda compartilhada dos menores e determinar como lar de referência a casa do pai. Acórdão n. 966258, 20150110826544APC, Relator: JOSÉ DIVINO, 6ª TURMA CÍVEL, Data de Julgamento: 14/9/2016, Publicado no DJE: 20/9/2016, p. 276/308. (NOTICIA)

TJ-RS - Direito de Família. Adoção. Poder familiar. Destituição. Assistente litisconsorcial. Avó. Habilitação. Cabimento. AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE DESTITUIÇÃO DO PODER FAMILIAR E ADOÇÃO UNILATERAL. MADRASTA E ENTEADO. PEDIDO DA AVÓ MATERNA DE HABILITAÇÃO COMO ASSISTENTE. POSSIBILIDADE. Considerando que a adoção implica rompimento do vínculo do adotado com a sua família natural e extensa, conforme preconiza o art. 41 do ECA, possui a avó materna interesse jurídico na presente demanda a justificar o deferimento de seu pedido de habilitação na qualidade de assistente litisconsorcial. AGRAVO DE INSTRUMENTO PROVIDO.   Agravo de Instrumento, nº  70069789550 , Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Ricardo Moreira Lins Pastl, Julgado em 15/09/2016.

TJ-RS - Direito de Família. Direito da Criança e do Adolescente. Poder familiar. Destituição. Família extensa. Convivência. Não possibilidade. Criança. Cadastro Nacional de Adoção - CNA. Reativação. Cabimento. MANDADO DE SEGURANÇA CONHECIDO COMO AGRAVO DE INSTRUMENTO. INATIVAÇÃO DE CADASTRO. DESCABIMENTO. 1, Com a entrada em vigor do novel Código de Processo Civil, gerou-se natural perplexidade em torno do cabimento, ou não, de agravo de instrumento contra decisão como a ora atacada. Daí porque a opção da ilustre representante do Parquet pelo mandado de segurança. Mandado de Segurança, nº  70070074752 , Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Luiz Felipe Brasil Santos, Julgado em 08/09/2016.

TJ-RS - Direito de Família. Código de Processo Civil - CPC. LF-13105 de 2015. Alimentos. Execução. Devedor. Prisão. Regime fechado. Fixação. AGRAVO DE INSTRUMENTO. EXECUÇÃO DE ALIMENTOS. REGIME DE CUMPRIMENTO DA PRISÃO. O art. 528, § 4º, do CPC/2015 - cuja entrada em vigor é imediata, inclusive a feitos já em tramitação, de acordo com o disposto no art. 1.046 do CPC/201 - é claro ao referir que a prisão do devedor de alimentos deve ser cumprida em regime fechado. Desta forma, definindo a lei processual o regime de cumprimento da prisão para a hipótese dos autos, não cabe mais ao juízo estabelecer regime diverso. DERAM PROVIMENTO. UNÂNIME.  Agravo de Instrumento, nº  70069926699 , Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Luiz Felipe Brasil Santos, Julgado em 08/09/2016. 

TJ-RS - Direito de Família. Sucessão. União estável. Dissolução. Não comprovação. Partilha. Herdeiro colateral. Exclusão. Companheiro supérstite. Preferência. Manutenção. AGRAVO RETIDO. INDEFERIMENTO DA CONTRADITA. SUSPEIÇÃO NÃO COMPROVADA. PRODUÇÃO DE PROVA PERICIAL REQUERIDA DEPOIS DE ENCERRADA A INSTRUÇÃO. DESCABIMENTO. APELAÇÃO CÍVEL. AÇÃO ANULATÓRIA DE PARTILHA. INVENTÁRIO COMPANHEIRO SOBREVIVENTE. HERDEIROS COLATERIAIS. INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 1.790, III. DO CC. APLICAÇÃO DO DISPOSTO NO ART. 1.829, III, DO CC. Apelação Cível, nº  70069775716 , Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Ricardo Moreira Lins Pastl, Julgado em 08/09/2016.

TJ-RS - Direito de Família. Divórcio. Separação judicial. Conversão. Ex-cônjuge. Citação pessoal. Meio necessário. Não esgotamento. Citação editalícia. Nulidade. Reconhecimento. Sentença. Desconstituição.  
APELAÇÃO CÍVEL. CONVERSÃO DA SEPARAÇÃO EM DIVÓRCIO. ALEGAÇÃO DE NULIDADE DA CITAÇÃO POR EDITAL. NECESSIDADE DE PRÉVIO ESGOTAMENTO DE TODAS AS DILIGÊNCIAS PARA LOCALIZAÇÃO DO ENDEREÇO DA DEMANDADA. SENTENÇA DESCONSTITUÍDA. Apelação Cível, nº  70070321948 , Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Luiz Felipe Brasil Santos, Julgado em 31/08/2016.

TJ-RS - Direito de Família. Registro civil. Habilitação para o casamento. Decisão judicial. Recurso com efeito suspensivo. Possibilidade. Vício formal. Comprovação. Mandado de segurança. Não cabimento. Mandado de Segurança, nº  70071349781 , Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Ricardo Moreira Lins Pastl, Julgado em 05/10/2016.
 
TJ-RS - Direito de Família. Alimentos. Revisão. Genitor. Condição econômica. Alteração. Não comprovação. Pensão. Redução. Não cabimento. Agravo de Instrumento, nº  70070586052 , Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Ivan Leomar Bruxel, Julgado em 29/09/2016.

TJ-RS - Direito de Família. Alimentos. Revisão. Nascimento superveniente. Fato novo. Não configuração. Pensão. Redução. Não cabimento. Agravo de Instrumento, nº  70070580386 , Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Ivan Leomar Bruxel, Julgado em 29/09/2016

TJ-ES - Casal consegue direito de adoção em Baixo Guandu. Um casal de Baixo de Guandu, no Noroeste do Estado, que criou um rapaz desde os seus cincos anos de idade, após ele ser deixado pela mãe, ganhou na Justiça o direito de adotá-lo de maneira definitiva. Ao entregar o filho aos requerentes, a mulher disse que não teria condições de educa-lo. A adoção foi julgada procedente pelo juiz André Bijos Dadalto. O processo é da 2ª Vara da Comarca do Município. (NOTICIA)

TJ-ES. Rede Social condenada a pagar R$15 mil. O juiz do 1º Juizado Especial Cível de Colatina condenou uma rede social a pagar R$ 15 mil a uma moradora da cidade que teve ofensas contra ela publicadas na internet. A requerente solicitou a retirada do conteúdo do ar, porém, ele só foi suprimido depois de um mês, por ordem judicial. Processo nº 0007245-36.2014.8.08.0014 (NOTICIA)

TJ-MS. Negado recurso que contesta união estável e direito de habitação. Por unanimidade, os desembargadores da 2ª Câmara Cível negaram provimento ao recurso interposto por filho que, inconformado com a decisão proferida na ação de reconhecimento de união estável, solicitada por N. de O. F., viúva de seu pai, busca a alteração da sentença. (NOTICIA)



CONSTITUCIONAL


STF - Limite para repasse do Fundo Partidário a candidatas é objeto de ADI. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5617), com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF) contra dispositivo da Lei 13.165/2015 (conhecida como Minirreforma Eleitoral de 2015) que estabelece percentuais mínimo e máximo de recursos do Fundo Partidário para aplicação em campanhas eleitorais de mulheres, fixando prazo de vigência da regra. Segundo Janot, não basta que a lei reserve percentual de vagas para candidatas, é preciso garantir que elas tenham recursos suficientes para disputar o pleito eleitoral em igualdade de condições com os homens. (ADI 5617)

STF - ADI contesta pagamento de gratificação a membros do Ministério Público do Pará. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5614), com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF), contra trechos da Lei 7.736/2013, do Estado do Pará, que dispõe sobre pagamento de gratificações pelo exercício de cargo ou função a membros do Ministério Público paraense. Segundo Janot, a maior parte das gratificações é compatível com a Constituição da República e com regras do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), assim, para percebimento de gratificações cumuláveis com subsídio há a exigência do exercício de tarefas extraordinárias, distintas daquelas comuns às funções do Ministério Público estadual.  (ADI 5614)

STF - ADIs contra alterações na Lei de Direitos Autorais são julgadas improcedentes. Por maioria de votos, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) julgou improcedentes as Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) 5062 e 5065, nas quais o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad), conjuntamente com outras associações, e a União Brasileira de Compositores (UBC) questionavam dispositivos alterados e acrescentados à Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/1998) pela Lei 12.853/2013. Segundo as entidades, as mudanças violariam diretamente princípios e regras constitucionais concernentes ao exercício de direitos eminentemente privados e à liberdade de associação. (ADI 5062 / ADI 5065)

TJ-MT. É possível limitar idade para concurso público. A Turma de Câmaras Cíveis Reunidas de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, confirmando entendimento dos tribunais superiores, reconheceu que o edital pode estabelecer limite de idade de candidato para concurso público, desde que haja previsão legal.  Mandado de Segurança nº 180331/2015

TJ-ES - Lei sobre pulseiras em maternidade é inconstitucional. O Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), na sessão ordinária desta quinta-feira (27), contou com 11 Ações Diretas de Inconstitucionalidade (Adins) em sua pauta. Deste total, destaca-se uma Adin de relatoria da desembargadora Janete Vargas Simões, que julgou inconstitucional uma lei da Câmara de Vereadores de Vitória, que dispunha sobre a obrigatoriedade do fornecimento de pulseiras com sensor eletrônico nas maternidades públicas e privadas do Município. Adin n° 00257418720168080000 (NOTICIA)

PGR pede inconstitucionalidade de leis que criaram mais de 8 mil empregos públicos na USP. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ajuizou ação no Supremo Tribunal Federal (STF), em que pede a inconstitucionalidade de duas leis estaduais que criaram 8.893 empregos públicos na Universidade de São Paulo (USP), regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Para Janot, as normas contrariam a Constituição Federal, que estabelece o regime jurídico único para esse tipo de contratação. (INTEGRA DA AÇÃO)

PGR: ação penal contra governador de Minas Gerais não precisa ser autorizada pela Assembleia Legislativa. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, manifestou-se, no Supremo Tribunal Federal, contra a necessidade de licença prévia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais para instaurar ação penal contra o governador do estado. O parecer foi enviado na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5540, proposta pelo partido Democratas, com dois pedidos relativos ao trecho da Constituição do Estado de Minas Gerais que dispõe sobre a responsabilidade penal do governador do estado nos crimes comuns e de responsabilidade. (PARECER)

MP-SP - Promotoria de Itapeva consegue extinção de 217 cargos comissionados. Justiça entendeu que funções feriam a Constituição estadual. O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Itapeva, conseguiu a extinção de 217 cargos em comissão naquele município, em decisões que atingem os poderes Legislativo e Executivo, e que irão gerar uma economia anual de cerca de 3,7 milhões de reais aos cofres públicos. As decisões, publicadas pela Justiça estadual entre abril de 2012 e agosto de 2016, constam em seis ações diretas de inconstitucionalidade propostas pela Procuradoria-Geral de Justiça de São Paulo e decorrentes de um inquérito civil instaurado para apurar violações à Constituição estadual, que estabelece que cargos comissionados devem ser voltados a funções de chefia, direção ou assessoramento superior de órgãos públicos. (NOTÍCIA)

TJ-DF - PUBLICAÇÃO DE LIVRO – COLISÃO ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS. A liberdade de manifestação do pensamento não legitima a divulgação de expressões moralmente ofensivas que superem os limites da crítica e da opinião jornalística e que atinjam o patrimônio moral das pessoas. Trata-se de apelação interposta por Ministro do STF contra sentença que julgou improcedente a ação indenizatória ajuizada a desfavor de jornalista e editora de livros. O Ministro sustentou que os apelados ultrapassaram os limites da divulgação jornalística e atingiram sua honra e bom nome. Acórdão n. 966284, 20140110527986APC, Relator HECTOR VALVERDE, 6ª TURMA CÍVEL, Data de Julgamento: 14/9/2016, Publicado no DJE: 20/9/2016, p. 276/308 (NOTICIA)

STF - Ação da OAB contra aumento de taxas judiciárias em SP tem rito abreviado. O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), adotou o rito abreviado previsto no artigo 12 da Lei 9.868/1999, dispensando a análise liminar para que o Plenário julgue em definitivo a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5612) em que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) questiona lei paulista que aumenta em 100% as taxas judiciárias para recursos e processos de competência originária do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). ADI 5612

STF reafirma jurisprudência para vedar acumulação tripla de vencimentos. O Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou jurisprudência dominante de que é inconstitucional a acumulação tríplice de vencimentos e proventos mesmo se o ingresso em cargos públicos tiver ocorrido antes da Emenda Constitucional (EC) 20/1998. O tema foi apreciado no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 848993, de relatoria do ministro Gilmar Mendes, que teve repercussão geral reconhecida e foi decidido no mérito em votação no Plenário Virtual. ARE 848993

STF - Lei que veda eventos patrocinados por empresas de bebidas e cigarros em SP é constitucional. A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal deu provimento ao Recurso Extraordinário (RE) 305470 e julgou improcedente a ação direta de inconstitucionalidade ajuizada no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) contra a Lei Municipal 12.643/1998. A norma local veda a realização de eventos patrocinados por produtoras, distribuidoras, importadoras ou representantes de bebidas alcoólicas ou de cigarros em imóveis de propriedade do Município de São Paulo. A decisão do colegiado foi tomada na sessão desta terça-feira (18). RE 305470

STF - Lei de iniciativa parlamentar que prevê instalação de câmeras de segurança em escolas públicas é constitucional. O Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou jurisprudência dominante no sentido de que não invade a competência privativa do chefe do Poder Executivo lei que, embora crie despesa para os cofres municipais, não trate da estrutura ou da atribuição de órgãos do município nem do regime jurídico de servidores públicos. A matéria foi apreciada no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 878911, de relatoria do ministro Gilmar Mendes, que teve repercussão geral reconhecida pelo Plenário Virtual do STF. ARE 878911

PGR defende inconstitucionalidade de lei que proíbe opinião partidária e religiosa nas escolas de AL. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, defendeu, em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), a inconstitucionalidade da lei de Alagoas que criou o programa "Escola Livre", na rede estadual de ensino. O programa proíbe condutas de professores ou de membros da administração que induzam opiniões político-partidárias, religiosa ou filosófica ou que contrariem convicções morais, religiosas ou ideológicas dos estudantes ou de seus pais ou responsáveis. A lei prevê, ainda, punição para aqueles que descumprirem as normas. (PARECER)

TJ-SP - Julgada inconstitucional lei que proibia Uber em São Paulo. O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo julgou hoje (5), por maioria de votos, inconstitucional a lei municipal nº 16.279/2015, que proibia o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado individual de pessoas – como o Uber – na cidade de São Paulo.  Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2216901-06.2015.8.26.0000




CONSUMIDOR

STJ - CDC pode ser aplicado em conflito de condomínio contra empresa. Para os ministros da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), disputas entre um condomínio de proprietários e empresas podem caracterizar relação de consumo direta, o que possibilita a aplicação do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para resolver o litígio. REsp 1560728 

STF recebe ação contra lei de SP que obriga cadastro de compradores de celular. A Associação Nacional das Operadoras de Celulares (Acel) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5608, no Supremo Tribunal Federal (STF), questionando lei do Estado de São Paulo que obriga lojas operadoras de telefonia móvel a fazerem o cadastro com dados pessoais do consumidor para a venda de aparelhos de celular, rádio ou similar, além de chip de telefonia móvel, todos na qualidade pré-paga. Deverão ainda enviar as informações sobre os clientes às prestadoras do serviço no prazo de 48 horas. ADI 5608

TJ-SC. Consumidora será indenizada por corte de fornecimento e água barrenta nas torneiras. A 2ª Câmara Civil do TJ condenou companhia de água ao pagamento de indenização de R$ 20 mil, por danos morais e materiais, a consumidora que ficou sem água entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014 em Araquari, no norte catarinense. Nos três meses seguintes, o serviço foi restabelecido mas o líquido vinha sujo, barrento e contaminado com vermes. (NOTICIA)

TJ-SC. Envio de cartão de crédito sem solicitação do cliente afronta o direito do consumidor. A 6ª Câmara Civil do TJ condenou uma instituição financeira ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 5 mil, em favor de mulher que recebeu um cartão de crédito na sua residência sem o ter solicitado. A autora alega que a empresa agiu de maneira imprópria e gerou incômodos desnecessários. Além disso, foi exposta a riscos da má utilização do serviço oferecido. (NOTICIA)

TJ-ES. Mantida multa administrativa aplicada pelo Procon. A Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) reformou decisão de primeiro grau e manteve multa administrativa aplicada pelo Procon a uma empresa de compras coletivas pela internet, após reclamação de cliente que teria adquirido pacote de viagem promocional ofertado pelo site para Paris, na França. O consumidor alegou que, além de não ter cumprido a oferta, a empresa não possibilitou a forma de pagamento anunciada. O cliente também não teria obtido êxito em marcar a viagem junto à empresa que era a anunciante do serviço. Processo nº 0041260-98.2014.8.08.0024 (NOTICIA)

TJ-ES. Loja não troca produto e terá que indenizar cliente. Uma loja, que se negou a trocar um tablet com defeito, deverá indenizar uma consumidora em R$ 3 mil por danos morais. Além da reparação moral, a empresa ainda deverá ressarcir a cliente em R$ 299,00, totalizando R$ 3.299,00 em reparações a serem pagas com juros e correção monetária. Processo n° 0011513-85.2014.8.08.0030 (NOTÍCIA)

TJ-DF - DIREITO DE ARREPENDIMENTO – RESSARCIMENTO EM DOBRO DA COBRANÇA INDEVIDA. Comprovado o cancelamento da compra via internet no prazo legal é devido ao consumidor o ressarcimento em dobro das quantias cobradas indevidamente. O autor comprou um refrigerador pela internet mediante o parcelamento do valor em doze prestações. Acórdão n. 966450, 20160910042418ACJ, Relator: ASIEL HENRIQUE DE SOUSA, 3ª TURMA RECURSAL, Data de Julgamento: 13/9/2016, Publicado no DJE: 21/9/2016, p. 370/375.

TJ-DF - NEGATIVA DE TRATAMENTO MÉDICO – VIOLAÇÃO DA BOA-FÉ OBJETIVA. É abusiva a recusa de tratamento médico que não esteja expressamente excluído da cobertura do plano de saúde. O autor, menor impúbere, é portador de artrite-reumatóide e foi-lhe prescrito o uso de hormônio do crescimento na tentativa de minimizar as futuras complicações da doença, inclusive na esfera psicológica e infantil. Em virtude da recusa do plano de saúde em fornecer a medicação, ajuizou ação de obrigação de fazer – representado por sua mãe – e obteve, na Primeira Instância, a condenação da operadora para custear o tratamento completo. Acórdão n. 969252, 20150110626007APC, Relatora CARMELITA BRASIL, 2ª TURMA CÍVEL, Data de Julgamento: 28/9/2016, Publicado no DJE: 3/10/2016, p. 157/188.

STJ - Operadora não pode exigir carência de quem trocou de plano de saúde após demissão sem justa causa. A operadora não pode exigir carência de ex-dependente de plano coletivo empresarial, extinto em razão da demissão sem justa causa do titular, ao contratar novo plano de saúde, na mesma operadora, mas em categoria diversa (coletivo por adesão), segundo entendimento unânime da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). REsp 1525109 

STJ - Terceira Turma julga válido desconto para quem paga mensalidade escolar em dia. Conceder abatimento no valor da mensalidade escolar para quem paga dentro do prazo, o chamado “desconto pontualidade”, não é prática abusiva, segundo decisão unânime da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). REsp 1424814 

STJ - Cervejas com graduação alcoólica de até 0,5% não podem usar expressão “sem álcool”.  Em julgamento finalizado na tarde desta segunda-feira (24), a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou indevido o uso da expressão “sem álcool” adotada nos rótulos de cervejas com graduação alcoólica inferior a 0,5%. EREsp 1185323 

MPF em Ilhéus (BA) aciona Oi por venda casada e Anatel por falta de fiscalização. O Ministério Público Federal em Ilhéus (MPF/BA) ajuizou duas ações civis públicas com pedido liminar contra a empresa de telefonia e internet Oi/Telemar Norte Leste S/A e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A empresa é acusada de praticar “venda casada” dos serviços de internet banda larga e telefonia a seus consumidores. A Anatel, por sua vez, é ré por não fiscalizar e reprimir adequadamente a prática, proibida no Brasil de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC).  Confira os números para consultas processuais e as íntegras das ações:  3663-21.2016.4.01.3301 – Subseção Judiciária de Ilhéus  /  4063-05.2016.4.01.3311 – Subseção Judiciária de Itabuna

TJ-SP - Concessionária indenizará por corte de luz indevido. A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) deverá indenizar cliente por corte indevido de energia elétrica em sua residência, conforme decisão da 5º Vara Cível da Comarca de Santos. A empresa interrompeu o serviço por alegar adulteração do medidor e não pagamento do valor devido em decorrência da infração. O juiz José Wilson Gonçalves anulou a cobrança e determinou o pagamento de indenização por danos morais no valor de R$ 22 mil.  Processo nº 1005318-85.2015.8.26.0562

MPF/SE quer o fim da cobrança abusiva de taxas para cancelamento e remarcação de passagens aéreas. Ministério Público Federal (MPF/SE) ajuizou ação em que pede à Justiça Federal que torne nulas as cláusulas abusivas dos contratos de venda de bilhetes aéreos comercializados pela Tam, Gol, Azul, e Avianca em Sergipe. Para o MPF/SE, as companhias têm exigido valores significativamente acima do permitido em lei no momento de cancelamento ou remarcação de viagem. Além disso, não têm respeitado o prazo legal de arrependimento previsto no Código de Defesa do Consumidor, quanto aos serviços contratados fora do estabelecimento comercial, especialmente via internet e telefone. (NOTICIA)

MPF/RN: faculdade é condenada a pagar danos materiais e morais a alunos. Uma ação do Ministério Público Federal (MPF) em Caicó resultou na condenação da Faculdade Integrada do Brasil (Faibra) a pagar os danos materiais e morais pelos cursos irregulares que oferecia no município de Tenente Laurentino Cruz, localizado a 230km de Natal. Apesar do que era anunciado pelas instituições responsáveis (a mantenedora da Faibra, a Associação Educacional Cristã do Brasil – AECB, e seu parceiro local, o Instituto Educacional de Menezes Ltda.), tais cursos não poderiam ser utilizados para obtenção do diploma em Pedagogia. (NOTÍCIA)



CRIMINAL (PENAL / PROCESSUAL PENAL)


TJ-RJ. Parentes de acusado de homicídio são presos por ameaçar jurados em Italva. O juiz Rodrigo Pinheiro Rebouças, da Vara Única da Comarca de Italva/Cardoso Moreira, no Norte fluminense, decretou a prisão preventiva de três parentes do motorista Adílson Cortes de Almeida, momentos antes de ele ser submetido a julgamento pelo Tribunal do Júri por homicídio qualificado. Denunciados por coação de testemunhas, Marinete Cortes Almeida de Souza, Francisco Martins Almeida e José Maria Filho foram presos no corredor do Fórum, na terça-feira, dia 18, onde aguardavam para assistir ao julgamento. Segundo a denúncia apresentada ao juiz e ao representante do Ministério Público por 14 dos 25 integrantes do júri, eles receberam a visita dos acusados “pedindo para terem cuidado com o que iriam fazer no julgamento e pensarem com carinho em suas atitudes como jurados”. (NOTICIA)

MPF - Dois acusados de matar promotor de Pernambuco são condenados por júri popular. Após cinco dias do início do julgamento, dois dos cinco condenados pela morte do promotor de Justiça de Itaíba/PE Thiago Faria Soares foram condenados por júri popular, realizado na sede da Justiça Federal em Pernambuco. A condenação, pelo crime, que ocorreu em 2013 na região conhecida como “Triângulo da Pistolagem”, resultou da atuação do Ministério Público Federal (MPF), após o caso ter sido transferido para a Justiça Federal, a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot (NOTICIA)

STJ - Execução da pena após segundo grau também vale para parlamentares. A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (26) que a execução provisória da pena após condenação em segunda instância não comporta exceções aos parlamentares. Ao rejeitar recurso do deputado Jalser Renier Padilha, presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, os ministros definiram a tese de que a imunidade parlamentar prevista no parágrafo 2º do artigo 53 da Constituição Federal não se aplica em casos de condenação. EREsp 1262099

TJ-SC. Homem acusado de estelionato tem HC negado por falsificar assinatura de advogado. Um homem com a prisão decretada sob a acusação de estelionato teve habeas corpus preventivo não conhecido pela 4ª Câmara Criminal do TJ, após constatação de que a assinatura aposta na petição inicial da ação era falsa. O próprio advogado que teve a firma adulterada alertou a autoridade judicial sobre o fato, após observar publicação do pedido de habeas no Diário da Justiça. Ele estranhou a situação, uma vez que nunca recebeu poderes para atuar em nome do réu. (NOTICIA)

TJ-SC. Homem acusado de cometer crime com contornos homofóbicos permanecerá encarcerado. A 2ª Câmara Criminal do TJ negou habeas corpus a um homem preso sob a acusação de homicídio triplamente qualificado - mediante recompensa, por meio cruel e com emboscada - contra um jovem, em razão de sua orientação sexual. Ele responde ainda pelos crimes de ocultação de cadáver e corrupção de menores. (NOTICIA)

TJ-MG. Acusados por morte em porta de boate serão levados a júri popular.  juiz Elexander Camargos Diniz, da Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Contagem, determinou hoje, 21 de outubro, que C.G.S., corretor, 32 anos, J.M.M., policial militar, 28 anos, e J.E.C., policial militar, 28 anos, sejam levados a júri popular. Os três foram acusados pelo homicídio de C.G.N., agredido até a morte na porta da Boate Havana, no bairro Santa Cruz, em Contagem. O crime aconteceu na madrugada do dia 8 de abril, depois que os agressores e a vítima tiveram um desentendimento no interior da casa noturna.  (NOTICIA)

TJ-MG. Mulher que ateou fogo ao marido é condenada. O crime de homicídio foi desclassificado para lesão corporal seguida de morte. Uma mulher foi condenada a dois anos e oito meses de reclusão em regime inicial aberto por ter ateado fogo ao marido, que morreu em decorrência das queimaduras. O crime ocorreu em Patrocínio, na região do Alto Paranaíba. A pena foi arbitrada pelo juiz Serlon Silva Santos, da Vara Criminal e da Infância e da Juventude da comarca. (NOTICIA)

TJ-MS. Júri: Réus são condenados 10 meses após o crime no Aero Rancho. Foi realizado hoje (26), na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, o julgamento dos réus K.R. de A.F. e R.C. da S., condenados pelos crimes de tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. As penas somam quase 12 anos de reclusão, em regime semiaberto. O julgamento foi realizado dez meses após o crime. Processo nº 0001721-18.2016.8.12.0001 (NOTICIA)

TJ-MS. Interceptação telefônica possibilita prisão em flagrante. Os desembargadores da 3ª Câmara Criminal, por maioria, deram parcial provimento a recurso interposto por G.S.P. e I.A de O., e negaram provimento a H. da S. P. Os três apelantes interpuseram recurso buscando a reforma da sentença condenatória, pois juntos suas condenações somam 40 anos de reclusão e 5.100 dias-multa. (NOTICIA)

TJ-MS. Réu é condenado a cinco anos por lesão corporal seguida de morte. Em julgamento realizado hoje (21) na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, o réu E. da S.F. foi condenado pelo crime de lesão corporal seguida de morte (art. 129, § 3º c/c art 61, inciso I, do Código Penal) a pena de cinco anos de reclusão, em regime inicialmente fechado, pois é reincidente.  Processo n° 0046727-82.2015.8.12.0001 (NOTICIA)

TJ-MS. Falso médico que aplicou golpe é condenado à prisão. Sentença proferida na 5ª Vara Criminal de Campo Grande condenou V.G.F. pelo crime de estelionato a quatro anos de reclusão, em regime fechado, e 20 dias-multa, sem possibilidade de substituição da pena. A mesma sentença absolveu A.V.P., denunciada juntamente com réu, acusada de participação no crime. Processo nº 0020197-75.2014.8.12.0001 (NOTICIA)

TJ-MS. Negado HC de acusado de tráfico e associação criminosa. Os desembargadores 3ª Câmara Criminal, por unanimidade, denegaram pedido de habeas corpus interposto em favor de A.J., acusado de tráfico de drogas, associação criminosa, desobediência a ordem legal de funcionário público e trafegar em velocidade incompatível com a via. Processo nº 1410110-10.2016.8.12.0000 (NOTICIA)

TJ-MT. Manter produto impróprio ao consumo é crime. A Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação de um homem por crime contra as relações de consumo praticado em Várzea Grande. O réu foi condenado a dois anos de reclusão, pena que foi substituída por prestação pecuniária e comparecimento em juízo, por manter um abatedouro clandestino e armazenar carne em condições impróprias. Apelação 83597/2016  (NOTICIA)

TJ-MT. Embriaguez pode ser atestada por outros métodos. O crime de embriaguez ao volante previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) pode ser comprovado pelo depoimento de testemunhas, não se exigindo o teste de alcoolemia (bafômetro). Com este entendimento, a Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso manteve a condenação de um réu pelo crime de embriaguez ao volante e de corrupção ativa, promovendo apenas a readequação da pena. Apelação 83554/2016 (NOTICIA)

TJ-MA. Prisão do prefeito de Mirinzal é substituída por medidas alternativas. Em audiência de custódia realizada na tarde desta segunda-feira (3), o desembargador João Santana concedeu liberdade provisória ao prefeito de Mirinzal, Amaury Santos Almeida, e a um motorista, presos em flagrante no último domingo (2), por supostos crimes de tentativa de homicídio e lesão corporal (NOTICIA)

TJMA mantém sentença que condenou pedófilo a mais de 51 anos de prisão.  3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) manteve sentença de primeira instância, condenando a 51 anos, 8 meses e 28 dias de prisão, um homem acusado de praticar crimes de pedofilia contra duas menores de 12 e 10 anos, no município de Estreito. (NOTICIA)

TJ-SP. Acusado de tentar matar juíza é pronunciado. O juiz Adilson Paukoski Simoni, da 5ª Vara do Júri da Capital, pronunciou, em decisão proferida ontem (26), Alfredo José dos Santos, acusado de tentar matar juíza no Foro Regional do Butantã, no último mês de março. Processo nº 0001260-97.2016.8.26.0052

MPF - Dois acusados de matar promotor de Pernambuco são condenados por júri popular. Após cinco dias do início do julgamento, dois dos cinco condenados pela morte do promotor de Justiça de Itaíba/PE Thiago Faria Soares foram condenados por júri popular, realizado na sede da Justiça Federal em Pernambuco. A condenação, pelo crime, que ocorreu em 2013 na região conhecida como “Triângulo da Pistolagem”, resultou da atuação do Ministério Público Federal (MPF), após o caso ter sido transferido para a Justiça Federal, a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. (NOTÍCIA)

MPF denuncia organização criminosa que contrabandeava cigarros no interior de SP. O Ministério Público Federal em Bauru (MPF/SP) denunciou, na última segunda-feira, 24 de outubro, 20 pessoas acusadas de integrarem uma organização criminosa transnacional de contrabando de cigarros. O grupo agia de forma estável há pelo menos um ano e vinha sendo investigado desde janeiro, quando ocorreu a apreensão de 484,5 caixas de cigarros em Bauru. Autos nº 0000349-31.2016.403.6108 (NOTÍCIA)

TJ-AL - Júri condena réu por assassinato do irmão em Olho D'água do Casado. O acusado desferiu um único golpe com uma faca de mesa, que atingiu a jugular da vítima; crime ocorreu em 2009. processo nº 0000790-14.2010.8.02.0030

TJ-AC - Negada liberdade a acusado de tráfico de drogas no Bairro Cidade Nova. O Juízo da Vara de Delitos de Drogas e Acidentes de Trânsito da Comarca de Rio Branco indeferiu o pedido de revogação de prisão preventiva formulado, nos autos do Processo n°0008570- 12.2016.8.01.0001, por homem acusado de praticar tráfico de drogas. Assim, foi mantida a prisão preventiva do denunciado com a finalidade de garantir a ordem pública. (NOTÍCIA

TJ-RS - Direito Criminal. Tráfico de Drogas. Presídio. Visitante. Crack. Cocaína. Apreensão. Materialidade. Autoria. Comprovação. Ato de traficância. Configuração. Condenação. Cabimento. Regime inicial semiaberto. Fixação. Apelação Crime, nº  70063531453 , Segunda Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: José Ricardo Coutinho Silva, Julgado em 22/09/2016.

TJ-RS - Direito Criminal. Homicídio. Ministério Público. Testemunha. Identificação. Inquirição. Competência. Reconhecimento. Autoridade judiciária. Diligência. Pedido. Não deferimento. Possibilidade. Correição Parcial, nº  70045562865 , Segunda Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: José Ricardo Coutinho Silva, Julgado em 22/09/2016.

TJ-RS - Direito Criminal. Tráfico de drogas. Crack. Dinheiro. Apreensão. Materialidade. Autoria. Comprovação. Ato de traficância. Configuração. Desclassificação. Não possibilidade. Condenação. Cabimento. Pena privativa de liberdade. Pena restritiva de direito. Substituição. Possibilidade. Apelação Crime, nº  70050586973 , Segunda Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: José Ricardo Coutinho Silva, Julgado em 18/08/2016.

TJ-RS - Direito Criminal. Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Materialidade. Autoria. Comprovação. Réu. Menoridade. Prescrição. Reconhecimento. Punibilidade. Extinção. Declaração.  APELAÇÃO CRIME. PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO DE USO PERMITIDO. CONDENAÇÃO. IRRESIGNAÇÃO DEFENSIVA QUANTO AO APENAMENTO. Apelação Crime, nº  70056809197 , Segunda Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: José Ricardo Coutinho Silva, Julgado em 18/08/2016.

TJ-RS - Direito Criminal. Tráfico de Drogas. Crack. Apreensão. Materialidade. Autoria. Comprovação. Ato de traficância. Configuração. Desclassificação. Não possibilidade. Pena. Redução. Regime inicial semiaberto. Fixação. APELAÇÃO. CRIME DE TRÁFICO DE DROGAS. CRACK. INCONFORMIDADE DEFENSIVA. CONDENAÇÃO MANTIDA. Autoria e materialidade suficientemente demonstradas. Usuário que aponta a aquisição de pedras de crack dos recorridos. DESCLASSIFICAÇÃO. IMPOSSIBILIDADE. Apelação Crime, nº  70054172838 , Segunda Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Sandro Luz Portal, Julgado em 18/08/2016.

TJ-RS - Direito Criminal. Crime contra o patrimônio. Latrocínio consumado. Materialidade. Coautoria. Comprovação. Corrupção de menor. Crime formal. Caracterização. Pena. Majoração. APELAÇÃO CRIME. CRIMES CONTRA O PATRIMÔNIO. LATROCÍNIO CONSUMADO. CRIMES DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. CORRUPÇÃO DE MENORES. PRELIMINAR. INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA. DEFERIMENTO. INVALIDADE DAS DECISÕES. INOCORRÊNCIA. PROVA LÍCITA.  Apelação Crime, nº  70064344039 , Oitava Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Naele Ochoa Piazzeta, Julgado em 10/08/2016

TJ-RS - Direito Criminal. Roubo triplamente majorado. Emprego de arma de fogo. Concurso de pessoas. Restrição à liberdade da vítima. Comprovação. Reincidência. Afastamento. Pena. Redução. EMBARGOS INFRINGENTES. APELAÇÃO-CRIME. ROUBO TRIPLAMENTE MAJORADO. EMPREGO DE ARMA. CONCURSO DE PESSOAS. RESTRIÇÃO DE LIBERDADE. TENTATIVA. 1. PRELIMINAR LEVANTADA DE OFÍCIO. DOSIMETRIA. 1ª FASE. NULIDADE INEXISTENTE. Embargos Infringentes e de Nulidade, nº  70066581836 , Quarto Grupo de Câmaras Criminais, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Fabianne Breton Baisch, Julgado em 22/07/2016.

TJ-RS - Direito Criminal. Homicídio tentado. Materialidade. Autoria. Comprovação. Tribunal do Júri. Decisão manifestamente contrária à prova dos autos. Não ocorrência. Pena. Manutenção. APELAÇÃO CRIME. JÚRI. TENTATIVA DE HOMICÍDIO SIMPLES. CONDENAÇÃO. IRRESIGNAÇÃO DEFENSIVA. Apelação Crime, nº  70054762273 , Segunda Câmara Criminal, Tribunal de Justiça do RS, Relator: José Ricardo Coutinho Silva, Julgado em 21/07/2016.

TJ-DF - DIREITO DE PETIÇÃO E “JUS POSTULANDI” − DIFERENCIAÇÃO. O direito de petição, previsto na Constituição Federal, não se confunde com o direito de postular em Juízo. Condenado por tráfico, roubo e receptação redigiu petição manuscrita, requerendo a comutação de sua pena. Alegou que faz jus ao benefício e que, após a concessão deste, poderá progredir para o regime semiaberto. Acórdão n. 967778, 20160020317317PET, Relator: ROMÃO C. OLIVEIRA, 1ª TURMA CRIMINAL, Data de Julgamento: 22/9/2016, Publicado no DJE: 29/9/2016, p. 181/189.

TJ-DF - EXECUÇÃO PENAL – TRABALHO EXTERNO EM COMÉRCIO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS. Não é possível o trabalho externo do apenado em estabelecimento comercial varejista de bebidas alcoólicas, por ser incompatível com as condições que lhe foram impostas para a concessão do benefício. O apenado, que se encontra em processo de ressocialização, interpôs agravo de instrumento contra a decisão do Juiz de Primeiro Grau que indeferiu o seu pedido de trabalho externo em estabelecimento comercial em virtude de a atividade principal da empresa consistir na venda de bebidas alcoólicas a varejo. Acórdão n. 966343, 20160020332965RAG, Relator: ROMÃO C. OLIVEIRA, 1ª TURMA CRIMINAL, Data de Julgamento: 15/9/2016, Publicado no DJE: 20/9/2016, p. 121/13.

TJ-DF - AUTORIZAÇÃO DE VISITA A PRESO – PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO À FAMÍLIA. O contato do detento com seus familiares é necessário ao processo de ressocialização, ainda que o visitante seja a própria vítima do crime. Detento agravou da decisão do Juízo da Vara de Execuções Penais que negou o pedido de autorização de visitas formulado por seu genitor com fundamento na proteção da integridade física da vítima, em razão da necessidade de resguardá-lo de possíveis malefícios advindos do contato com o interno. Acórdão n. 966680, 20160020341787RAG, Relator: JOÃO TIMÓTEO DE OLIVEIRA, 2ª TURMA CRIMINAL, Data de Julgamento: 15/9/2016, Publicado no DJE: 23/9/2016, p. 323/336.

TJ-DF - CONDENADO QUE NÃO RETORNA AO PRESÍDIO APÓS TRABALHO EXTERNO – FALTA GRAVE AFASTADA. afasta-se a imposição de falta grave ao condenado que não retornou para o pernoite no presídio após dia de trabalho, se evidenciado que não teve a intenção de fugir. O preso foi condenado a vinte anos e três meses de reclusão e já cumpriu quase metade da pena. Possuía autorização para o trabalho externo, mas não retornou ao presídio para o pernoite, sendo recapturado por agentes de polícia na casa de sua genitora três dias após a data-limite para o retorno. Acórdão n. 966162, 20160020200523RAG, Relator: GEORGE LOPES, 1ª TURMA CRIMINAL, Data de Julgamento: 8/9/2016, Publicado no DJE: 20/9/2016, p. 121/133.

STJ - Descumprimento de acordo de delação premiada pode restabelecer prisão preventiva. Em decisão unânime, a Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou habeas corpus ao empresário Fernando Antônio Guimarães Hourneaux de Moura, condenado em processo decorrente da operação Lava Jato. O colegiado entendeu que o descumprimento de acordo de delação premiada pode ser motivo para o restabelecimento da prisão preventiva. RHC 76026 

STF - 1ª Turma nega princípio da insignificância a camelôs denunciados por contrabando. Não é aplicável o princípio da insignificância em relação ao delito de contrabando. Esse foi o entendimento da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que, por unanimidade, negou Habeas Corpus (HC 118431) impetrado pela Defensoria Pública da União (DPU) em favor de 19 camelôs denunciados pelo crime de contrabando por terem, em depósito, maços de cigarros de origem clandestina para fins de comércio. A decisão ocorreu durante sessão da Turma realizada na terça-feira (18). HC 118431

STF - Ministro nega seguimento a HC de acusado de envolvimento na morte de promotor em Pernambuco. O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou seguimento (julgou inviável) ao Habeas Corpus (HC) 131036, em que a defesa de José Maria Domingos Cavalcante, acusado de envolvimento no assassinato do promotor de Justiça Thiago Faria Soares, contesta a legalidade do incidente de deslocamento de competência, por meio do qual o Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que a investigação, o processamento e o julgamento dos acusados do crime ficassem a cargo da Justiça Federal em Pernambuco, com a imediata transferência do inquérito policial para a Polícia Federal. HC 131036

STF - 2ª Turma afasta regime inicial fechado de condenado por roubo em pena mínima. A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal deu provimento nesta terça-feira (18) ao Recurso Ordinário em Habeas Corpus (RHC) 135298, em que a defesa de um condenado por roubo que teve a pena-base fixada no mínimo legal questionava a fixação do regime inicial fechado. O julgamento foi iniciado em 27 de setembro, mas suspenso por pedido de vista do ministro Teori Zavascki, que, hoje, proferiu voto seguido pela maioria dos integrantes da Turma. RHC 135298

STF - Ação penal por trabalho escravo é de competência da Justiça Federal, decide ministro. O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), invalidou todos os atos processuais, a partir da denúncia, inclusive, realizados por autoridades do Estado de Goiás referentes à ação penal proposta contra o deputado federal Beto Mansur (PRB-SP) que, juntamente com outros corréus, teria praticado o crime de redução à condição análoga à de escravo previsto no artigo 149 do Código Penal (CP). AP 635 (DECISÃO)

STF - Lava-Jato: Ministro determina desmembramento de inquérito que apura organização criminosa. O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, determinou a instauração de três novos inquéritos a partir do desmembramento do Inquérito (INQ) 3989, em tramitação no STF, relativo à operação Lava-Jato. Atendendo a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, os três novos inquéritos investigarão possíveis fatos delitivos praticados por membros do Partido dos Trabalhadores (PT), do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) com articulação no Senado Federal e do PMDB com articulação na Câmara dos Deputados. No Inquérito 3989, permanecem as investigações referentes aos integrantes do Partido Progressista (PP). (DECISÃO)

TJ-SP - Homem é condenado por roubo e sequestro de idoso. A juíza Cláudia Carneiro Calbucci Renaux, da 13ª Vara Criminal Central, condenou homem acusado de roubo e extorsão mediante sequestro contra um idoso. A pena foi fixada em 22 anos de reclusão, em regime inicial fechado, e pagamento de 31 dias-multa. Processo nº 0007452-43.2016.8.26.0635

TJ-SP - Preso com meia tonelada de cocaína é condenado a seis anos de reclusão. A juíza Luciana Piovesan, da 27ª Vara Criminal Central, condenou um homem a seis anos de reclusão – em regime inicial fechado –, três meses e dez dias de detenção – em regime inicial semiaberto –, e à pena pecuniária de 613 dias-multa pelos crimes de tráfico de drogas, resistência e desobediência. Processo nº 0010304-49.2016.8.26.0050

TJ-SP. Acusado de abusar de filhos e enteada é condenado a 62 anos de prisão. O juiz André Forato Anhê, da 3ª Vara da Comarca de Ferraz de Vasconcelos, condenou a 62 anos e 8 meses de prisão, em regime inicial fechado, homem acusado de estupro de vulnerável, em concurso material e em continuidade delitiva, cometido contra os próprios filhos e a enteada. O magistrado decretou também a incapacidade do réu para o exercício do poder familiar sobre as vítimas e a manutenção de sua prisão preventiva. (NOTÍCIA)

MPF/ES: padrasto é condenado por divulgar na internet fotos da enteada nua.  Ministério Público Federal no Espírito Santo (MPF/ES) obteve na Justiça a condenação de um homem de 48 anos que publicou na internet, em março de 2012, fotos da sua enteada, de 15 anos, nua. Na época, a adolescente ficou sabendo da divulgação após três amigos receberem, via SMS, o link do site em que as fotos estavam disponíveis. O crime aconteceu em Itapemirim, no sul do estado. (NOTÍCIA)

MPF/PE: acusados de assassinar promotor de Itaíba vão a júri popular. Quatro denunciados pelo Ministério Público Federal em Pernambuco (MPF/PE) como participantes do assassinato do promotor de Justiça Thiago Faria Soares, que atuava na Comarca do município de Itaíba, no agreste do estado, serão julgados na próxima segunda-feira (24), pelo Tribunal do Júri Federal. Além do homicídio, José Maria Pedro Rosendo Barbosa, José Maria Domingos Cavalcante, Adeildo Ferreira dos Santos e José Marisvaldo Vitor da Silva são acusados de tentar matar a noiva do promotor, Mysheva Martins, e o tio dela, Adautivo Martins. (NOTÍCIA)

MP-SP oferece primeira denúncia no Estado por feminicídio de mulher trans. Em atuação pioneira no Estado de São Paulo, a Promotoria de Justiça do III Tribunal do Júri da Capital ofereceu denúncia, em junho deste ano, pelo crime de feminicídio contra o ex-companheiro de Michele, uma mulher trans. Ela foi morta a facadas, em fevereiro, por Luiz Henrique Marcondes dos Santos, seu parceiro há dez anos. Michele era vítima de violência doméstica. Em novembro, o juiz decidirá se o acusado vai a júri ou não. (NOTICIA)


MP-SP obtém condenação de 30 anos de acusado de linchar mulher no Guarujá. O Ministério Público obteve nesta quarta-feira (5/10), a condenação de 30 anos para um dos acusados de participar do linchamento de Fabiane Maria de Jesus, morta no bairro de Morrinhos, Guarujá, por uma multidão de pessoas. O promotor de Justiça Cássio Serra Sartori  atuou pelo MPSP no Tribunal do Júri de Santos. (NOTÍCIA)

MP-SP. Promotor denuncia pichadores pela morte de dentista que tentou salvar o pai idoso. A Justiça aceitou na última sexta-feira (7/10) ação penal proposta pelo promotor de Justiça José Carlos Cosenzo na quarta-feira (5/10) contra seis pichadores pela morte do dentista Wellinton Silva, de 39 anos. Wellinton  tentou salvar o pai, o aposentado Manoel Antônio da Silva, de 76 anos, que estava sendo espancado pelo grupo que havia acabado de pichar a casa dele, na Zona Norte da capital (NOTÍCIA)

MP-SP. Cinco suspeitos de terem participado de roubo à Prosegur são denunciados pelo MPSP. O promotor de Justiça Adriano Andrade de Souza ofereceu nesta segunda-feira (10/10) denúncia contra cinco pessoas suspeitas de haverem participado do roubo à empresa de transporte de valores Prosegur, na cidade de Santos, no litoral paulista, ocorrido na madrugada do dia 4 de abril. A denúncia foi oferecida na 6ª Vara Criminal. (NOTÍCIA)

MP-SP. Ministério Público obtém condenação de homem que matou a própria mãe em Tatuí. Na última terça-feira (11/10), o funileiro José Fernandes de Oliveira Junior foi condenado a 31 anos e dois meses de prisão pelo assassinato de sua mãe, Maria Ignez Tezoto Molina, de 68 anos, na cidade de Tatuí. De acordo com a denúncia apresentada pelo MPSP, o crime foi cometido entre os dias 27 e 28 de agosto de 2015 e teria sido motivado por uma briga entre os familiares. (NOTÍCIA)

MP-SP. Tribunal de Justiça condena policiais civis que extorquiam dinheiro da quadrilha do traficante Abadia. Também foram decretadas as prisões dos condenados. O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou os delegados de Polícia Pedro Luis Pórrio e Elmo Vieira Ferreira a nove anos e seis meses de reclusão, em regime inicial fechado. Os policiais civis Severino Amâncio da Silva, Ricardo Amorelli,  Oswaldo Arildo Parra Junior, Hélio Basílio dos Santos e Francisco Carlos Vintecinco foram condenados  a reclusão de oito anos, oito meses e 15 dias, em regime inicial fechado. Eles foram condenados por extorsão armada e formação de quadrilha. (NOTÍCIA)

MP-SP. Gaeco deflagra operação para combater fabricação de CDs e DVDs “pirateados”. Promotores de Justiça e policiais civis identificaram o maior laboratório do Brasil. Conduzida pelo Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), Núcleo Capital,  a Operação Corsário identificou na manhã desta segunda-feira (17/10), em dois imóveis na Rua Comendador Assad Abdalla, região central da capital, o maior laboratório do Brasil de confecção de CDs e DVDs de áudios, vídeos, software e jogos falsificados popularmente denominados “pirateados”. O laboratório, com diversos pavimentos, fabricava e distribuía os produtos para todo o país (NOTÍCIA)

MP-SP. Gaeco de Campinas cumpre mandados de prisão contra membros de facção criminosa. Operação Tormenta tem como alvo integrantes do PCC. O Ministério Público de São Paulo, por meio do Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), Núcleo Campinas, em conjunto com a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Ações Especiais da Polícia (Baep) do  Comando de Operações Especiais (COE) e com a Corregedoria da Polícia Civil, realizou na manhã desta quarta-feira (19/10) operação para cumprimento de mandados de prisão temporária e de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Campinas. (NOTÍCIA)

MPF/SP pede a condenação de 9 ex-diretores do Banco Panamericano por crimes contra o sistema financeiro. O Ministério Público Federal de São Paulo ofereceu memoriais à 6ª Vara Federal de São Paulo, especializada em crimes financeiros e lavagem de dinheiro, pedindo a condenação de nove ex-diretores do Banco Panamericano acusados por gestão fraudulenta e outros crimes, cometidos entre os anos de 2007 e 2010 na administração da instituição. A gestão criminosa causou um rombo no banco, que acabou sendo vendido por seu controlador, Silvio Santos, à Caixa Econômica Federal. (NOTICIA)

MPF - Comerciante é condenado pelo Tribunal do Júri a 13 anos e 4 meses de prisão pelo assassinato de perita.  Tribunal do Júri instalado no plenário do Tribunal Regional Federal da 3ª Região condenou, na noite desta segunda-feira (17), o comerciante José Correia Neto a 13 anos e 4 meses de prisão, pelo homicídio da perita contadora nomeada pela 42ª Vara do Trabalho de São Paulo, Célia Maria Galbetti, em dezembro de 2008. Os jurados também condenaram o réu a uma pena de 1 ano de detenção pelo crime de posse irregular da arma utilizada no crime. (NOTÍCIA)




EDUCAÇÃO

STF - Decisão da ministra Cármen Lúcia mantém cronograma de realização do Enem 2016. A presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, deferiu em parte o pedido de Suspensão de Liminar (SL 1046) formulado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para afastar a determinação de divulgação dos espelhos de correção das redações juntamente com os resultados individuais dos estudantes inscritos no exame deste ano. A decisão leva em conta a proximidade da realização das provas, previstas para os dias 5 e 6 de novembro, e o risco de dano que a medida poderia causar aos estudantes que buscam ingressar no ensino superior em 2017, pois seu imediato cumprimento exigiria alterações no cronograma do exame. (NOTICIA)

MPF/CE pede suspensão das provas do Enem marcadas para 5 e 6 de novembro. O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) ajuizou ação civil pública com pedido de liminar para que seja suspensa a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) marcadas para os próximos dias 5 e 6 de novembro. (INTEGRA DA AÇÃO)

MP-SP. Justiça determina que prefeitura de Taquaritinga forneça merenda escolar de forma adequada. A Justiça de São Paulo concedeu, nesta terça-feira (1º/11), liminar requerida pelo MPSP obrigando a Prefeitura de Taquaritinga a fornecer merenda escolar adequada, de forma contínua e ininterrupta, a todos os alunos matriculados na rede pública municipal de ensino. O pedido foi feito pelo promotor de Justiça Flávio Okamoto, no âmbito de uma ação civil pública que o Ministério Público move contra o munícipio paulista, após tomar conhecimento de que havia problemas com a merenda ofertada pelas escolas municipais e os pais de alunos tinham recebido recados solicitando que enviassem leite que seria consumido por seus filhos. (NOTICIA)

MP-SP. Promotores de Justiça assinam recomendação administrativa para escolas invadidas. Na última segunda-feira (31/10), o Ministério Público de São Paulo, por meio da Promotoria de Justiça de Piracicaba, expediu uma recomendação administrativa sobre procedimentos que agentes públicos podem adotar caso escolas da rede pública de ensino de Piracicaba sejam invadidas por manifestantes. No documento, os promotores destacam que toda a sociedade tem direito à manifestação e à livre expressão, mas ressaltam que tais garantias deve “se amoldar à coexistência de outros valores constitucionais e direitos humanos de mesmo quilate”. Afirmam ainda que, nas escolas atualmente invadidas em várias cidades do país, “uma minoria de alunos e professores, em conjunto com pessoas estranhas às respectivas escolas, impedem que sejam ministradas aulas e (...) privam a maioria dos estudantes e docentes do exercício de seus direitos à educação (...)”. (NOTICIA)

TJ-SC. Universidade pagará por erro que impediu acadêmica de colar grau e receber diploma. A 1ª Câmara de Direito Público do TJ manteve sentença da comarca da Capital que condenou uma instituição de ensino superior ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 8 mil, em favor de uma estudante de administração. Consta nos autos que a acadêmica foi impedida de colar grau porque a universidade não a inscreveu na segunda etapa do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (NOTICIA)

TJ-SC. Escola do oeste catarinense deve melhorar acessibilidade para deficientes físicos. A 1ª Câmara de Direito Público do TJ determinou que o Estado de Santa Catarina promova mudanças em uma escola de Xanxerê, no oeste catarinense, para integrar deficientes físicos em ambiente escolar, mediante supressão de barreiras e obstáculos arquitetônicos, como prescrito na Lei Estadual n. 12.870/2004. (NOTICIA )


TJ-SC. Justiça confirma decisão de escola que suspendeu professora por ultrajar crianças. A 2ª Câmara de Direito Público do TJ manteve decisão administrativa de uma diretora de creche no sul do Estado que suspendeu professora, após tomar conhecimento de condutas agressivas praticadas por esta em detrimento das crianças sob sua guarda. (NOTICIA)

TJ-MT. Matrícula na faculdade só após o ensino médio. A aprovação em vestibular não autoriza, por si só, a efetivação de matrícula em curso superior, quando não concluído o ensino médio. Com este entendimento, a Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) negou provimento a um recurso de Apelação interposto por um estudante que pretendia ingressar na faculdade, mesmo não tendo concluído o ensino médio. Apelação nº 149917/2015  (NOTICIA)

TJ-GO. Indenizada aluna que fez curso não reconhecido por CRO. Ao apreciar apelação cível interposta pela Associação Educativa Evangélica, a 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve, em parte, sentença que a condenou ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 20 mil, além dos prejuízos materiais, arbitrados em R$ 7.853,50, à Adriana Alves da Silva. O curso que ela fez na instituição, não é reconhecido pelo Conselho Regional de Odontologia de Goiás (CRO-GO). (NOTICIA)

MP-SP - Promotoria da Infância requisita pagamento de multa pela Prefeitura de Campinas. Sanção decorre de ação sobre déficit de vagas em creches. Nesta sexta (21/10), o promotor de Justiça da Infância e Juventude de Campinas, Rodrigo Augusto de Oliveira, requereu à Justiça a expedição de precatório requisitando o pagamento de R$ 4.550.838,18 (quatro milhões, quinhentos e cinquenta mil, oitocentos e trinta e oito reais e dezoito centavos), valor referente à multa diária estabelecida à Prefeitura de Campinas dentro da execução da ação civil pública que atestou a oferta insuficiente de vagas nas creches do município nos últimos anos.  (NOTÍCIA)

STF - Lei de iniciativa parlamentar que prevê instalação de câmeras de segurança em escolas públicas é constitucional. O Supremo Tribunal Federal (STF) reafirmou jurisprudência dominante no sentido de que não invade a competência privativa do chefe do Poder Executivo lei que, embora crie despesa para os cofres municipais, não trate da estrutura ou da atribuição de órgãos do município nem do regime jurídico de servidores públicos. A matéria foi apreciada no Recurso Extraordinário com Agravo (ARE) 878911, de relatoria do ministro Gilmar Mendes, que teve repercussão geral reconhecida pelo Plenário Virtual do STF. ARE 878911

TJ-SP - Comportamento abusivo de professor gera dever de indenizar. Uma escola foi condenada a indenizar criança em razão de excesso cometido por professor. A decisão, da 35ª Câmara de Direito Privado do TJSP, manteve sentença proferida pela juíza Ana Carolina Aleixo Cascaldi Marcelino Gomes Cunha, da Vara Única de Altinópolis, que fixou pagamento de R$ 4 mil a título de danos morais. (NOTÍCIA)

MP-SP - Promotoria da Infância requisita pagamento de multa pela Prefeitura de Campinas. Sanção decorre de ação sobre déficit de vagas em creches. Nesta sexta (21/10), o promotor de Justiça da Infância e Juventude de Campinas, Rodrigo Augusto de Oliveira, requereu à Justiça a expedição de precatório requisitando o pagamento de R$ 4.550.838,18 (quatro milhões, quinhentos e cinquenta mil, oitocentos e trinta e oito reais e dezoito centavos), valor referente à multa diária estabelecida à Prefeitura de Campinas dentro da execução da ação civil pública que atestou a oferta insuficiente de vagas nas creches do município nos últimos anos. (NOTÍCIA)

PFDC encaminha ao PGR informações para pedido de inconstitucionalidade da MP que reforma o ensino médio. A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal, encaminhou ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, posicionamento acerca da inconstitucionalidade da Medida Provisória Nº 746/ 2016, que pretende reformar o ensino médio no Brasil. (ÍNTEGRA DO DOCUMENTO)


ELEITORAL

STF - Limite para repasse do Fundo Partidário a candidatas é objeto de ADI. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5617), com pedido de liminar, no Supremo Tribunal Federal (STF) contra dispositivo da Lei 13.165/2015 (conhecida como Minirreforma Eleitoral de 2015) que estabelece percentuais mínimo e máximo de recursos do Fundo Partidário para aplicação em campanhas eleitorais de mulheres, fixando prazo de vigência da regra. Segundo Janot, não basta que a lei reserve percentual de vagas para candidatas, é preciso garantir que elas tenham recursos suficientes para disputar o pleito eleitoral em igualdade de condições com os homens. (ADI 5617)

TJ-GO. Indeferida liminar para candidato à prefeitura de Senador Canedo. O desembargador Ney Teles de Paula indeferiu liminar em mandado de segurança ao ex-prefeito Divino Pereira Lemes, de Senador Canedo, que pediu a suspensão da decisão da 1ª Câmara Cível até que seja julgado seu recurso. O candidato foi considerado inelegível em virtude de condenação por improbidade administrativa. (NOTICIA)

MPF - Agente público condenado por conduta vedada que implique em cassação fica inelegível, defende vice-PGE. O vice-procurador-geral Eleitoral, Nicolao Dino, defendeu que os agentes públicos condenados por conduta vedada em campanha eleitoral que implique em cassação de diploma ou registro devem ser declarados inelegíveis. Para ele, a causa de inelegibilidade deve ser aplicada a todos envolvidos na conduta que gerou a condenação, ainda que não tenham sido cassados à época, por não serem candidatos. A defesa foi feita na sessão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desta terça-feira, 25 de outubro, durante julgamento de recurso ajuizado em favor do candidato à prefeitura de Belford Roxo (RJ). (NOTÍCIA)

PGE defende uso de gravação ambiental como prova para irregularidades eleitorais. A possibilidade de se utilizar gravação ambiental realizada por um dos interlocutores como prova para comprovar irregularidades eleitorais, como a compra de votos, será analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para fixar interpretação sobre a questão. A discussão gira em torno da constitucionalidade do artigo 105-A da Lei das Eleições (Lei 9.504/97) e foi objeto de recurso extraordinário da Procuradoria Geral Eleitoral (PGE) contra acórdão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que considerou ilícita prova produzida pelo Ministério Público dentro de inquérito civil público em matéria eleitoral. Íntegra do Recurso Extraordinário no Recurso Especial Eleitoral nº 838-77.2012.6.26.0134.

MPF/RS consegue pena de suspensão de direitos políticos do ex-prefeito de Novo Machado. O Ministério Público Federal em Santa Rosa (MPF/RS) obteve provimento de recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região para aumentar a pena do ex-prefeito de Novo Machado, Adilson Mello (PP), em ação de improbidade administrativa. (NOTÍCIA)

PRE/RJ: prefeito flagrado em crime pode evitar processo se pagar R$ 15 mil ao Inca. A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio de Janeiro (PRE/RJ) moveu ação penal contra o prefeito de Cachoeiras de Macacu, Cica Machado (PMDB), por ter incitado ao crime de propaganda de boca de urna para os candidatos do PMDB a vereador nas eleições do último dia 2. Dias antes, ele foi filmado convocando moradores do Morro do Cléber a pedirem votos nas ruas. (NOTÍCIA)

TSE - RESPE - 5413 - ELEIÇÕES 2016. REGISTRO. CANDIDATO A VEREADOR. INELEGIBILIDADE. ART. 1º, INCISO I, ALÍNEA G, DA LEI COMPLEMENTAR 64/90. ART. 45, CAPUT, DA RESOLUÇÃO TSE 23.455. REJEIÇÃO DE CONTAS. PSESS - Publicado em Sessão, Data 25/10/2016

TRE-SP mantém impugnação de candidaturas a prefeito em três municípios paulistas. Decisões são decorrentes de ações ajuizadas pelo MPSP. Em sessão realizada na última terça-feira (25/10), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo ratificou a decisão tomada em primeira instância e manteve o impedimento de candidatos a prefeito de três municípios paulistas. Barrados pela Lei da Ficha Limpa, os candidatos Edson Gomes (que obteve 7.117 votos em Ilha Solteira), Carolina Araújo de Sousa Veríssimo (1.566 votos em Reginópolis) e Antônio Alexandre Gemente (9.200 votos em Mairinque) tiveram os registros indeferidos após ações promovidas pelo Ministério Público de São Paulo, e recorreram ao TRE-SP. (NOTÍCIA)

STJ - Candidata à prefeitura de Florianópolis tem direitos políticos suspensos. O ministro Mauro Campbell Marques, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), deu provimento a recurso do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) para suspender por cinco anos os direitos políticos de Ângela Amin, candidata classificada para o segundo turno da eleição à prefeitura de Florianópolis. (DECISÃO) - REsp 1611275


TSE - AI - 3013 - ELEIÇÕES 2014. AGRAVOS REGIMENTAIS. RECURSO ESPECIAL. REPRESENTAÇÃO. DOAÇÃO ACIMA DO LIMITE LEGAL. DJE - Diário de justiça eletrônico, Tomo 209, Data 31/10/2016, Página 15-16

TSE - RESPE - 156633 - ELEIÇÕES 2014. PRESTAÇÃO DE CONTAS. DESAPROVAÇÃO. RECURSO ESPECIAL. FUNDAMENTOS NÃO ATACADOS. NÃO INDICAÇÃO DE ARTIGO DE LEI FEDERAL OU DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL TIDO POR VIOLADO. DJE - Diário de justiça eletrônico, Data 21/10/2016.

TSE - RESPE - 6330 - AGRAVO REGIMENTAL. AGRAVO. RECURSO ESPECIAL. ELEIÇÕES 2012. PREFEITO. AÇÃO PENAL. CALÚNIA E DIFAMAÇÃO. ELEITORAIS. EMENDATIO LIBELLI. AFRONTA AO ART. 383 DO CPP. CONFIGURAÇÃO. DESPROVIMENTO. DJE - Diário de justiça eletrônico, Data 21/10/2016

TSE - RESPE - 36687 - ELEIÇÕES 2016. REGISTRO DE CANDIDATURA. FILIAÇÃO PARTIDÁRIA. COMPROVAÇÃO. AUSÊNCIA DE IMPUGNAÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA DECISÃO AGRAVADA. DISSÍDIO JURISPRUDENCIAL. NÃO DEMONSTRAÇÃO. PSESS - Publicado em Sessão, Data 20/10/2016

TSE - RESPE - 4926 - ELEIÇÕES 2016. AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL. REGISTRO DE CANDIDATURA. VEREADOR. REJEIÇÃO DE CONTAS PÚBLICAS. Publicado em Sessão, Data 20/10/2016

TSE - RESPE - 39461 - ELEIÇÕES 2016. REGISTRO. CANDIDATO A VEREADOR. INELEGIBILIDADE. ART. 1º, INCISO I, ALÍNEA G, DA LEI COMPLEMENTAR 64/90. ADMINISTRADOR. ENTIDADE PRIVADA. NÃO CARACTERIZAÇÃO. PSESS - Publicado em Sessão, Data 20/10/2016

TSE - RESPE - 35813 / RESPE - 35206 / RESPE - 35473 / RESPE - 35728 - ELEIÇÕES 2016. REGISTRO DE CANDIDATURA. FILIAÇÃO PARTIDÁRIA. COMPROVAÇÃO. AUSÊNCIA DE IMPUGNAÇÃO DOS FUNDAMENTOS DA DECISÃO AGRAVADA. DISSÍDIO JURISPRUDENCIAL. NÃO DEMONSTRAÇÃO. PSESS - Publicado em Sessão, Data 20/10/2016

TSE - RESPE - 27425 - ELEIÇÕES 2016. AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL. REGISTRO DE CANDIDATURA. ART. 1º, I, P, DA LEI COMPLEMENTAR 64/90. EXCESSO DE DOAÇÃO. VALOR INEXPRESSIVO. AUSÊNCIA DE IMPACTO NA DISPUTA. DESPROVIMENTO. PSESS - Publicado em Sessão, Data 20/10/2016

TSE - RESPE - 13646 - EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. AUSÊNCIA DE ALEGAÇÃO DE OMISSÃO, OBSCURIDADE E/OU CONTRADIÇÃO. INTENÇÃO DE RENOVAR O JULGAMENTO. IMPOSSIBILIDADE. PROCESSO DE REGISTRO DE CANDIDATURA. RECONHECIMENTO DE INELEGIBILIDADE. EFEITOS PARA O PRÓXIMO PLEITO. INOCORRÊNCIA. PERSISTÊNCIA DA PERDA DO OBJETO DO RECURSO. PSESS - Publicado em Sessão, Data 20/10/2016

TSE - RESPE - 257280 - ELEIÇÕES 2014. EMBARGOS DE DECLARAÇÃO. AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL. EDS OPOSTOS EM 2.9.2016. PRESTAÇÃO DE CONTAS. CANDIDATO. CARGO DEPUTADO ESTADUAL. PSDB. APROVADAS COM RESSALVAS. NÃO IDENTIFICAÇÃO DO DOADOR ORIGINÁRIO. RECOLHIMENTO AO TESOURO NACIONAL. ART. 29 DA RES.-TSE Nº 23.406/2014. INOCORRENTES OMISSÃO E OBSCURIDADE. REJEIÇÃO. DJE - Diário de justiça eletrônico, Data 21/10/2016

TSE - RESPE - 12707 - AGRAVO REGIMENTAL MANEJADO EM 25.5.2016. AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO ESPECIAL ELEITORAL PROVIDO. PROPAGANDA ELEITORAL ANTECIPADA. ENTREVISTA CONCEDIDA A JORNAL. AUSÊNCIA. TRANSCRIÇÃO. CONTEÚDO. ACÓRDÃO REGIONAL. NÃO PROVIMENTO. DJE - Diário de justiça eletrônico, Data 21/10/2016

TSE - AI - 630 - ELEIÇÕES 2008. AGRAVOS REGIMENTAIS. AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECURSO ESPECIAL ELEITORAL. AGRS MANEJADOS EM 12.5.2016 E EM 1º.7.2016. PENAL. PROVA ILÍCITA. CONTAMINAÇÃO. INOCORRÊNCIA. CONDENAÇÃO. ARTS. 299 DO CÓDIGO ELEITORAL E 288 DO CÓDIGO PENAL. NÃO PROVIMENTO. DJE - Diário de justiça eletrônico, Tomo 203, Data 21/10/2016, Página 11

TSE - RESPE - 2149 - AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL. DOAÇÃO ACIMA DO LIMITE LEGAL. PESSOA JURÍDICA. DJE - Diário de justiça eletrônico, Tomo 203, Data 21/10/2016, Página 12

TSE -  RESPE - 10235 - AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL. CRIME. ART. 289 DO CÓDIGO ELEITORAL. INSCRIÇÃO FRAUDULENTA DE ELEITOR. DELITO DE MÃO PRÓPRIA. AUXÍLIO MATERIAL DE TERCEIRO. PARTÍCIPE. POSSIBILIDADE. DESPROVIMENTO. DJE - Diário de justiça eletrônico, Data 20/10/2016

TSE - RESPE - 149850 - AGRAVO REGIMENTAL. RECURSO ESPECIAL. ELEIÇÃO 2014. DEPUTADO ESTADUAL. CONTAS TIDAS COMO NÃO PRESTADAS. DOCUMENTAÇÃO MÍNIMA EXISTENTE. IRREGULARIDADES. NATUREZA GRAVE. DESAPROVAÇÃO DO AJUSTE CONTÁBIL. DESPROVIMENTO. DJE - Diário de justiça eletrônico, Data 20/10/2016
 
TSE - RESPE - 8351 - AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO. PRINCÍPIOS DO CONTRADITÓRIO E DA AMPLA DEFESA. DEVIDO PROCESSO LEGAL E COISA JULGADA. OFENSA INDIRETA À CONSTITUIÇÃO FEDERAL. AUSÊNCIA DE REPERCUSSÃO GERAL. DESPROVIMENTO. DJE - Diário de justiça eletrônico, Data 20/10/2016

TSE - AI - 2277 - ELEIÇÕES 2014. AGRAVO REGIMENTAL EM AGRAVO. DOAÇÃO PARA CAMPANHA EM VALOR ACIMA DO LIMITE LEGAL. PESSOA JURÍDICA. ILICITUDE DA PROVA. NÃO CONFIGURAÇÃO. LIMITE MÁXIMO DE DOAÇÃO. FATURAMENTO BRUTO DA PESSOA JURÍDICA. GRUPO ECONÔMICO. NÃO CONSIDERAÇÃO. FIXAÇÃO DA MULTA EM VALOR AQUÉM DO LIMITE MÍNIMO LEGAL. IMPOSSIBILIDADE. JURISPRUDÊNCIA CONSOLIDADA NESTA CORTE. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO. DJE - Diário de justiça eletrônico, Volume -, Tomo 201, Data 19/10/2016, Página 27/28

TSE - RESPE - 12854 - AGRAVOS REGIMENTAIS. RECURSOS ESPECIAIS. ELEIÇÕES 2012. VEREADOR. AÇÃO PENAL. CRIME. CORRUPÇÃO. ART. 299 DO CÓDIGO ELEITORAL. SEGUNDO RECURSO. PRINCÍPIO DA UNIRRECORRIBILIDADE. NÃO CONHECIMENTO. PRIMEIRO RECURSO. GRAVAÇÃO AMBIENTAL. LICITUDE DE PROVA. REEXAME. IMPOSSIBILIDADE. SÚMULA 24/TSE. DESPROVIMENTO. DJE - Diário de justiça eletrônico, Tomo 202, Data 20/10/2016, Página 11-12

TSE adota entendimento sobre recursos de registro de candidatura. Fica prejudicado o recurso que trata de registro de candidatura de quem, na eleição majoritária (prefeito), obteve número de votos, nulos, insuficientes para alcançar o primeiro lugar, ou que, somados a outros votos nulos, não ultrapasse o percentual de 50% previsto no artigo 224 do Código Eleitoral (Lei nº 4.737/65). Esse foi o entendimento unânime do Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao julgar, na sessão desta quinta-feira (6), prejudicado recurso apresentado por Gervásio Uhlmann, candidato a prefeito em Itaiópolis (SC) nestas eleições, que ficou em terceiro lugar na disputa. Processo relacionado: Respe 13646

TSE concede registro a candidato a prefeito de Quatá (SP). Na sessão plenária desta terça-feira (18), os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovaram por unanimidade de votos o registro de candidatura de Marcelo de Souza Pecchio (PSD) a prefeito de Quatá (SP). Pecchio concorreu com o registro indeferido, com recurso aguardando julgamento na Justiça Eleitoral. Com a decisão, o candidato foi eleito prefeito de Quatá, uma vez que os 5.987 votos que recebeu no dia 2 de outubro passam a ser válidos. Pecchio concorreu contra Lu da Lufarma (PSDB), que obteve 2.042 votos. Processo relacionado: Respe 4932
(NOTÍCIA)

Corregedoria-Geral Eleitoral solicita quebra de sigilo bancário de gráficas em três dias. Por meio de ofício encaminhado nesta sexta-feira (21) à Diretoria de Fiscalização do Banco Central do Brasil (Bacen), a Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral estabelece prazo de três dias para a quebra do sigilo bancário de três gráficas que prestaram serviços à chapa presidencial eleita nas Eleições Gerais 2014. Processo relacionado: AIJE 194358 (NOTÍCIA)

Justiça Eleitoral acolhe ação da PRE/AL para punição de mais um deputado estadual. A tese do Procuradoria Regional Eleitoral em Alagoas (PRE/AL) foi aceita pela maioria dos desembargadores eleitorais na sessão de julgamento do deputado estadual Marcos José Dias Viana, conhecido como Marquinhos Madeira, por abuso do poder econômico por compra de votos nas eleições de 2014. Condenação deixa o deputado inelegível por oito anos, mas afastamento de mandato depende de recurso ao Tribunal Superior Eleitoral. Ação de Impugnação de Mandato Eletivo nº 4-52.2015.6.02.0000 (NOTÍCIA)

TSE mantém cassação de prefeito e vice de Paulo Frontin (RJ).  Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quinta-feira, 20 de outubro, manter a cassação de mandato do prefeito do município Engenheiro Paulo de Frontin (RJ), João Carlos do Rego Pereira, e de seu vice, Helvécio Lavinas Lago. Eles são acusados de irregularidades no financiamento de campanha nas eleições de 2012. (NOTÍCIA)

MP-SP. Promotoria Eleitoral propõe ação por abuso de poder religioso. Segundo promotor, ação é pioneira no Estado. Os promotores de Justiça Eleitorais Vera Lúcia Braga Taberti e José Carlos Mascari Bonilha propuseram no dia 10 de outubro uma ação de investigação judicial eleitoral contra Marlon Fabiano da Silva, que concorreu ao cargo de vereador nas eleições municipais de São Paulo, com nome  de urna Tiago Silva, pela coligação PRB-PSC, contra o cantor Tony Allyson e contra os padres Maurício Ferreira, Alexandre Fernandes, Edimilson Leite Alves, José Inácio, Marcos Mianda, Fábio Francisco e Leandro Ribeiro pela prática de abuso de poder religioso ao veicular propaganda eleitoral em benefício do candidato a vereador em diversos showmícios nas dependências das igrejas. Segundo o promotor de Justiça Eleitoral José Carlos Mascari Bonilha, "ação é pioneira no Estado". (NOTÍCIA)

MP-SP. A pedido de promotores, Justiça cassa registros de prefeito e vice eleitos em Cotia. Também foi decretada a inelegibilidade do atual governante. A Justiça Eleitoral cassou na última sexta-feira (14/10), por abuso de poder político, os registros dos candidatos eleitos no pleito municipal deste ano em Cotia.  Rogério Cardoso Franco, candidato a prefeito, e Almir Rodrigues da Rocha (vice) tiveram decretada a sua inelegibilidade para as eleições dos próximos oito anos. Ocorreu  o mesmo com Antonio Carlos Camargo, atual prefeito de Cotia, pelo mesmo prazo. (NOTÍCIA)



 

IDOSO / INFÂNCIA E JUVENTUDE / INCLUSÃO

TJ-MG. Pousada para terceira idade deve indenizar por morte de idosa. Uma decisão da 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) manteve sentença da 4ª Vara Cível de Juiz de Fora e condenou a pousada para idosos Amanuma & Pimental Ltda. a pagar indenização por danos morais de R$ 40 mil ao neto de uma paciente. A idosa bateu com a cabeça na cama de metal, sofreu traumatismo craniano, foi submetida a uma cirurgia e morreu por insuficiência respiratória e pneumonia. (NOTICIA)

PFDC critica projeto de lei que pretende permitir divulgação de crianças e adolescentes acusados de ato infracional. A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal, encaminhou ao Congresso Nacional nota técnica sobre o Projeto de Lei Nº 7.553/2014, que visa alterar o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Nº 8.069/1990) para permitir a divulgação da imagem de menores de 18 anos a quem se atribua ato infracional. (NOTÍCIA)

TJ-RS - Direito de Família. Direito da Criança e do Adolescente. Poder familiar. Destituição. Família extensa. Convivência. Não possibilidade. Criança. Cadastro Nacional de Adoção - CNA. Reativação. Cabimento. MANDADO DE SEGURANÇA CONHECIDO COMO AGRAVO DE INSTRUMENTO. INATIVAÇÃO DE CADASTRO. DESCABIMENTO. 1, Com a entrada em vigor do novel Código de Processo Civil, gerou-se natural perplexidade em torno do cabimento, ou não, de agravo de instrumento contra decisão como a ora atacada. Daí porque a opção da ilustre representante do Parquet pelo mandado de segurança. Mandado de Segurança, nº  70070074752 , Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Luiz Felipe Brasil Santos, Julgado em 08/09/2016.

TJ-GO. Adolescentes que torturaram e planejaram matar colega pegam tempo máximo de internação. As quatro adolescentes que torturaram e planejaram o assassinato de uma amiga em Trindade terão de cumprir, como medida socioeducativa, três anos de internação. A sentença é da juíza Karine Unes Spineli Bastos, da 1ª Vara Cível, da Infância e da Juventude da comarca, proferida nesta segunda-feira (31). (NOTICIA)

TJ-MT. Suspensa festa com acesso irrestrito a menores. O juiz Alexandre Meinberg Ceroy, da Comarca de Água Boa (730 km a leste de Cuiabá), determinou a suspensão de uma festa conhecida como “Inferninho do Mardem”, realizada no Setor Industrial do município, onde se reúnem vários menores que fazem uso indiscriminado de bebida alcoólica, drogas, portam armas de fogo e se envolvem em práticas criminosas, como lesões corporais, furtos, rixas e até homicídio. (DECISÃO)


MEIO AMBIENTE / HABITAÇÃO  /  URBANISMO


TJRJ condena município do Rio por corte de árvores em Copacabana no projeto Rio Cidade. Os desembargadores da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), reunidos em sessão nesta quarta-feira, dia 19, condenaram, por unanimidade, o município do Rio de Janeiro ao pagamento de indenização pelo dano ambiental provocado na ocasião da implantação do projeto urbanístico Rio Cidade. Em 1995, o então prefeito Cesar Maia autorizou o corte de árvores de trechos da Avenida Nossa Senhora de Copacabana e da Rua Princesa Isabel, no bairro de Copacabana, sem o prévio Estudo Impacto Ambiental (EIA-RIMA). O valor da indenização será estabelecido na ocasião da liquidação de sentença. (NOTICIA)

TJ-PA. Câmaras Cíveis mantém bloqueio a sistema florestal. As Câmaras Cíveis Reunidas do Tribunal de Justiça do Pará, à unanimidade de votos, negaram pedido em mandado de segurança à empresa Transporte Indústria Comércio Importação Millenium Eirelli EPP, e mantiveram o bloqueio de suas atividades junto aos Cadastro de Exploradores e Consumidores de Produtos Florestais e Sistema de Comercialização e Transporte dos Produtos Florestais (CEPROF/SISFLORA). A reunião das Câmaras Cíveis Reunidas ocorrem todas as terças-feiras, a partir das 9h30. (NOTICIA)

TJ-GO. Concedida reintegração de posse de área ambiental ao município de Senador Canedo. O município de Senador Canedo conseguiu reintegração de posse de uma área de preservação ambiental, localizada na Rua T-12, chácara, lote final, no Residencial Valéria Perillo. A área estava ocupada por Erasmo Pereira dos Santos, que morava no local há mais de 10 anos. A reintegração foi concedida pela 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), em agravo de instrumento, interposto contra decisão do juízo da 2ª Vara da comarca de Senador Canedo, que havia negado liminar para devolver a área ao município. Foi relator o juiz substituto em segundo grau Marcus da Costa Ferreira. (NOTICIA)

TJ-ES. Samarco deverá indenizar mais 35 famílias em Colatina. Mais uma leva de ações contra a mineradora Samarco foi julgada pelo juiz do 3º Juizado Especial Cível de Colatina, Salomão Akhnaton Zoroastro Spencer Elesbon. Desta vez, 35 petições com pedidos de indenizações por danos morais foram julgadas procedentes pelo magistrado, que arbitrou em R$ 2 mil o valor de cada indenização a ser paga, totalizando R$ 70 mil. (NOTICIA)

TJ-SP - Justiça determina usucapião especial coletiva a moradores de Paraisópolis. A juíza Renata Pinto Lima Zanetta, da 2ª Vara de Registros Públicos da Capital, determinou usucapião especial coletiva a centenas de famílias que ocupam área urbana na comunidade de Paraisópolis, zona sul paulistana. Eles pediam a declaração de domínio do imóvel com mais de quatro mil metros quadrados, pela posse qualificada já consolidada. Processo nº 0123991-63.2007.8.26.0100

MPF instaura inquérito civil para monitorar ocupações em instituições de ensino do Tocantins. O Ministério Público Federal no Tocantins (MPF/TO), por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão – PRDC/TO, instaurou, nessa quinta-feira, 27 de outubro, um inquérito civil para monitorar as ocupações de instituições de ensino por alguns alunos e professores, em movimento de luta contra a aprovação da PEC nº 241. (NOTÍCIA)

MPF/GO instaura inquéritos civis para apurar invasões de prédios da UFG e do IFG. O Ministério Público Federal em Goiás (MPF/GO) instaurou nesta quinta-feira, 27 de outubro, inquéritos civis para apurar as invasões ou ocupações de prédios da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). O objetivo é verificar possíveis ações ou omissões ilícitas da União e das unidades de ensino invadidas.  Portarias
nº 404 e nº 405

MP-SP - Gaema quer que a Ecopistas paralise prolongamento da Carvalho Pinto. Objetivo é preservar população de macaco bugio. O Ministério Público quer que a empresa Ecopistas paralise  a obra de prolongamento da Rodovia Carvalho Pinto que vai fazer a interligação com a Rodovia Oswaldo Cruz.  O trecho vai de Taubaté até Ubatuba, no litoral Norte. (INTEGRA DA AÇÃO)

TJ-RS - Direito Privado. Responsabilidade civil objetiva. Banhado. Área de preservação permanente. Propriedade. Uso. Restrição. Município. Poder de polícia. Configuração. Indenização. Não cabimento. Apelação Cível, nº  70070004304 , Nona Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Tasso Caubi Soares Delabary, Julgado em 14/09/2016.

TJ-RS - Direito Público. Direito ao Meio Ambiente. Patrimônio histórico-cultural. Zona poligonal. Tombamento. Conselho Municipal de Conservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental do Município de Bagé - COMPREB. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Rio Grande do Sul - IPHAE. Aprovação. Ausência. Delimitador de passeio interno. Mureta de contenção de planta. Pintura. Proibição. Manutenção. Apelação Cível, nº  70069653731 , Vigésima Segunda Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Marilene Bonzanini, Julgado em 28/07/2016.

STF - Questionada lei que torna região do Porto de Aratu (BA) área de preservação ambiental. O governador da Bahia, Rui Costa, ajuizou Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 423) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra a alínea ‘a’ do inciso VII do artigo 71 da Lei do Município de Candeias 924/2015, que determina a preservação da integridade ambiental de área conhecida como Prainha, localizada no Porto de Aratu, em Candeias (BA). Segundo o dispositivo questionado pelo governador, a Prainha “já está incorporada ao contexto cultural e de lazer e consolidada como balneário da região”.  ADPF 423

MPF recomenda que seja dada transparência ao Cadastro Ambiental Rural. Ministério Público Federal (MPF) emitiu recomendação ao Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) para que adotem, no prazo de 120 dias, medidas que assegurem a transparência das informações ambientais gerenciadas por eles, nos moldes previstos pela Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011). (RECOMENDAÇÃO)

MPF e MP-SP pedem suspensão definitiva do licenciamento da hidrelétrica da CBA no Vale do Ribeira. Ministério Público Federal em Itapeva (SP) e o núcleo do Vale do Ribeira do Grupo de Atenção Especial de Defesa do Meio-Ambiente do Ministério Público do Estado de São Paulo ajuizaram ação civil pública com pedido de liminar para que o Ibama suspenda o processo de licenciamento ambiental da usina hidrelétrica de Tijuco Alto, no rio Ribeira de Iguape, em uma área de quase 52 km² de Mata Atlântica - Patrimônio Nacional e Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, na divisa de São Paulo e Paraná, um ambicioso projeto da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), estimado em R$ 536 milhões, e que está para completar 30 anos. (AÇÃO CIVIL PÚBLICA)

MPF/RO denuncia 35 pessoas e seis madeireiras por extração ilegal de madeira em terra indígena. Um grande e engenhoso esquema de extração ilegal de madeira na terra indígena Rio Mequéns foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) à Justiça Federal em Ji-Paraná (RO). A denúncia é um dos desdobramentos da Operação Mesclado, realizada em 2014. A terra indígena localiza-se na divisa dos municípios de Alto Alegre dos Parecis e Parecis (RO). (NOTÍCIA)

MPF/AC denuncia fazendeiro que adulterou documentos para escapar da reforma agrária. O Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC) entrou com ação penal contra o fazendeiro Júlio Cézar Moraes Nantes por fraudar notas fiscais com a finalidade de comprovar a produtividade da “Fazenda Soberana”, propriedade rural localizada em Xapuri, a cerca de 180km de Rio Branco, que havia sido declarada improdutiva pelo Incra para fins de reforma agrária. (NOTÍCIA)

MPF - Operação do MPF, PF e Justiça Federal prende servidor do Ibama em Santarém (PA). Em operação conjunta da Polícia Federal, Ministério Público Federal e Justiça Federal, foi preso nesta quinta, 13 de outubro, em Santarém (PA), Elton Cândido da Silva Barros, servidor do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Ele é acusado de pedir propinas a empresas madeireiras para liberar a exploração florestal. Os servidores Silvana Andreza da Silva Cardins e Vanderlei da Silva Santos foram afastados das funções por ordem judicial. (NOTÍCIA).

MULHER


TJ-SC. Homem é condenado por ameaçar ex-mulher e atear fogo em sua residência. A 1ª Câmara Criminal do TJ confirmou sentença de comarca do Oeste que condenou um homem a mais de cinco anos de prisão, em regime semiaberto, por ameaçar sua ex-mulher de morte e atear fogo na residência do antigo casal.  A vítima contou que havia se separado do acusado há cerca de um mês e, no dia dos fatos, encontrou-o num baile na cidade. (NOTICIA)

TJ-SC. TJ confirma júri popular que condenou homem por tentar assassinar ex-companheira. A 4ª Câmara Criminal do TJ manteve decisão do júri popular que condenou um homem à pena de sete anos e nove meses de reclusão por tentativa de homicídio praticada contra sua ex-companheira, cuja motivação foi a deliberação da mulher em pôr fim ao relacionamento. (NOTICIA)

TJ-MS. Acusado de feminicídio é preso preventivamente. Em decisão do juiz Carlos Alberto Garcete, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, o réu V.F. teve sua prisão preventiva decretada pelo crime de feminicídio, acusado de assassinar Kátia Campos Valejo, com quem mantinha um relacionamento amoroso. (NOTICIA)

TJ-GO. Vai a júri popular homem acusado de matar ex-namorada a facadas. Adriano Pantoja do Rosário, acusado de matar a ex-namorada Luciene Ribeiro Vieira, vai ser julgado nesta quinta-feira (3) a partir das 8h30, em sessão do 1º Tribunal do Júri, presidida pelo juiz Jesseir Coelho de Alcântara. O julgamento faz parte do Mês Nacional (NOTICIA)

MP-SP oferece primeira denúncia no Estado por feminicídio de mulher trans. Em atuação pioneira no Estado de São Paulo, a Promotoria de Justiça do III Tribunal do Júri da Capital ofereceu denúncia, em junho deste ano, pelo crime de feminicídio contra o ex-companheiro de Michele, uma mulher trans. Ela foi morta a facadas, em fevereiro, por Luiz Henrique Marcondes dos Santos, seu parceiro há dez anos. Michele era vítima de violência doméstica. Em novembro, o juiz decidirá se o acusado vai a júri ou não. (NOTICIA)


MP-SP - Justiça recebe denúncia e decreta prisão de homem que matou ex-companheira no Belém. Vítima era constantemente agredida física e verbalmente. O Tribunal de Justiça de São Paulo recebeu, na última segunda-feira (17/10), denúncia oferecida pelo Ministério Público contra Chateubriand Bandeira Diniz Filho, acusado de matar a ex-companheira no apartamento onde estavam com os dois filhos, no bairro do Belém, decretando ainda sua prisão preventiva. De acordo com a denúncia, assinada pelo promotor de Justiça Felipe Eduardo Levit Zilberman, a vítima Mariana Marcondes conviveu em regime de união estável com Diniz Filho entre 2007 e 2013, período no qual o então casal teve duas crianças, atualmente com 6 e 9 anos de idade. Nos últimos anos de relacionamento, o réu passou a agir de forma agressiva e violenta, principalmente quando sob efeito de bebidas alcoólicas. Nessas ocasiões, Mariana era agredida física e verbalmente, além de ser constantemente ameaçada. (NOTÍCIA)


 

PATRIMÔNIO PÚBLICO


TJ-RJ condena prefeito de Maricá por ato de improbidade. A 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) reformou sentença e condenou o prefeito de Maricá, Washington “Quaquá”, por violação aos princípios que regem a administração pública, divulgando o seu nome, sua assinatura e sua imagem de modo ilegal, em prejuízo do erário, bem como por enriquecimento ilítico. O político terá de pagar multa no valor de 45 vezes o seu salário e devolver aos cofres públicos tudo o que gastou para fins pessoais com o  lançamento de uma cartilha e uma revista em quadrinhos sobre um plano de internet grátis publicada pelo município. (NOTICIA)

TJ-RJ. Ex-prefeito de Niterói é condenado por irregularidades no aluguel social. O juiz Rodrigo José Meano Brito, da 5ª Vara Cível de Niterói, condenou nesta terça-feira, dia 4, o ex-prefeito da cidade Jorge Roberto Saad Silveira,  juntamente com José Roberto Vinagre Mocarzel e Euclides Bueno Neto,  a devolverem, de forma solidária, aos cofres públicos o valor de R$ 249.557,00, por irregularidades cometidas no pagamento do aluguel social. Os réus, que tiveram os direitos políticos suspensos pelo prazo de cinco anos, estão ainda obrigados ao pagamento de multa civil também no valor de R$ 249.557,00, custas processuais e honorários dos advogados arbitrados em R$ 10 mil. José Roberto Vinagre Mocarzel ocupou o cargo de presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa) na administração de José Roberto Silveira, e Euclides Bueno Neto foi secretário de Fazenda. (NOTICIA)

MPF/PB denuncia ex-prefeito e filho por desvio de recursos públicos. O Ministério Público Federal (MPF) em Monteiro (PB) denunciou o ex-prefeito de Imaculada (PB), José Ribamar da Silva, e o seu filho André Diogo Firmino, ex-tesoureiro do município, por desviarem R$ 606.091,03 de recursos públicos em benefício próprio, entre junho e dezembro de 2012. Além do prejuízo ao erário, a ação resultou no atraso de três meses de salário de 516 funcionários da Prefeitura de Imaculada. Confira a denúncia na íntegra

MPF denuncia prefeita de Coivaras (PI) por irregularidades na aplicação de recursos da educação. O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra a prefeita de Coivaras (PI), Aimê Oliveira Gomes Freitas, por irregularidades na aplicação de recursos de programas vinculados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que deveriam ser utilizados para custear despesas com desenvolvimento da educação pública. Entretanto, as verbas foram utilizadas indevidamente para pagamento de materiais e serviços não aceito pelos programas entre os anos de 2012 e 2014. PIC: 1.01.004.000160/2015-11 (NOTICIA)

MPF-PI. Prefeita e ex-prefeito de Canavieira (PI) são denunciados por crime de responsabilidade. O Ministério Público Federal (MPF) denunciou a prefeita de Canavieira (PI), Elvina Borges da Mota Andrade, e o ex-prefeito Joan de Albuquerque Rocha por crime de responsabilidade. Os gestores são acusados de deixar de prestar contas, no devido prazo, sobre a aplicação de recursos destinados ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE). (NOTICIA)

MPF/CE pede prisão de empresários cearenses condenados por crime contra sistema financeiro. O Ministério Público Federal no Ceará (MPF/CE) pediu à Justiça Federal que seja iniciada a execução das penas de empresários cearenses condenados por crime contra o sistema financeiro nacional. Entre os réus estão Francisco Deusmar de Queirós, Ielton Barreto de Oliveira, Geraldo de Lima Gadelha Filho e Jerônimo Alves Bezerra. (NOTICIA)

Ação do MPF/RR: ex-prefeito de Caroebe é condenado a seis anos de prisão.   Justiça Federal acatou pedido do Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR) e condenou o ex-prefeito de Caroebe, Arnaldo Muniz de Souza, a seis anos de reclusão, em regime semiaberto, por desvio de dinheiro público, omissão do dever de prestar contas, exercício funcional ilegalmente prolongado e imputação falsa de crime. Ainda cabe recurso contra a sentença, que foi proferida na última semana. (NOTICIA)

STJ - Ministro considera definitiva condenação de prefeito eleito de Gravataí (RS). O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Nunes Maia Filho negou seguimento a embargos de divergência apresentados por Daniel Luiz Bordignon, prefeito eleito do município de Gravataí (RS), e declarou o trânsito em julgado da condenação imposta a ele em ação de improbidade administrativa, na qual teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos.  EREsp 1445857 

TJ-SC. TJ confirma legitimidade de CPI para investigar licitação pública em Brunópolis. A 2ª Câmara de Direito Público do TJ manteve sentença em mandado de segurança para confirmar a legitimidade de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) criada para apurar irregularidades em licitação pública promovida pela administração municipal de Brunópolis. (NOTICIA)

TJ-MS. Juiz decreta prisão preventiva de acusado de lavagem de dinheiro. Com fundamento nos art. 312 e art. 316 do Código de Processo Penal, o juiz Carlos Alberto Garcete de Almeida, da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, decretou a prisão preventiva de A.L.S., acusado de vários crimes. O pedido foi feito pelo Ministério Público Estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO).  (NOTICIA)

TJ-MA. Ex-prefeito de Bacabal é condenado por improbidade administrativa. Os desembargadores da 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) mantiveram duas sentenças que condenaram o ex-prefeito de Bacabal, Raimundo Nonato Lisboa, ao pagamento de multa civil equivalente a 100 vezes a remuneração do cargo; à suspensão dos direitos políticos e proibição de contratar com o Poder Público, ambos pelo prazo de três anos. Raimundo Lisboa foi condenado de acordo com a Lei de Improbidade Administrativa e ações que tramitaram no juízo da 1ª Vara da Comarca de Bacabal. (NOTICIA)

TJES confirma condenação de ex-vereadores. 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça, em sessão realizada na tarde de hoje, confirmou a sentença do juiz da 1ª Vara Cível de Nova Venécia que condenou um ex-vereador e um ex-presidente da Câmara Municipal por improbidade administrativa. De acordo com denúncia do Ministério Público Espírito Santo, o político exercia o mandato de vereador e ocupava o cargo de Assistente Legislativo, mas não comparecia ao trabalho. O ex-presidente da Câmara Municipal de Nova Venécia, também condenado na ação, teria se mantido inerte, mesmo sabendo das irregularidades existentes. Processo nº 0001653-75.2010.8.08.0038 (NOTICIA)

MPF - Ação do MPF/RR: ex-prefeito de Caroebe é condenado a seis anos de prisão.  A Justiça Federal acatou pedido do Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR) e condenou o ex-prefeito de Caroebe, Arnaldo Muniz de Souza, a seis anos de reclusão, em regime semiaberto, por desvio de dinheiro público, omissão do dever de prestar contas, exercício funcional ilegalmente prolongado e imputação falsa de crime. Ainda cabe recurso contra a sentença, que foi proferida na última semana. (NOTÍCIA)

MPF/PI obtém condenação de ex-prefeito de São Raimundo Nonato. O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) conseguiu a condenação do ex-prefeito de São Raimundo Nonato José Herculano de Negreiros pela prática de improbidade administrativa cometida durante sua gestão. A decisão é da 3ª Vara da Justiça Federal. Processo nº 3153-84.2012.4.01.4000 (SENTENÇA)
 
MPF - Três servidores do Ibama de Santarém (PA) são denunciados por corrupção. O Ministério Público Federal (MPF) denunciou à Justiça três servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em Santarém, no Pará, por corrupção passiva. Elton Cândido da Silva Barros, Vanderlei da Silva Santos e Silvana Andreza da Silva Cardins são acusados de pedir propina a empresas madeireiras para liberar a exploração florestal. Processo nº 0003703-43.2016.4.01.3902  (Acompanhamento Processual)

MPF denuncia prefeito e ex-vice prefeito de Belo Campo (BA) por fraude em licitações e desvio de verbas. O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra o prefeito de Belo Campo (BA), Cezar Ferreira dos Santos Silva, o ex-vice prefeito do município, José Henrique Silva Tigre, e mais doze pessoas, por fraude em licitações e desvio de recursos públicos do Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb) para a execução de programa de transporte escolar. A denúncia é um desdobramento da Operação Granfaloon, que revelou um esquema criminoso liderado pelo médico Elve Cardoso Pontes, também denunciado. (NOTÍCIA)

MPF/PI obtém condenação da ex-prefeita de São Francisco do Piauí. O Ministério Público Federal no Piauí (MPF/PI) obteve, na 1ª Vara da Justiça Federal, a condenação da ex-prefeita de São Francisco do Piauí, Raimunda Soares de Carvalho, por improbidade administrativa praticada no seu mandato. (Processo nº 18834-31.2011.4.01.4000 - SENTENÇA)

STF - Ministro nega HC a deputado federal condenado por crimes de dispensa irregular e fraude a licitação. O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou Habeas Corpus (HC 108017) apresentado pela defesa do deputado federal João Rodrigues (PSD-SC). Ele foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) por crimes de dispensa irregular de licitação e fraude a licitação (artigos 89 e 90 da Lei 8.666/1993), por fatos ocorridos quando foi vice-prefeito da cidade de Pinhalzinho (SC) e ocupou transitoriamente a chefia do Executivo municipal. HC 108017

STF - Negada liminar em que ex-presidente Dilma buscava suspender impeachment. O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), indeferiu nesta quinta-feira (20) liminar por meio da qual a ex-presidente Dilma Rousseff buscava suspender os efeitos da decisão do Senado Federal que a condenou por crime de responsabilidade e a afastou definitivamente do cargo. Ao decidir no Mandado de Segurança (MS) 34441, o ministro explicou que a medida só se justificaria caso se verificasse sua indispensabilidade para prevenir “gravíssimos danos às instituições ou à democracia”, o que, segundo ele, não ficou demonstrado na petição inicial. (DECISÃO)

MPF oferece duas denúncias contra o prefeito de Córrego do Bom Jesus (MG). O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu duas denúncias contra José Rodrigues da Silva, prefeito do município de Córrego do Bom Jesus (MG). Ele é acusado de deliberadamente omitir informações a respeito do cumprimento de normas de saúde e segurança do trabalho exigidas pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), bem como de contratações irregulares de pessoas na área de saúde. (NOTÍCIA)

MPF - Após ação do MPF, Justiça Federal afasta 5 diretores da CBDA. A Justiça Federal de São Paulo acolheu parcialmente pedido de liminar em ação civil pública de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal e afastou do cargo o presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Coaracy Nunes Filho, o vice-presidente Luiz Soares, o diretor financeiro Sérgio Ribeiro Lins de Alvarenga e os coordenadores técnicos de natação, Ricardo Moura, e de pólo aquático, Ricardo Cabral. O afastamento durará enquanto o caso estiver sob apreciação da Justiça. (TRECHO DA DECISÃO)

Prefeito de Goiatins (TO) é denunciado por desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e aliciamento eleitoral.  Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia contra o prefeito do município de Goiatins (TO), Vinícius Donnover Gomes, por desvios de recursos públicos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS), bem como lavagem de dinheiro e aliciamento eleitoral. IP n.º 0045834-36.2015.4.01.0000 (NOTÍCIA)

Servidores dispensam licitação e viram alvo de ação por improbidade proposta pelo MPF/DF. O Ministério Público Federal em Brasília apresentou à Justiça uma ação de improbidade administrativa contra dois servidores do extinto Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) por terem dispensado indevidamente licitação e contratado, de forma direta, uma empresa para a realização da Semana do Peixe de 2013. Por ter se beneficiado das irregularidades praticadas pelos agentes públicos, a companhia escolhida para prestar o serviço pelo qual receberia R$ 26 mil também responderá à ação. De acordo com as investigações, Emanuel Robson de Oliveira Simões, então superintendente federal da pesca e aquicultura no Ceará e Henrique Antônio dos Santos Nunes subsecretário de planejamento, orçamento e administração substituto à época dos fatos, geraram danos aos cofres públicos com o ato que beneficiou a empresa Gera Locação, Comércio e Serviços Ltda (AÇÃO DE IMPROBIDADE)

MPF ingressa com ação de improbidade contra prefeito de Pendências (RN). O Ministério Público Federal em Assu (MPF/RN) ingressou com ação de improbidade administrativa contra o prefeito de Pendências, Ivan de Souza Padilha. O gestor é acusado de contratar por três vezes - uma delas sem licitação - empresa para fornecimento de combustíveis (gasolina, óleo diesel e lubrificantes) para os veículos do município, em 2012 e 2013, com preços acima do mercado e em quantidades muito superiores às necessárias. (NOTÍCIA)

TJ-SP - suspende direitos políticos de ex-prefeito de Capivari. A 12ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo suspendeu por três anos os direitos políticos do ex-prefeito do Município de Capivari, José Carlos Tonetti Borsari, em razão de improbidade administrativa. O motivo foi a contratação temporária de 212 professores, que perdurou por sete anos seguidos, durante suas duas gestões como prefeito.  Apelação nº 0004736-94.2011.8.26.0125

TJ-SP - Justiça determina busca e apreensão de bens de ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos. A 3ª Vara Judicial de Ferraz de Vasconcelos determinou busca e apreensão na casa, na clínica médica e no comitê eleitoral do ex-prefeito da cidade, Jorge Abissamra. A decisão foi proferida em ação que apura suposta prática de improbidade administrativa movida pela Procuradoria do Munícipio em 2015. Processo nº 0001126-75.2015.8.26.0191

MP-SP - Oficiais de cartório que desviaram quase R$ 1 milhão em taxas têm os bens indisponíveis. Pedido partiu do promotor de Jales, Horival de Freitas Junior. A Justiça tornou, no dia 14 de outubro, indisponíveis os bens dos oficiais de cartório de Jales Gerci Marinelli Fernandes e Flávio Willians Fernandes, que teriam se apropriado de R$ 905.815,88, valores de taxas não recolhidas pelo pagamento de serviços públicos que deveriam ter sido pagos ao Estado, Carteira de Previdência das Serventias, Santas Casas e Fundo do Registro Civil. (NOTÍCIA)

MP-SP. Prefeitura de Araras terá que demitir 65 funcionários comissionados. A Justiça determinou no dia 27 de setembro que a Prefeitura de Araras demita dentro de um mês 65 funcionários contratados como comissionados e tire de seis servidores efetivos os cargos que ocupam em confiança. (NOTÍCIA)

MP-SP. TJ acolhe tese do MPSP em São Manuel sobre inconstitucionalidade de cargos comissionados. O Tribunal de Justiça de São Paulo julgou parcialmente procedente uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), proposta pela Procuradoria-Geral de Justiça, em janeiro deste ano, contra o presidente da Câmara Municipal e contra o Prefeito de São Manuel, envolvendo cargos comissionados. (NOTÍCIA)

MP-SP. Promotoria instaura procedimentos sobre corrupção em contratos de empreiteira. Na última semana, o MPSP, por meio da Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social da capital, instaurou três procedimentos preparatórios de inquéritos civis para apurar indícios de pagamento de propina pela Odebrecht em licitação, contratação e execução contratual com as linhas 2 Verde e 4 Amarela do metrô paulista, com a prefeitura da capital para processamento de lixo e com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo – EMTU. (NOTÍCIA)

MPF - Justiça condena a 11 anos de prisão ex-servidor do INSS acusado de desvios no Pará. A Justiça Federal condenou o ex-servidor do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) Florêncio de Moraes Cardoso a 11 anos, um mês e dez dias de prisão em regime fechado por fraudar o banco de dados do instituto em Belém (PA). Números dos processos judiciais, com links para acompanhamento processual: 5631-74.2012.4.01.3900, 23760-93.2013.4.01.3900 e 23912-44.2013.4.01.3900.

MPF/DF denuncia ex-presidente Lula, Marcelo Odebrecht e outras nove pessoas por cinco crimes.  Ministério Público Federal (MPF/DF) enviou à Justiça Federal, nesta segunda-feira (10), uma ação penal contra 11 pessoas – entre elas o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o empresário Marcelo Odebrecht – pelos crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e organização criminosa. As práticas criminosas ocorreram entre, pelo menos, 2008 e 2015 e envolveram, segundo o MPF, a atuação de Lula junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e outros órgãos sediados em Brasília com o propósito de garantir a liberação de financiamentos pelo banco público para a realização de obras de engenharia em Angola. Os trabalhos foram executados pela Construtora Odebrecht que – em retribuição ao fato de ter sido contratada pelo governo angolano com base em financiamento para exportação de serviços concedida pelo BNDES –, repassou aos envolvidos, de forma dissimulada, valores que, atualizados, passam de R$ 30 milhões. (DENÚNCIA)


PESSOA COM DEFICIÊNCIA


TJ-SC. Escola do oeste catarinense deve melhorar acessibilidade para deficientes físicos. A 1ª Câmara de Direito Público do TJ determinou que o Estado de Santa Catarina promova mudanças em uma escola de Xanxerê, no oeste catarinense, para integrar deficientes físicos em ambiente escolar, mediante supressão de barreiras e obstáculos arquitetônicos, como prescrito na Lei Estadual n. 12.870/2004. (NOTICIA )

STJ - Deficiente pode reter itens que comprou para adaptar veículo restituído ao banco. Em contratos de alienação fiduciária de veículos, os equipamentos de direção instalados para permitir a condução por pessoas com deficiência são considerados pertenças do proprietário, e não acessórios do carro. REsp 1305183   (VOTO)

STJ - Passe livre interestadual sem limite para deficientes terá efeito em todo o país. A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) confirmou a abrangência nacional de uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) que reconheceu o direito dos deficientes físicos comprovadamente carentes ao passe livre em ônibus interestaduais, sem o limite de dois assentos por veículo. REsp 1568331 

MPF em São Carlos (SP) exige que PFN seja instalada em prédio com acessibilidade. O Ministério Público Federal em São Carlos ajuizou ação civil pública com pedido de liminar para que a União adote as providências necessárias para a instalação da Procuradoria-Seccional da Fazenda Nacional (PSFN) em São Carlos (SP) em imóvel que atenda às normas e padrões técnicos de acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. (AÇÃO CIVIL PÚBLICA)


MP-SP. Promotora consegue que prefeitura ofereça acompanhante a crianças autistas. Determinação judicial estipula multa ao prefeito de São Sebastião em caso de descumprimento. de São Sebastião, determinando que o poder municipal providencie profissionais especializados para acompanhar duas crianças autistas que são alunas da Creche Peraltinha, conveniada com a prefeitura. O pedido foi decorrente de um inquérito civil instaurado para apurar a má prestação de atendimento educacional especializado na rede municipal de educação infantil e primeiros anos do ensino fundamental aos alunos com transtornos abrangentes de desenvolvimento (autismo). (NOTÍCIA)


SAÚDE 


STJ - Plano de saúde não pode limitar bolsas de sangue utilizadas em procedimentos médicos. A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou ilegal a inserção em contrato de plano de saúde de cláusula que limita a utilização de bolsas de sangue em tratamentos médicos. O colegiado manteve acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) que também havia julgado abusiva a prática adotada por associação sem fins lucrativos. REsp 1450134 

TJMG visa saúde pública em decisão sobre transporte de leite. “Os produtores rurais são os pilares da economia nacional, trabalham em condições adversas, em longas jornadas, horários desgastantes, enfrentam falta de incentivo do governo, e a população urbana, principalmente dos grandes centros, não tem noção da atividade rural, que tira a fome e dá a paz social”, ressaltou o desembargador Sérgio André da Fonseca Xavier, ao acolher recurso da Itambé Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais. A decisão da 18ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) rejeitou ação de indenização por danos morais e materiais ajuizada por uma transportadora, devido à rescisão contratual de transporte de leite a granel. (NOTICIA) 


TJ-GO. Município de Rio Verde terá de arcar com despesas de internação de esquizofrênico viciado em drogas. O juiz substituto em segundo grau Wilson Safatle Faiad reformou parcialmente sentença da comarca de Rio Verde apenas para alterar o lugar de tratamento de um homem esquizofrênio e viciado em drogas. Com a decisão, o tratamento deverá ser custeado integralmente pelo município na Clínica de Recuperação Novo Amanhecer, em Acreúna. (NOTICIA)

TJ-GO. Prefeitura de Itumbiara terá de custear aparelho auditivo de menor . Ao receber duplo grau de jurisdição remetido pela comarca de Itumbiara, a 5ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) manteve sentença do juiz José de Bessa Carvalho Filho, da 3ª Vara Cível e da Fazenda Pública Municipal de Registros Públicos e Ambiental local, que determinou à Secretaria de Saúde do Município, disponibilizar a um menor, gratuitamente, um implante auditivo. A decisão foi relatada pelo desembargador Francisco Vildon José Valente e seguida à unanimidade. O menor foi representado pelo Ministério Público. (NOTICIA)

TJ-ES. Hospital particular condenado por mau atendimento a grávida. A Juíza de direito da 4ª Vara Cível de Serra condenou um hospital particular daquele município a indenizar uma paciente em R$ 30.000, por danos morais sofridos em razão de atendimento inadequado. A paciente, com 40 semanas de gestação, teria se dirigido ao hospital em razão de um sangramento e, após ser atendida pelo clínico geral, este a teria encaminhado para um especialista em obstetrícia. Entretanto, como não havia nenhum especialista de plantão, foi recomendado que a autora procurasse outro estabelecimento. O fato ocorreu em 2013. Processo nº: 0004626-31.2014.8.08.0048 (NOTICIA)

TJ-ES- Operadora de saúde condenada a realizar cirurgia. O juiz da 10ª Vara Cível de Vitória, Marcelo Pimentel, condenou uma operadora de saúde a arcar com todos os custos relativos a despesas médicas e hospitalares, inclusive dos exames que possam ser solicitados, para a realização de uma cirurgia oftalmológica em favor de um cliente do plano de saúde, sob pena de multa diária de R$ 1.000,00. (NOTICIA)

TJ-AC - Justiça do Acre assegura tratamento para criança com síndrome de down e cardiopatia. O Juízo da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Cruzeiro do Sul julgou procedente a medida de proteção com pedido de tutela antecipada contido no Processo n° 0800140- 35.2016.8.01.0002, determinando ao Estado do Acre a viabilização de encaminhamento de uma criança e sua genitora para realização de tratamento de saúde especializado fora de domicílio. (NOTÍCIA)

MPF/MG ajuíza duas ações em defesa de pacientes com diabetes.  Ministério Público Federal em Uberlândia (MG) ingressou com duas ações civis públicas contra os entes públicos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) - União, Estado de Minas Gerais e Município de Uberlândia - em defesa de pacientes portadores de diabetes. (NOTÍCIA)

MPF entra com ação para que pacientes de Matão (SP) recebam próteses auditivas pelo SUS. O Ministério Público Federal em Araraquara (SP) entrou com ação para que o município de Matão, o Estado de São Paulo e a União garantam o fornecimento de próteses auditivas aos cidadãos com deficiência auditiva reconhecida pelo Sistema Único de Saúde. Atualmente, 285 pessoas aguardam na fila de espera, sem perspectiva para receber o aparelho. O MPF pede que os réus tomem as providências em até quatro meses, devendo, em caso de descumprimento, pagar multa ou mesmo ter verbas orçamentárias bloqueadas pela Justiça no valor necessário para arcar com as despesas. (ÍNTEGRA DA AÇÃO).

MPF firma Termo de Ajustamento de Conduta com município de Santa Rosa (RS) em benefício de usuários do SUS.  O Ministério Público Federal em Santa Rosa (MPF/RS) firmou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (Fumssar), Delcio Estefan, e o prefeito do município, Alcides Vicini, para que seja feita a instalação de ponto eletrônico biométrico em todas as unidades municipais de saúde, no prazo máximo de seis meses, para controle eletrônico do horário de serviço de todos os profissionais de saúde. (NOTÍCIA)



DIVERSOS 

STF - Súmulas (http://www.stf.jus.br/portal/cms/verTexto.asp?servico=jurisprudenciaSumula)

 Visualizar as Súmulas do STF

STJ - Súmulas  (http://www.stj.jus.br/SCON/sumulas/enunciados.jsp)


Visualizar as Súmulas do STJ

STJ -  Repetitivo (http://www.stj.jus.br/SCON/recrep/)

Pesquisar Repetitivos

STJ - Jurisprudência em Tese (http://www.stj.jus.br/SCON/jt/listarJurisprudenciaEmTeses)

Edição nº 01 - Processo Administrativo Disciplinar - I  /  Edição nº 05 - Processo Administrativo Disciplinar - II

Edição nº 03 - Suspensão Condicional do Processo

Edição nº 07 - Falta Grave em Execução Penal

Edição nº 12 - Remição

Edição nº 17 - Crime Continuado - I  /  Edição nº 20 - Crime continuado - II

Edição nº 19 - Processo Coletivo I - Legitimidade  /  Edição nº 22 - Processo Coletivo II - Legitimidade  /  Edição nº 25 - Processo Coletivo III

Edição nº 26 - Aplicação da pena - Circunstâncias Judiciais

Edição nº 27 - Estatuto da Criança e do Adolescente: Guarda e Adoção

Edição nº 29 -  Aplicação da pena - Agravantes e Atenuante

Edição nº 30 - Direito Ambiental

Edição nº 38 - Improbidade Administrativa - I   /  Edição nº 40 - Improbidade Administrativa - II

Edição nº 39 - Código de Defesa do Consumidor - I  /  Edição nº 42 - Direito do Consumidor - II

Edição nº 41 - Violência Doméstica e Familiar contra Mulher

Edição nº 43 - Mandado de Segurança -I 

Edição nº 44 - Bem de Família

Edição nº 45 - Lei de Drogas  /  Edição nº 60 - Lei de Drogas - II

Edição nº 46 - Desapropriação

Edição nº 47 - Crimes contra o Patrimônio - Furto  /  Edição nº 51 - Crimes Contra o Patrimônio - II

Edição nº 48 - Bancário

Edição nº 49 - Desapropriação

Edição nº 50 - União Estável

Edição nº 52 - Execução Fiscal

Edição nº 53 - Locação de Imóveis Urbanos

Edição nº 54 - Medidas Socioeducativas

Edição nº 55 - Impostos Municipais

Edição nº 56 -  Títulos de Crédito

Edição nº 57 - Crimes contra a Administração Pública

Edição nº 59 - Cadastro de Inadimplentes

Edição nº 61 - Responsabilidade Civil do Estado

Edição nº 62 - Cheque

Edição nº 63 - Revisão Criminal

Edição nº 64 - Impostos Municipais II - ISS

Edição nº 65 - Alimentos

Edição nº 66 - Apelação e Recurso em Sentido Estrito

Edição nº 67 - Benefícios Previdenciários

Edição nº 68 - Condomínio

Edição nº 69 -  Nulidades no  Processo Penal

Consultar e Pesquisar em outras edições

 
PGR -  Informativo de Teses Jurídicas (http://www.mpf.mp.br/pgr/institucional/procurador-geral-da-republica/informativo-de-teses)

 

Informativo nº 49, de 27/10/2016 (Tese nº 383 a 390)

Fontes: sites de notícias: STF (http://www.stf.jus.br/portal/cms/listarNoticiaUltima.asp), STJ (http://www.stj.jus.br/sites/STJ/default/pt_BR/mais–noticias), TRFs (http://portal.trf1.jus.br/portaltrf1/comunicacao-social/imprensa/noticias/ --  http://www.trf2.jus.br/Paginas/paginainicial.aspx?js=1 --  http://web.trf3.jus.br/noticias/Noticias/Noticia/ExibirUltimasNoticias; --  http://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_listar;  -- http://www2.trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=noticia_listar;  --   , PGR (http://mpf.mp.br/sala-de-imprensa/noticias) , e TJSP (http://www.tjsp.jus.br/Institucional/CanaisComunicacao/Noticias/Default.aspx)