Caso não consiga visualizar esta mensagem, acesse a versão web.
                                                                                                             
Boletim IJC
O Boletim Jurisprudência realiza a divulgação de jurisprudência selecionada veiculada nos sites de notícias dos Tribunais Superiores e dos Tribunais de Justiças Estaduais.
Edição nº 08 - Agosto - 2019
Confira neste boletim

Jurisprudência em Temas

Diversos 

Jurisprudência em Temas

ADMINISTRATIVO / CÍVEL / PROCESSUAL CIVIL


  • MPF obtém condenação de agentes autônomos de investimentos pela prática de churning. Condenados realizavam operações de compra e venda sem autorização dos investidores. (NOTÍCIA)
  • MPF mantém entendimento de que operadoras de internet devem devolver valor cobrado por serviço não prestado. Réplica foi apresentada em ação contra Anatel, Oi, Telefônica Brasil, Claro e Tim Celular. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Em videoconferência, promotores de Barretos e São Carlos resolvem caso de paternidade. Procedimento que demoraria semanas foi concluído em 10 minutos. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Publicado ato sobre intervenção do Ministério Público como fiscal da lei no processo civil. Smanio explica fundamentos do ato normativo da racionalização. (NOTÍCIA) (DOE 28.08.2019 Ato (N) n.1167/2019 PGJ-CGMP)
  • STF decide que estabilidade do ADCT não alcança funcionários de fundações públicas de direito privado. Segundo a decisão, os funcionários dessas entidades não têm direito à estabilidade excepcional prevista para servidores admitidos sem concurso e em atividade há mais de cinco anos na data da promulgação da Constituição de 1988. (NOTÍCIA)
  • STF - Danos causados a terceiros por agente público no exercício da função são de responsabilidade do Estado. Segundo o entendimento unânime do Plenário, a pessoa prejudicada deve ajuizar diretamente a ação contra o ente público, que poderá buscar o ressarcimento do agente causador do dano. (NOTÍCIA)
  • STJ - Companheira concorre igualmente com descendentes quando se tratar de filiação híbrida. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu parcial provimento a recurso especial para fixar que o quinhão hereditário a que faz jus a companheira, quando concorre com os demais herdeiros – filhos comuns e filhos exclusivos do autor da herança –, deve ser igual ao dos descendentes quando se tratar dos bens particulares do de cujus. (NOTÍCIA) (REsp. 1617501 - RS, Rel. Min. Paulo de Tarso Sanseverino)
  • STJ - Coabitação por duas semanas não significa estabilidade capaz de caracterizar união estável. ​A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que o namoro de dois meses com coabitação de duas semanas não é suficiente para evidenciar a estabilidade de um relacionamento como união estável. (NOTÍCIA)
  • STJ - Regras do CDC não podem ser usadas para afastar cláusula compromissória que prevê arbitragem. Não é possível afastar a cláusula compromissória que prevê arbitragem com base em regras do Código de Defesa do Consumidor (CDC), já que nessas hipóteses deve ser respeitado o princípio competência-competência e, de acordo com as regras do artigo 8º da Lei 9.307/1996, a Lei de Arbitragem, cabe ao juízo arbitral pronunciar-se acerca da validade da cláusula, antes que o juízo estatal possa se manifestar sobre a controvérsia. (NOTÍCIA) (REsp. 1598220 - RN, Rel. Min. Paulo de Tarso Sanseverino)
  • STJ - Adesão voluntária à arbitragem impede consumidor de buscar Judiciário para resolver conflito em contrato de adesão. ​​​A cláusula compromissória, que determina a solução de conflitos por meio de arbitragem, é nula quando imposta ao consumidor. No entanto, é possível a instauração de procedimento arbitral em relações de consumo, mesmo no caso de contrato de adesão, se houver a concordância posterior das partes com esse mecanismo de solução extrajudicial de conflitos. (NOTÍCIA) (REsp. 1742547 - MG, Rel. Min. Nancy Andrighi)
  • STJ - Maioridade civil, emancipação e o entendimento do STJ. ​​No mundo jurídico e na sociedade de forma geral, a maioridade civil é um marco temporal importante. Dos anteriores 21 anos de idade estabelecidos pelo Código Civil de 1916, o término da incapacidade civil foi antecipado no código de 2002 para 18 anos completos. De acordo com a legislação atual, atingida a maioridade, o indivíduo fica habilitado à prática de todos os atos da vida civil, sem a necessidade de assistência de um representante legal. (NOTÍCIA)
  • STJ - Não é cabível ação anulatória para discutir prova nova ou erro de fato em sentença transitada em julgado. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) considerou inviável a propositura de ação anulatória com o objetivo de desconstituir parte de sentença transitada em julgado que fixou pensão alimentícia em favor de vítima de acidente provocado pelo caminhão de uma empresa. (NOTÍCIA)
  • STJ - Dano moral reflexo é possível mesmo quando a vítima do evento danoso sobrevive. ​A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que é possível a reparação por dano moral reflexo (também chamado de dano moral por ricochete) aos familiares da vítima, mesmo que esta tenha sobrevivido ao evento danoso. (NOTÍCIA)
  • STJ - Cabe agravo de instrumento contra decisão sobre intervenção de terceiros que altera competência. ​A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que cabe agravo de instrumento contra decisão que trata da admissão de terceiro em ação judicial, com o consequente deslocamento da competência para Justiça distinta. (NOTÍCIA) (REsp. 1797991 - PR, Rel. Min. Nancy Andrighi)
  • STJ - Antena de celular instalada em imóvel locado caracteriza fundo de comércio e autoriza uso de ação renovatória. ​A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que a Estação Rádio Base (ERB) instalada em imóvel alugado caracteriza fundo de comércio de empresa de telefonia celular, sendo cabível a ação renovatória prevista no artigo 51 da Lei 8.245/1991 para esse tipo de locação. (NOTÍCIA) (REsp. 1790074 - SP, Rel. Min. Nancy Andrighi)
  • STJ - Mantido acórdão que mandou hospital exibir prontuários por suspeita de troca de bebê. ​O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luis Felipe Salomão manteve acórdão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) que garantiu a um homem de 42 anos – que apresentou indícios de ter sido trocado na maternidade – o acesso aos prontuários médicos de seu parto. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Justiça autoriza venda de imóvel quitado adquirido via programa habitacional. A Vara de Registros Públicos do DF autorizou beneficiária de um imóvel do programa habitacional Jardins Mangueiral a vender seu apartamento antes do prazo de dez anos estipulado pelo Governo do Distrito Federal - GDF para transferência do bem. O magistrado considerou que, como o imóvel já estava quitado, não seria razoável impedir a proprietária de efetuar transações de compra e venda. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Imobiliária é condenada a devolver valor pago por comprador que não recebeu imóvel. A juíza substituta da 4ª Vara Cível de Brasília determinou que a imobiliária Brisas do Parque Empreendimentos Imobiliários Ltda. devolva todos os valores pagos por um proprietário que não recebeu seu imóvel. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Médica condenada por morte de criança deverá pagar pensão mensal à genitora. A juíza da 3ª Vara Cível de Brasília determinou que a médica Glaydes José Leite, já condenada criminalmente pela morte de duas crianças devido à superdosagem de medicamento, pague pensão mensal à mãe de uma das vítimas. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Universidade é condenada a indenizar aluno por furto ocorrido em estacionamento. O 1º Juizado Especial Cível de Águas Claras condenou a Universidade Católica de Brasília a indenizar, por dano material, aluno que teve bicicleta furtada no estacionamento da instituição, no campus de Taguatinga. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Companhia aérea e site de vendas de passagens devem restituir multa abusiva paga por cliente. A juíza do 2º Juizado Especial Cível de Brasília determinou que a Continental Airlines e a TVLX Viagens e Turismo S/A restituam valor de multa, cobrado a maior de cliente, que cancelou compra de passagens aéreas, feita por meio do site de viagens. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Usuário de plano de saúde não é obrigado a manter contrato com mensalidade onerosa. A juíza substituta do 4º Juizado Especial Cível de Brasília determinou que a Amil Assistência Médica Internacional S.A. conceda à beneficiária de plano de saúde migração para uma categoria inferior de cobertura (downgrade), mais barata e sem coparticipação. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Turma nega pedido de alteração de nome de transgênero após sua morte. A 2ª Turma Cível do TJDFT julgou improcedente pedido de alteração de nome feito pelos genitores de uma pessoa transgênero após a morte de seu filho. Segundo os desembargadores, o nome é um direito personalíssimo, logo eventual pedido de alteração caberia exclusivamente ao próprio interessado em vida. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Produtora condenada por trocar fotos de formando no dia da cerimônia. A Primeira Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais Cíveis do RS manteve a condenação de uma empresa de eventos que cometeu falhas na cerimônia de colação de grau de uma formanda. Assim, tem-se por evidenciada a falha na prestação do serviço que, em razão da relevância da ocasião, configura a lesão aos direitos da personalidade da autora. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Configurado dano moral por demora para chegada em casamento. A Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A foi condenada ao ressarcimento de valores de passagens e pagamento de indenização por dano moral para autores que chegaram 1h30min antes da cerimônia de casamento na cidade de Florianópolis. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Empresa aérea devolverá dinheiro de passagens canceladas por doença. A cláusula contratual que prevê a retenção pela empresa do valor pago em passagens aéreas promocionais deve ser analisada caso a caso, e pode ser abusiva. É como interpretou o 7º Juizado Especial Cível da Comarca de Porto Alegre para decidir em caso de familiares que tinham viagem marcada para Portugal e, agora, deverão ter restituídos pouco mais de R$ 7 mil gastos com dois bilhetes. (NOTÍCIA)
  • TJRS concede direito de padrasto virar pai. Os Desembargadores da 8ª Câmara Cível do TJRS reconheceram o pedido de adoção e alteração do registro de nascimento feito pelo padrasto em relação à enteada, que tem 25 anos de idade. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Laboratório condenado por erro em resultado de mamografia. O Laboratório de Patologia e Citologia Lapacit Ltda, da cidade de Pelotas/RS, foi condenado a ressarcir por danos morais mulher que teve diagnóstico de câncer falso positivo, sendo submetida à cirurgia. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Escola condenada a indenizar aluno por abuso sexual divide responsabilidade com pais de colegas que cometeram o ato. Os Desembargadores da 9ª Câmara Cível do TJRS, por maioria, reconheceram o direito de regresso de uma escola contra pais de alunos infratores. Condenada a indenizar um estudante que sofreu abuso sexual dentro das suas dependências, a instituição conseguiu que os responsáveis pelo ato também sejam responsabilizados. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Passageiros que perderam voo por trajeto longo de motorista serão indenizados. A 2ª Turma Recursal Cível do RS reconheceu o direito de quatro passageiros a serem ressarcidos pela empresa UBER, em razão da perda de voo de retorno de São Paulo para Porto Alegre. O motivo foi o trajeto longo feito pelo motorista do aplicativo, que ocasionou atraso na chegada do aeroporto. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Irmão deve pagar a aluguel a outro por uso de imóvel herdado dos pais. Réu e família residem no local. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Mulher deve indenizar ex-marido por ofensas na internet. Partes se desentenderam por pensão alimentícia. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Concessionária deve indenizar danos causados por oscilação de energia. Fato configurou evento previsível, parte do risco da atividade. Após ressarcir o segurado, a empresa entrou com ação regressiva contra a concessionária, apresentando laudo técnico para comprovar nexo de causalidade entre os fatos. Argumentou responsabilidade objetiva da ré, bem como alegou a teoria do risco do empreendimento. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Instituição de ensino deve indenizar estudante por cobranças indevidas. Aluna foi cobrada mesmo não estando matriculada. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Concessionária de energia elétrica indenizará idoso por cobrança excessiva. Valores excederam média de consumo do morador. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Hospital indenizará paciente presa após denúncia de aborto. Quebra de sigilo médico causou danos morais. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Estudante que sofreu bullying de colegas será indenizada. Fixada multa em caso de novas postagens ofensivas. Por conta do bullying, a jovem teve acentuada piora no rendimento escolar, o que a levou a repetir de ano, e precisou fazer tratamento psicoterápico. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Hospital indenizará pais de bebê que morreu após demora na transferência para UTI. Processo de remoção para outro hospital demorou horas. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Moradora indenizará família de zelador por discriminação. Requerida tentou proibi-los de utilizar área comum. (NOTÍCIA)

CONSTITUCIONAL


  • MPF - Dispositivos do ECA que vedam detenção de crianças e adolescentes são constitucionais, decide STF. Decisão da Corte Suprema seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República. Na ação, o Partido Social Liberal (PSL) questiona artigos que vedam a detenção de crianças e adolescentes para averiguação ou por perambulação. (NOTÍCIA)
  • MPF e MPT celebram acordo com Shopping Vida em São João de Meriti (RJ) contra a discriminação religiosa em vagas de emprego. TAC foi assinado após a administração do shopping oferecer vagas de emprego direcionadas à igreja evangélica. (NOTÍCIA)
  • MPF acompanha início de cumprimento de acordo com shopping para combater a intolerância religiosa na Baixada Fluminense (RJ). Shopping Vida emitiu comunicado e afixou cartazes no estabelecimento para informar sobre o compromisso com o enfrentamento da intolerância. (NOTÍCIA) (TAC)
  • MPSP - Ação do MPSP por falta de lei de processo administrativo em Leme é julgada procedente. Município tem 180 dias para se adequar ao artigo 113 da Constituição do Estado. (NOTÍCIA) (ACÓRDÃO)
  • STF - Íntegra do voto do ministro Celso de Mello em ADIs que discutem reedição de medida provisória. Em seu voto, o ministro Celso de Mello ressaltou que o presidente da República, ao reeditar medida provisória rejeitada pelo Congresso Nacional, no curso da mesma sessão legislativa,"revela clara e inaceitável transgressão à autoridade suprema da Constituição Federal". (NOTÍCIA) (ÍNTEGRA DO VOTO)
  • STF decide que estabilidade do ADCT não alcança funcionários de fundações públicas de direito privado. Segundo a decisão, os funcionários dessas entidades não têm direito à estabilidade excepcional prevista para servidores admitidos sem concurso e em atividade há mais de cinco anos na data da promulgação da Constituição de 1988. (NOTÍCIA)
  • STF - Ministro Gilmar Mendes garante sigilo da fonte a jornalista Glenn Greenwald. "O sigilo constitucional da fonte jornalística impossibilita que o Estado utilize medidas coercivas para constranger a atuação profissional e devassar a forma de recepção e transmissão daquilo que é trazido a conhecimento público”, afirmou o ministro. (NOTÍCIA)
  • STF - Rejeitado trâmite de ADI contra restrição ao exercício da advocacia por servidores do Poder Judiciário. A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), julgou inviável a tramitação da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5785, na qual duas entidades representativas de servidores questionavam dispositivo do Lei Federal 8.906/1994 (Estatuto da Advocacia) que assenta a incompatibilidade do exercício da advocacia por ocupantes de cargos ou funções vinculados direta ou indiretamente a qualquer órgão do Poder Judiciário e pelos que exercem serviços notariais e de registro. (NOTÍCIA)
  • STF mantém lei do Amazonas que veda cobrança e vendas por telefone fora do horário comercial. O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) declarou a constitucionalidade da Lei estadual 4.644/2018 do Amazonas, que proíbe empresas e estabelecimentos comerciais de realizarem cobranças e vendas de produtos por telefone fora do horário comercial e em feriados e fins de semana. (NOTÍCIA)
  • STF - Ministro autoriza compartilhamento de informações com TCU em processo sobre investigações contra Glenn Greenwald. A decisão do ministro Gilmar Mendes segue a jurisprudência do STF, que admite o compartilhamento de provas e de informações produzidas em processos judiciais para a apuração de fatos idênticos no âmbito de processos administrativos. (NOTÍCIA)
  • STF - LRF: Suspenso julgamento sobre a redução de vencimentos de servidores para adequação de despesas com pessoal. O presidente, ministro Dias Toffoli, suspendeu o julgamento para aguardar o voto do ministro Celso de Mello, tendo em vista que não foi alcançada a maioria necessária à declaração de inconstitucionalidade das regras questionadas. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Inválida lei que criou boletim escolar eletrônico para rede privada de ensino. Os Desembargadores do Órgão Especial do TJRS julgaram procedente Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) proposta contra legislação de Caxias do Sul. A Lei Municipal nº 8.222/2017 determinou a criação do boletim escolar eletrônico nas escolas da rede particular de ensino. (NOTÍCIA

CONSUMIDOR


  • TJDFT condena operadora por cobrar ponto extra de sinal de TV por assinatura. O 6º Juizado Especial Cível de Brasília condenou a empresa Net Serviços de Comunicação S.A. a restituir, em dobro, valores cobrados de usuária pelo fornecimento de ponto extra de sinal de TV por assinatura. (NOTÍCIA)
  • TJDFT condena banco a restituir cliente por conta invadida após roubo de celular. Sentença proferida pelo juiz titular do 1º Juizado Especial Cível de Águas Claras determinou que o Banco do Brasil S.A.  restitua cliente que teve sua conta bancária invadida após ter seu celular roubado. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Casa noturna condenada por só liberar cliente após assinatura de nota promissória. A 2ª Turma Recursal Cível do RS condenou a Farms Bar Novo Hamburgo a pagar indenização por danos morais a cliente que foi obrigada a assinar nota promissória para poder sair da casa noturna. Isso ocorreu porque ela se negou a pagar o valor registrado na consumação, alegando erro no total consumido. (NOTÍCIA)

CRIMINAL (PENAL/ PROCESSUAL PENAL)


  • MPF - Justiça Federal condena administrador de páginas no Facebook por publicações discriminatórias. Francisco das Chagas de Souza veiculou textos com ofensas, incitação ao ódio, injúrias e conteúdo discriminatório contra o povo indígena Tenharim. (NOTÍCIA)
  • MPF - Justiça condena réus da Operação Maus Caminhos por peculato em pagamentos superfaturados. Valores pagos por serviço de lavanderia superavam em mais de 900% os valores de mercado; mais de R$ 630 mil foram desviados entre 2015 e 2016. (NOTÍCIA)
  • MPF em Goiás consegue condenação de envolvido em fraude contra o programa Farmácia Popular do Ministério da Saúde. Os prejuízos causados ao Fundo Nacional da Saúde ultrapassaram R$ 192 mil, em valores atualizados. (NOTÍCIA)
  • MPF obtém condenação de mais uma envolvida em desvio no Ministério do Trabalho. Além de Ivana Nazaré, outros sete servidores e um empresário já foram condenados pelo desvio de aproximadamente meio milhão de reais da superintendência potigua. (NOTÍCIA)
  • MPF - Balanços da Lava Jato: MPF obtém condenações inéditas de deputados estaduais do RJ. Dez políticos da Alerj são denunciados por núcleo da 2ª Região; três viraram réus duas vezes. (NOTÍCIA)
  • MPF/RJ assina TAC com cantor de funk para retratação por vídeo discriminatório. Vídeo original continha cenas de violência e assédio contra mulheres e travestis. (NOTÍCIA) (Vídeo de Retratação)
  • MPF - Operação All In: Justiça Federal condena nove réus acusados em esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. Quadrilha, que atuava em Mato Grosso do Sul e no Paraná, lavava dinheiro do crime em nome de “laranjas”. (NOTÍCIA)
  • MPSP obtém condenação de homens que mataram frentista em posto de Osasco. Penas impostas aos réus chegam a 42 anos de prisão. O Ministério Público obteve, nesta quarta-feira (31/7), a condenação de quatro homens acusados de homicídio triplamente qualificado e duas tentativas de homicídio praticados contra frentistas de um posto de combustíveis em Osasco, em maio de 2017. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Homem que atropelou e matou motociclista em São Paulo é condenado após denúncia do MPSP. Bernardo Romitti estava embriagado e fugiu sem socorrer. Denunciado pelo MPSP por ter atropelado e matado um homem na capital paulista em julho de 2013, Bernardo Romitti foi submetido ao Tribunal do Júri na última terça-feira (30/7), sendo condenado por homicídio à pena de 8 anos de reclusão no regime semiaberto. (NOTÍCIA)
  • MPSP obtém manutenção de escutas telefônicas em ação contra prefeito de Palestina. Por equívoco, Justiça havia determinado exclusão de provas. (NOTÍCIA)
  • MPSP - “Rei dos fiscais” é condenado a 54 anos por corrupção e lavagem de dinheiro. Ex-fiscal da Prefeitura de SP pediu propina para a Uninove. (NOTÍCIA
  • MPSP - Ex-oficiais de cartório de Jales, mãe e filho são condenados por peculato a pedido do MPSP. Réus se apropriaram de taxas que deveriam ser repassadas. A pedido do Ministério Público de São Paulo, o Judiciário condenou os ex-oficiais de cartório de Jales Gerci Marinelli Fernandes e Flávio Willians Fernandes pelo crime de peculato, agravado pelo fato de os réus, mãe e filho, serem funcionários públicos. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Justiça acata pedido do MPSP e impede que Alexandre Nardoni passe para semiaberto. Benefício havia sido concedido sem realização do exame de Rorschach. Atendendo a pedido feito pelo Ministério Público de São Paulo em agravo em execução, o Judiciário decidiu cassar a progressão de regime prisional de Alexandre Nardoni, um dos condenados pela morte de Isabela Nardoni. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Ex-subsecretário de Finanças de São Paulo é condenado por favorecer planos de saúde. A pedido do MPSP, Justiça sentenciou também ex-executivos da Unimed Paulistana (NOTÍCIA
  • MPSP obtém condenação de prefeita de Mombuca e outros dois por desvio de verbas. Contratos geraram prejuízo de R$ 402 mil ao erário municipal. (NOTÍCIA) (ACÓRDÃO)
  • STF - Ministro Celso de Mello aplica entendimento de que Júri pode absolver réu por razões subjetivas. Em sua decisão, o decano destacou dispositivo do CPP, referente a quesito a ser apresentado aos jurados, que confere ampla e irrestrita autonomia na formulação de juízos absolutórios. (NOTÍCIA) (DECISÃO)
  • STF - 2ª Turma autoriza extradição para a Espanha de condenado por massacre em Madri. Por unanimidade, o colegiado autorizou a entrega imediata de Carlos García Juliá ao governo espanhol, para que cumpra o restante da pena a que foi sentenciado por homicídios ocorridos em Madri, em 1977. (NOTÍCIA)
  • STF afasta aplicação de causa de aumento da pena revogada pela Lei de Crimes Sexuais. Apesar da gravidade do crime de estupro, o artigo 5º, inciso XLV, da Constituição Federal prevê a retroatividade da lei penal quando esta for mais benéfica ao réu. (NOTÍCIA)
  • STF - Determinado arquivamento de pedido de investigação contra ministro Sérgio Moro. Em sua decisão, a ministra Cármen Lúcia acolheu parecer da PGR no sentido do arquivamento. Os fatos dizem respeito à operação da Polícia Federal deflagrada para apurar invasão de celulares de autoridades. (NOTÍCIA)
  • STF - 1ª Turma cassa decisão que havia revogado prisão do ex-deputado Eduardo Cunha. Em 2018, o ministro Marco Aurélio, relator, deferiu liminar para revogar a prisão preventiva, por excesso de prazo. No entanto, a existência de outros decretos de prisão contra Cunha impediram que ele fosse solto. (NOTÍCIA)
  • STF - Ministro nega revogação da prisão preventiva de Geddel Vieira Lima. Em sua decisão, o ministro Edson Fachin rejeitou o argumento de que a sentença da 10ª Vara Federal do DF, que absolveu Geddel da acusação de embaraçar as investigações, justificaria a revogação da prisão. (NOTÍCIA)
  • STF - 2ª Turma reconhece cerceamento de defesa e anula condenação de ex-presidente da Petrobras. Para a maioria dos ministros da Turma, o juízo de primeiro grau, ao negar pedido da defesa para apresentar alegações finais somente após a manifestação dos corréus colaboradores, causou prejuízo a Aldemir Bendine. (NOTÍCIA)
  • STJ - Caso Daniel: com anuência do MP, Sexta Turma substitui prisão de Allana Brittes por medidas cautelares. A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) substituiu, nesta terça-feira (6), a prisão preventiva de Allana Emilly Brittes por medidas cautelares diversas da prisão, previstas no artigo 319 do Código de Processo Penal. (NOTÍCIA) (Voto)
  • STJ - Acusado de matar torcedor e fugir para a França vai continuar preso. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) não conheceu do pedido de habeas corpus em favor de um homem acusado de matar um torcedor após uma briga de bar no Rio de Janeiro, em 2017. Ele foi preso em Paris cinco meses após o crime e extraditado para o Brasil, onde está em prisão preventiva. (NOTÍCIA) (HC 480070 - RJ, Rel. Min. Jorge Mussi)
  • STJ - Condenados na Operação Fidúcia não conseguem anular interceptações telefônicas. A Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou recurso em habeas corpus de três condenados pelo crime de peculato que buscavam a declaração de nulidade de interceptações telefônicas realizadas no âmbito da Operação Fidúcia, que apurou esquema de desvio de verbas públicas no Paraná. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Réu que matou por pensar ter comprado bicicleta roubada é condenado a 20 anos de reclusão. O Tribunal do Júri do Paranoá condenou Mayke Pereira de Sousa a 20 anos de reclusão, em regime fechado, pelo homicídio qualificado por motivo torpe de Ulliam Borges de Oliveira, ocorrido em outubro de 2017. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Ex-parlamentar distrital é condenado por fraude em licitação da FAP. O juiz substituto da 3ª Vara Criminal de Brasília julgou procedente o pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e condenou o ex-deputado distrital Christianno Nogueira Araujo a 5 anos de prisão em regime semiaberto pelo crime de fraude à licitação (artigo 90, caput, da Lei n° 8.666/93), por nove vezes. O ex-parlamentar ainda foi condenado ao pagamento de 270 dias-multa — cada um no valor equivalente a três salários mínimos vigentes à época, mais correções. (NOTÍCIA)
  • TJDFT entende que feminicídio deve alcançar mulheres transgêneros. A 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios manteve, por unanimidade, decisão do juiz-presidente do Tribunal do Júri de Taguatinga que admitiu denúncia do Ministério Público contra os réus Blendo Wellington dos Santos Oliveira e Johnatan Vinícius Santana de Brito por tentativa de feminicídio contra uma mulher transgênero. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Júri condena rapaz que matou por suspeitar que a vítima seria pedófilo. Para o Ministério Público do DF, o crime teria sido praticado por motivo fútil, em razão da suspeita do acusado e seus amigos, e teria ainda sido praticado mediante recurso que dificultou a defesa do ofendido, abordado quando conversava tranquilamente em frente à sua própria casa e esfaqueado por um dos agressores enquanto o outro o imobilizava. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Réu é condenado a 27 anos de reclusão por um homicídio consumado e três tentados. O Tribunal do Júri de Taguatinga condenou Antônio José Lima do Nascimento Filho à pena de 27 anos de reclusão, em razão de ter efetuado disparos de arma de fogo contra quatro rapazes, matando um deles e ferindo outros dois, uma vez que o acusado, na companhia de um primo já falecido, não queria que as vítimas permanecessem no local onde estavam. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Justiça confirma condenação de tio por injúria racial e agressão em situação de violência doméstica. A 3ª Turma Criminal do TJDFT confirmou sentença de 1ª instância que determinou a condenação de um tio por injúria racial e agressão física contra sobrinha, que mora em casa construída ao lado da residência do réu. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Isolamento de filho menor em local insalubre caracteriza cárcere privado. A 1ª Turma Criminal do TJDFT manteve condenação de pai pelo crime de cárcere privado por ter deixado as filhas menores trancadas em quitinete em condições insalubre, sem ir para a escola, com intuito de evitar que elas tivessem contato com a mãe. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Júri condena a 36 anos homem que matou ex-companheira na frente das filhas. Para o Ministério Público do DF, o réu teria agido impelido por motivo torpe, consistente na suspeita de a vítima ter retomado relacionamento amoroso com um ex-namorado. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Acusado de estuprar e matar criança é condenado a 52 anos de prisão. Crime ocorreu na cidade de Santos em 2017. O acusado, preso na cidade de Campinas em agosto do mesmo ano, foi identificado pela polícia graças a um exame para detecção de HIV a que o suspeito se submeteu um dia após o crime, o que possibilitou a realização do exame de confronto de material genético. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Empresária é condenada a 13 anos de reclusão por matar marido. Ela poderá recorrer da sentença em liberdade. Segundo a denúncia o crime foi cometido por motivo torpe e recurso que impossibilitou a defesa da vítima. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Justiça suspende prisão domiciliar de Roger Abdelmassih. Sentenciado ficará no Hospital Penitenciário para nova perícia. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Acusados de feminicídio são condenados em júris na Comarca de Praia Grande. Plenárias foram realizadas neste mês. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Júri condena advogado por homicídio de mulher grávida. Julgamento realizado na Comarca de Mogi das Cruzes. (NOTÍCIA)

EDUCAÇÃO



  • MPF, MP Estadual e entidades de professores assinam Termo de Cooperação. Documento cria canal oficial para denúncias de assédio moral. (NOTÍCIA)
  • MPF - TRF4 reafirma obrigatoriedade de Libras e Braille nos currículos de instituições de ensino superior. Julgamento em ação movida pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de SC seguiu entendimento do Ministério Público Federal. (NOTÍCIA
  • MPSP - Atuação de Promotoria de Justiça facilita acesso a vagas em creches de Tatuí. Acordo possibilitou queda no prazo de espera de 90 para 30 dias. A atuação da Promotoria de Justiça de Tatuí tem resultado em maior eficácia na disponibilização de vagas em creches naquele município. Um acordo firmado entre a Promotoria e a Secretaria Municipal de Educação permitiu a redução de 90 para 30 dias o prazo de espera por uma vaga. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Inválida lei que criou boletim escolar eletrônico para rede privada de ensino. Os Desembargadores do Órgão Especial do TJRS julgaram procedente Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) proposta contra legislação de Caxias do Sul. A Lei Municipal nº 8.222/2017 determinou a criação do boletim escolar eletrônico nas escolas da rede particular de ensino. (NOTÍCIA

ELEITORAL

  • MPF - TSE segue entendimento do MP Eleitoral e mantém cassação de prefeito e vice de município mineiro. Eles também foram declarados inelegíveis por abuso de poder político nas eleições de 2016 para a Prefeitura de Ibitiúra de Minas (MG). (NOTÍCIA)
  • MPF - Vereadores são cassados por desviarem recursos destinados à promoção de candidaturas femininas. TSE manteve condenação de políticos acusados pelo MP Eleitoral de repassar a candidaturas masculinas verbas destinadas às mulheres. (NOTÍCIA) (PARECER MPF)
  • MPF - Reprovadas as contas de campanha do prefeito de São Caetano do Sul. TRE-SP acolhe recurso do MP Eleitoral e reverte decisão de 1ª Instância que havia aprovado as contas de Auricchio Jr, denunciado pela PRE-SP por caixa 2 nas eleições de 2016. (NOTÍCIA)
  • MPF - Governador de Sergipe é cassado após ação eleitoral do MPF. Julgamento no TRE/SE considerou Belivaldo Chagas culpado por abuso de poder nas eleições; cassação se estende à vice-governadora Eliane Aquino. Da decisão, cabe recurso. Caso recorra do acórdão do TRE, o governador permanece no cargo até decisão final do Tribunal Superior Eleitoral. (NOTÍCIA)

Informativo TSE

IDOSO / INFÂNCIA E JUVENTUDE / INCLUSÃO


  • MPF - Dispositivos do ECA que vedam detenção de crianças e adolescentes são constitucionais, decide STF. Decisão da Corte Suprema seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República. Na ação, o Partido Social Liberal (PSL) questiona artigos que vedam a detenção de crianças e adolescentes para averiguação ou por perambulação. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Promotoria firma TAC para proteção de jovens com medidas socioeducativas em Jales. Prefeitura se comprometeu a disponibilizar equipe para serviço. Os profissionais deverão ter formação em psicologia ou assistência social. (NOTÍCIA)
  • STF - Supremo julga improcedente ação que pedia recolhimento de crianças em situação de rua. De acordo com o relator, ministro Gilmar Mendes, que foi seguido por unanimidade, a exclusão da norma do ECA, requerida pelo PSL, poderia resultar em violações a direitos humanos e fundamentais. (NOTÍCIA)

MEIO AMBIENTE / HABITAÇÃO / URBANISMO


  • MPF recorre contra decisão que interrompe criação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Medida liminar pode resultar em perigo de dano irreversível à natureza. (NOTÍCIA)
  • MPF - Sentença determina demolição de restaurante irregular na praia dos Ingleses, em Florianópolis (SC). Ação do MPF comprovou que o estabelecimento está inteiramente construído em área de preservação permanente. (NOTÍCIA)
  • MPF - Desastre da Vale: justiça libera recursos para a UFMG atuar como perita. Apresentado relatório pericial sobre a situação da comunidade quilombola de Pontinha. (NOTÍCIA) (ATA de Audiência) (Parecer Técnico n.1498/2019)
  • MPF - Justiça condena subsidiária da Vale por provocar incêndio em floresta no Pará. Fogo durou 55 dias e danificou mil hectares, em 2012. (NOTÍCIA) (SENTENÇA)
  • MPF - Governo federal é multado em R$ 90 milhões por se recusar a verificar agrotóxicos em água consumida por 200 mil pessoas em Dourados. Governos Estadual e Federal devem aparelhar laboratório para análise periódica da água servida à população. Laudo do MP revelou presença do inseticida, pesticida e formicida clorpirifós etílico e do larvicida temefós. (NOTÍCIA
  • MPF faz acordo para demolição e recuperação ambiental em Barra de Guaratiba (RJ). Acordo devolverá 360m² para recuperação de mangues. O Ministério Público Federal (MPF) assinou dois Termos de Ajustamento de Conduta (TAC) para demolição de uma casa e de uma área de estacionamento de embarcações localizadas dentro da Reserva Biológica de Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Concedida liminar suspendendo obras de reforma e corte de vegetação no Vale do Anhagabaú. Ação proposta por associação foi aditada pelo MPSP. (NOTÍCIA)
  • MPSP consegue anulação de reunião que aprovou aumento na tarifa de água em Campinas. Decisão foi tomada sem realização de audiência pública. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Promotoria obtém liminar contra loteamento irregular na região de Presidente Bernardes. Associação e políticos divulgavam empreendimento que não conta com registro. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Atuação de Promotoria de Justiça resulta em reabertura de museu incendiado em Rio Claro. Município havia sido condenado a reconstruir espaço. (NOTÍCIA)

MULHER


  • MPF - CNMP assina pacto nacional pelo combate à violência contra as mulheres. Objetivo do pacto é a atuação coordenada e integrada de diversos atores do poder público, para a realização, o compartilhamento e a sincronização das ações. (NOTÍCIA)
  • MPF/RJ assina TAC com cantor de funk para retratação por vídeo discriminatório. Vídeo original continha cenas de violência e assédio contra mulheres e travestis. (NOTÍCIA) (Vídeo de Retratação)
  • MPF recomenda que municípios da Grande SP implementem atendimento a vítimas de abuso sexual. São Caetano do Sul, Mauá e Diadema têm 60 dias para colocar em funcionamento unidades que ofereçam assistência completa a mulheres. A Procuradoria da República em São Bernardo do Campo concedeu prazo de 60 dias para que as unidades estejam em funcionamento nesses municípios. (NOTÍCIA)
  • STJ - Medidas protetivas contra homem acusado de violência doméstica são mantidas. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha, indeferiu liminar em habeas corpus para um médico capitão do Exército acusado de ameaçar de forma velada e silenciosa sua esposa. (NOTÍCIA)
  • TJDFT entende que feminicídio deve alcançar mulheres transgêneros. A 3ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios manteve, por unanimidade, decisão do juiz-presidente do Tribunal do Júri de Taguatinga que admitiu denúncia do Ministério Público contra os réus Blendo Wellington dos Santos Oliveira e Johnatan Vinícius Santana de Brito por tentativa de feminicídio contra uma mulher transgênero. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Júri condena a 36 anos homem que matou ex-companheira na frente das filhas. Para o Ministério Público do DF, o réu teria agido impelido por motivo torpe, consistente na suspeita de a vítima ter retomado relacionamento amoroso com um ex-namorado. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Júri condena advogado por homicídio de mulher grávida. Julgamento realizado na Comarca de Mogi das Cruzes. (NOTÍCIA)

PATRIMÔNIO PÚBLICO

  • MPF -  Justiça condena auditora da Receita à prisão e à perda do cargo. Sentença atende aos pedidos de ação penal do MPF por inserção de dados falsos em sistema de informações da Administração Pública. (NOTÍCIA) (DECISÃO)
  • MPF -TRF4 defere pedido do MPF e torna indisponíveis bens de condenados por cobrança de honorários médicos em atendimentos pelo SUS. Caso aconteceu no Hospital de Caridade de Ijuí, no RS. (NOTÍCIA
  • MPF - Improbidade: prefeito de Ipupiara (BA) foi condenado à perda do cargo por desvio total de R$198 mil da Educação. A pedido do MPF, Ascir Leite Santos foi condenado em duas ações por improbidade em 2019; em uma das sentenças, outros sete envolvidos também foram condenados. (NOTÍCIA)
  • MPF - Auditora da receita é condenada por exigir 140 kg de picanha para liberar importação da carne. Lourdes Medeiros dos Santos foi denunciada pelo MPF no Paraná e condenada à prisão e à perda do cargo por ameaçar importador para receber parte da carga. (NOTÍCIA)
  • MPF - Prefeito de Correntina (BA) é condenado à suspensão dos direitos políticos por desvio de R$ 41mil da Educação. A pedido do MPF, Nilson José Rodrigues, conhecido como Maguila, teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos por atos de improbidade administrativa; o gestor exerce seu terceiro mandato. (NOTÍCIA)
  • MPSP - A pedido do MPSP, vereador de Campinas perde mandato por atos de improbidade administrativa. Aurélio Cláudio ainda pode recorrer da decisão. (NOTÍCIA)
  • MPF - Município de Turmalina (SP) começa a cumprir acordo com MPF para concluir construção de creche. Obras estavam abandonadas após consumirem quase R$ 1 milhão em verbas federais; ex-prefeitos e construtoras vão arcar com R$ 90 mil para finalização do prédio. (NOTÍCIA) (Íntegra do TAC)
  • MPSP - Promotoria de Mogi Guaçu obtém condenação de ex-prefeito por reajuste em cestas básicas. Ex-secretário e empresários também foram responsabilizados. Segundo o processo judicial, ocorreu improbidade administrativa porque, em licitação para o fornecimento de cestas básicas à Prefeitura de Mogi Guaçu, a empresa ré apresentou preços baixos, o que possibilitou que vencesse o procedimento licitatório (NOTÍCIA)
  • MPSP obtém condenação de prefeita de Mombuca e outros dois por desvio de verbas. Contratos geraram prejuízo de R$ 402 mil ao erário municipal. (NOTÍCIA) (ACÓRDÃO)
  • MPSP - Vereador de São Caetano do Sul tem bens bloqueados a pedido de Promotoria de Justiça. Medida atinge ainda ex-diretor da Câmara Municipal. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Ex-parlamentar distrital é condenado por fraude em licitação da FAP. O juiz substituto da 3ª Vara Criminal de Brasília julgou procedente o pedido do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e condenou o ex-deputado distrital Christianno Nogueira Araujo a 5 anos de prisão em regime semiaberto pelo crime de fraude à licitação (artigo 90, caput, da Lei n° 8.666/93), por nove vezes. O ex-parlamentar ainda foi condenado ao pagamento de 270 dias-multa — cada um no valor equivalente a três salários mínimos vigentes à época, mais correções. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Turma absolve réus condenados por improbidade em concurso para delegado da PCDF. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios ajuizou Ação Civil de Improbidade Administrativa contra os réus, na qual defendeu a existência de vícios e de irregularidades na realização do referido concurso, uma vez que teriam sido desobedecidas regras editalícias que vedavam, expressamente, a participação de professores de cursos preparatórios no certame, bem como de candidatos filhos de membro da comissão do concurso. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Ex-prefeito e ex-secretário de Mogi Guaçu são condenados por improbidade administrativa. Réus superfaturaram cestas básicas. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Mantida condenação de ex-presidente e ex-diretor-geral da Câmara de Marília por improbidade administrativa. Réus emitiram cheques com valores acima do necessário. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Gestor do cemitério municipal de Capivari é condenado por improbidade administrativa. Valores de jazigos não foram repassados ao município. (NOTÍCIA)

PESSOA COM DEFICIÊNCIA

  • MPF - TRF3 mantém decisão para que seja implementada acessibilidade na sede da Justiça Federal em Marília (SP). Obras deverão ser concluídas em 120 dias; acórdão atende a pedidos do MPF. (NOTÍCIA) (ACÓRDÃO)
  • MPF - TRF4 reafirma obrigatoriedade de Libras e Braille nos currículos de instituições de ensino superior. Julgamento em ação movida pelo Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de SC seguiu entendimento do Ministério Público Federal. (NOTÍCIA
  • STJ - Ministro determina nomeação imediata de candidato com deficiência em vaga no TRF1. ​O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Napoleão Nunes Maia Filho concedeu tutela provisória para nomeação imediata de candidato com deficiência à vaga de analista judiciário do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em Teresina. Na liminar, o relator ressaltou que a demora na convocação é um risco ao direito do candidato – pois o concurso já venceu – e que, conforme as regras do edital, ele já deveria ter sido convocado. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Instituição educacional é condenada por recusar matrícula de criança com deficiência. A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios condenou o Colégio Saber, por unanimidade, ao pagamento de danos morais por ter recusado matrícula de criança com deficiência. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Justiça autoriza cirurgia de vasectomia em jovem incapaz. A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios autorizou, por unanimidade, a realização do procedimento cirúrgico de vasectomia em incapaz acometido pela Síndrome do Cromossomo “X Frágil”, uma alteração genética que compromete o desenvolvimento intelectual, do comportamento e da fala. (NOTÍCIA)

SAÚDE

  • MPF/MG recorre de decisão que negou direito de pessoas internadas compulsoriamente. Quase dois anos após o ajuizamento de ação em defesa dos direitos de pessoas internadas por terem tido hanseníase, Justiça Federal em Belo Horizonte extinguiu processo sem julgamento do mérito. (NOTÍCIA)
  • MPF e MPRS firmam TAC com a Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa para redução das filas de espera para consultas médicas no âmbito do SUS. Compromisso firmado determina prazo máximo para atendimentos. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Justiça acata tese do MPSP e determina que casal de Paulínia regularize vacinação do filho. Por questões filosóficas, pais se recusavam a imunizar criança. Pela decisão do Tribunal de Justiça, caso os pais não cumpram a decisão, o Conselho Tutelar deverá realizar busca e apreensão da criança a fim de regularizar as vacinas. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Promotoria de Justiça obtém liminar para custeio de remédios à base de canabidiol. Substâncias foram prescritas para criança de 11 anos em São Miguel Arcanjo. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Sentença obriga implantação de leitos para saúde mental infantojuvenil em Araçatuba. Decisão atende a pedido feito por Promotoria de Justiça. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Plano de saúde deve custear cirurgia reparadora decorrente de intervenção bariátrica. O juiz substituto da 24ª Vara Cível de Brasília condenou a Bradesco Saúde S/A a arcar com todos os custos de um procedimento cirúrgico reparador, decorrente de intervenção bariátrica, que inclui a colocação de próteses mamárias de silicone. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Justiça autoriza cirurgia de vasectomia em jovem incapaz. A 3ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios autorizou, por unanimidade, a realização do procedimento cirúrgico de vasectomia em incapaz acometido pela Síndrome do Cromossomo “X Frágil”, uma alteração genética que compromete o desenvolvimento intelectual, do comportamento e da fala. (NOTÍCIA)

Diversos

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF)    


SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ) 



      Jurisprudência em Teses


Ministério Público do Estado de São Paulo
Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento Institucional
Área de Documentação e Divulgação

Biblioteca "Cesar Salgado" 
logo biblioteca




Caso não queira receber, por e-mail, a versão eletrônica do BOLETIM JURISPRUDÊNCIA, por favor, solicite o cancelamento do envio através do seguinte endereço: [email protected]