Caso não consiga visualizar esta mensagem, acesse a versão web.
logotipo MPSP                                                                                                                      
Boletim IJC
O Boletim Jurisprudência realiza a divulgação de jurisprudência selecionada veiculada nos sites de notícias dos Tribunais Superiores e dos Tribunais de Justiças Estaduais.
Edição nº 03 - Março - 2019
Confira neste boletim

Edições Anteriores

Jurisprudência em Temas

Diversos

Jurisprudência em Temas

ADMINISTRATIVO / CÍVEL / PROCESSUAL CIVIL



  • STJ - Prazo para pedir devolução por cobrança indevida de serviços de telefonia não contratados é de dez anos. A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que é de dez anos o prazo de prescrição para o ajuizamento de ação de repetição de indébito por cobrança indevida de serviços de telefonia não contratados. (NOTÍCIA)
  • STJ - Astreintes têm natureza patrimonial e podem ser transmitidas aos herdeiros, decide Primeira Turma. Nas ações que envolvem o direito à saúde, a natureza personalíssima do pedido principal (que postula o cumprimento de uma obrigação de fazer ou dar) não afasta a possibilidade de transmissão das astreintes – multa diária por descumprimento de decisão judicial – aos sucessores da pretensão patrimonial (obrigação de pagar) decidida em ordem judicial, quando ocorre o falecimento da parte demandante. (NOTÍCIA)
  • STJ - Direção sob embriaguez implica presunção relativa de culpa e pode gerar responsabilidade civil por acidente. A condução de veículo em estado de embriaguez, por representar grave infração de trânsito e comprometer a segurança viária, é motivo suficiente para a caracterização de culpa presumida do infrator na hipótese de acidente. Nesses casos, em virtude da presunção relativa de culpa, ocorre a inversão do ônus da prova, cabendo ao transgressor comprovar a existência de alguma excludente do nexo de causalidade, como a culpa exclusiva da vítima ou de terceiros. (NOTÍCIA)
  • STJ - Mãe não tem legitimidade para seguir na execução de alimentos vencidos após morte do filho. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que, extinta a obrigação alimentar por qualquer causa – como a morte do alimentando –, a genitora não possui legitimidade para prosseguir na execução de alimentos vencidos, seja na condição de herdeira, seja em nome próprio, por sub-rogação. (NOTÍCIA)
  • STJ - Lei 8.112 vale para servidores que não tinham estabilidade na época da promulgação da CF. A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que todos aqueles que ocupavam emprego público à época da entrada em vigor da Lei 8.112/1990 passaram a ser ocupantes de cargos públicos e submetidos ao Regime Jurídico Único (RJU) instituído pela lei, ainda que não fossem titulares da estabilidade prevista no artigo 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Federal de 1988. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Condenado por estelionato deverá restituir valores obtidos de forma maliciosa. Juíza titular do 1º Juizado Especial Cível de Planaltina condenou um réu, responsabilizado anteriormente pela prática de estelionato, a restituir ao autor, vítima do delito, os valores obtidos de forma maliciosa. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Latidos incessantes de cães obrigam donos a indenizar vizinha. A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal julgou parcialmente procedente recurso contra sentença da 1ª instância, mantendo a condenação dos proprietários de dois cães de grande porte a pagarem indenização por danos morais a sua vizinha idosa, pela grave perturbação causada pelo latido incessante dos animais. (NOTÍCIA)
  • TJDFT- HOSPITAL É CONDENADO POR NEGATIVAR INDEVIDAMENTE NOME DE FILHA DE PACIENTE. A juíza titular do 4º Juizado Especial Cível de Brasília condenou o Hospital Santa Lucia S.A a indenizar os danos morais causados à autora, que teve seu nome indevidamente enviado para os órgãos de proteção de crédito. (NOTÍCIA
  • TJDFT- RESPONSÁVEL POR ENGAVETAMENTO DE VEÍCULOS DEVE PAGAR INDENIZAÇÃO PELOS DANOS CAUSADOS. Juíza titular do 1º Juizado Especial Cível e Criminal de Sobradinho condenou uma empresa de transporte de valores a indenizar os danos materiais causados no automóvel dos autores, em acidente de trânsito. Cabe recurso da sentença. (NOTÍCIA
  • TJDFT- OPERADORA DE TELEFONIA É CONDENADA POR NÃO RESCINDIR CONTRATO FRAUDULENTO. A 1a Turma Recursal dos Juizados Especiais do Distrito Federal, por unanimidade, deu provimento ao recurso de consumidora e condenou a Claro S.A a indenizá-la pelos danos morais causados pela negativa da empresa em rescindir contrato fraudulento não pactuado pela autora. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Pai que não foi comunicado sobre batizado da filha deve ser indenizado. A 1ª Turma Cível do TJDFT manteve sentença do 1º Grau que condenou uma mãe a pagar R$ 5 mil de indenização por danos morais ao pai de sua filha. A criança foi batizada sem que ele soubesse do evento, o que foi considerado como inegável ofensa à integridade psíquica do autor. (NOTÍCIA
  • TJSP - Voo cancelado gera indenização de R$ 12 mil. Passageira chegou ao destino com 29 horas de atraso. Consta nos autos que a passageira retornaria a São Paulo vinda de Paris, mas seu voo foi cancelado. Ela foi alocada num voo no dia seguinte, com escala (inexistente no voo comprado). Assim, ela chegou ao destino 29h20 depois do que inicialmente previa a passagem. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Prefeitura de São José do Rio Preto indenizará por atendimento negligente em pronto-socorro. Família de paciente receberá reparação por danos morais. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Proprietário indenizará vizinhos por perturbação sonora ao alugar chácara para festas. Réu não poderá emitir ruídos excessivos no período noturno. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Hospital e Prefeitura de Ribeirão Preto indenizarão gestante por erro médico no parto. Falha ocasionou sequelas na criança.  Consta nos autos que uma gestante possuía cicatriz uterina por conta de uma cesárea anterior, e mesmo com contraindicação, foi internada para o induzimento do parto normal, que além da ruptura do útero, ocasionou prolapso do cordão umbilical e consequentemente falta de oxigenação do bebê que teve sequelas neurológicas, vindo a falecer cinco anos após o nascimento. (NOTÍCIA)


CONSTITUCIONAL


  • MPF - STF decide que é constitucional o sacrifício de animais em cultos religiosos de matriz africana. Colegiado decidiu conforme posicionamento da Procuradoria-Geral da República, que considera o rito como liberdade religiosa. (NOTÍCIA)
  • STF - Suspenso julgamento de ação sobre conflito de atribuição entre Ministério Público estadual e MPF. Pedido de vista do ministro Luiz Fux suspendeu, nesta quinta-feira (28), o julgamento da Ação Cível Originária (ACO) 843, na qual se discute qual órgão é competente para resolver conflito de atribuição entre órgãos do Ministério Público vinculados a entes federativos diferentes. (NOTÍCIA)
  • STF - Mantida aposentadoria compulsória de desembargadoras por negligência em caso que envolveu golpe contra o Banco do Brasil. A Segunda Turma seguiu o voto do relator do caso, ministro Gilmar Mendes, segundo o qual o CNJ agiu dentro de suas atribuições constitucionais ao impor a penalidades às magistradas. (NOTÍCIA)
  • STF - Liminar suspende obrigatoriedade de legista mulher em perícia de menores de idade vítimas de estupro no RJ. Maioria do Plenário seguiu o entendimento do relator, ministro Edson Fachin, no sentido de atribuir interpretação conforme a Constituição Federal à norma estadual que prevê obrigatoriedade de realização de exame pericial por legista mulher. (NOTÍCIA)
  • STF - Plenário do STF reafirma competência da Justiça Eleitoral para julgar crimes comuns conexos a delitos eleitorais. Ao acolher parcialmente recurso do ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e do deputado federal Pedro Paulo, a maioria determinou o encaminhamento de parte de investigação à Justiça Eleitoral do RJ para apreciação de crimes eleitorais e comuns conexos. (NOTÍCIA)
  • STF - Íntegra do voto do ministro Celso de Mello sobre competência da Justiça Eleitoral para julgar crimes comuns conexos a delitos eleitorais. (NOTÍCIA) (Íntegra do Voto)
  • STF - Mantida decisão que declarou perda de nacionalidade brasileira de empresário naturalizado norte-americano. O caso envolve um dos sócios da Telexfree que perdeu a nacionalidade brasileira por ter adquirido a cidadania norte-americana. Para o ministro Lewandowski, relator do mandado de segurança, não há direito líquido e certo a ser amparado pelo STF. (NOTÍCIA)
  • STF - 2ª Turma reconhece competência do STF para julgar litígio entre União e Estado de SP sobre distribuição de gás. O colegiado cassou decisão da Justiça Federal em SP proferida em ação ajuizada na origem e determinou a remessa dos autos ao STF, instância reconhecida como competente para apreciar o litígio. (NOTÍCIA)
  • STF - Ministro extingue ADI ajuizada contra lei do DF que autoriza aplicação de vacinas em farmácias. O relator, ministro Alexandre de Moraes, verificou que a entidade autora não tem legitimidade para propor ação de controle concentrado de constitucionalidade no STF. (NOTÍCIA)
  • STJ - Lei 8.112 vale para servidores que não tinham estabilidade na época da promulgação da CF. A Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) entendeu que todos aqueles que ocupavam emprego público à época da entrada em vigor da Lei 8.112/1990 passaram a ser ocupantes de cargos públicos e submetidos ao Regime Jurídico Único (RJU) instituído pela lei, ainda que não fossem titulares da estabilidade prevista no artigo 19 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT) da Constituição Federal de 1988. (NOTÍCIA)
  • TJDFT declara inconstitucional artigo de lei sobre cadastro de usuários em cyber-cafés. A Lei Distrital 3.437/2004 trata sobre o cadastro dos usuários em empresas ou instituições que locam ou cedem gratuitamente computadores e máquinas para acesso à internet. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Curso para concursos públicos indenizará aprovado que teve nome utilizado indevidamente. Estudante teve nome divulgado sem ter estudado na escola. (NOTÍCIA)

CONSUMIDOR


  • STJ - Terceira Turma considera ilegal cobrança de taxa de conveniência na venda de ingressos on-line. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) restabeleceu sentença que reconheceu a ilegalidade da taxa de conveniência cobrada pelo site Ingresso Rápido na venda on-line de ingressos para shows e outros eventos. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Operadora de TV é condenada a devolver em dobro por cobrança indevida de equipamento. Juíza titular do 6º Juizado Especial Cível de Brasília condenou a Net Serviços de Comunicação S.A. a pagar R$ 3.600,00 a um consumidor. O valor é referente ao dobro do que lhe foi cobrado indevidamente em aluguel de equipamento do serviço de TV por assinatura da empresa. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Oficina mecânica é condenada a pagar danos materiais a consumidora. Juíza substituta do 5º Juizado Especial Cível de Brasília condenou uma oficina mecânica a pagar R$ 11.621,46 de danos materiais a uma consumidora. A autora alegou ter deixado o veículo para reparo junto à empresa ré, porém os serviços não foram prestados a contento, bem como o veículo foi devolvido com mais de 2.500 km de uso. (NOTÍCIA)
  • TJDFT- Hotel deve indenizar consumidor por constrangimento em cobrança de gorjeta. Juiz titular do 1º Juizado Especial Cível de Águas Claras condenou o Hotel Nacional a pagar indenização por danos materiais e morais a um hóspede que foi constrangido a pagar uma taxa de 10% sobre o valor de serviço da sauna. (NOTÍCIA
  • TJDFT - Loja é condenada a ressarcir valor em razão da ausência de entrega do produto. A juíza titular do 2º Juizado Especial Cível de Ceilândia declarou rescindido o contrato de compra e venda de um refrigerador e condenou a Via Varejo S/A a ressarcir a primeira parcela do contrato de compra e venda efetuado com o consumidor, bem como a cancelar as demais parcelas. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Empresa deverá pagar indenização por bloqueio de cartão de crédito sem prévia comunicação. Juíza titular do 3º Juizado Especial Cível de Brasília condenou a Mastercard Brasil Soluções de Pagamento LTDA a pagar ao autor indenização por danos morais devido ao bloqueio do cartão de crédito do cliente sem prévia comunicação. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Joalheria é condenada a indenizar consumidor por falha na entrega de alianças. Juíza titular do Juizado Especial Cível e Criminal de São Sebastião condenou uma joalheria a pagar indenização por danos morais e a restituir o valor que o autor pagou por um par de alianças que não lhe foi entregue a tempo. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Empresa aérea é condenada a pagar indenização por danos em bagagem e artigos de valor. Ao julgar parcialmente procedentes os pedidos autorais, a juíza titular do 4º Juizado Especial Cível de Brasília condenou a Gol Linhas Aéreas S/A a pagar danos materiais e morais à autora, em razão de bagagem danificada e objetos quebrados durante o voo. (NOTÍCIA)
  • TJRS - TJRS - Ligações de cobrança para local de trabalho de cliente configuram dano moral. Por decisão da Juíza de Direito Magali Wickert de Oliveira, da 1ª Vara Judicial do Foro de Rio Pardo, a Lojas Quero-Quero S.A. deverá indenizar cliente que foi constrangido em seu local de trabalho pela cobrança de prestação atrasada. A empresa foi condenada ao pagamento de indenização por danos morais. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Empresa é condenada a pagar indenização por abuso em corte de fornecimento de água. Ré interrompeu serviços para forçar troca de hidrômetro. (NOTÍCIA)


CRIMINAL (PENAL/ PROCESSUAL PENAL)


  • MPF: Lava Jato do Rio prende Michel Temer, Moreira Franco e outros investigados de desvio na Eletronuclear. Investigação é desmembramento de operações Radioatividade, Pripyat e Irmandade e foi encaminhada pelo STF para a 7ª VF Criminal do RJ. (NOTÍCIA) (Íntegra da Cautelar)
  • MPF - Em Minas, casal é condenado por associação para o tráfico internacional de drogas. Eles atuavam em esquema direcionado especialmente à Europa, por meio das chamadas "mulas", pessoas que transportam a droga escondida em seus corpos. (NOTÍCIA)
  • MPF recorre para que Justiça Federal julgue homem que se passava por policial federal a serviço da Lava Jato em Marília (SP). Réu usava falso crachá da PF para obter favores em lojas, como test drive em veículos e amostras de protetor solar (NOTÍCIA
  • MPF - STF determina prisão de empresário condenado por homicídio qualificado da própria filha. Primeira Turma acatou recurso da PGR, e Renato Grembecki Archilla voltará a cumprir pena de 14 anos em regime fechado. (NOTÍCIA)
  • MPSP firma acordo com Carrefour e Osasco por conta de maus-tratos a animal. Supermercado assume a obrigação de depositar R$ 1 milhão em Fundo a ser criado pela municipalidade. (NOTÍCIA)
  • MPSP - A pedido do Gaeco, Justiça condena integrantes do PCC presos na Operação Allium Cepa. Somadas, penas impostas superam os 100 anos de prisão. Apreensão dinheiro PCCA Justiça Criminal de Ribeirão Preto condenou cinco pessoas por crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Homem denunciado pelo MPSP por ameaçar e discriminar mulher soropositiva é condenado. Autor dos crimes foi quem transmitiu vírus à vítima. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Júri condena nove acusados de incendiar ônibus e matar dois passageiros. Penas ultrapassam 37 anos de prisão. Consta nos autos que, quando o veículo estacionou no ponto final, os acusados atearam fogo no ônibus (e por isso foram condenados também pela prática de incêndio). (NOTÍCIA)
  • TJSP - Último réu da Operação Ethos é condenado a 30 anos de prisão. 1ª Vara de Presidente Venceslau sentenciou 51 acusados. A organização criminosa contava com uma célula formada por advogados, financiados por lucros ilícitos. (NOTÍCIA)
  • STF - Mantido afastamento de promotor de GO acusado de corrupção passiva. Segundo o relator do recurso, ministro Roberto Barroso, não há nos autos evidência de ilegalidade flagrante ou abuso de poder que justifique o acolhimento do pedido de retorno ao cargo. (NOTÍCIA)
  • STF - Ministro nega liminar que pedia suspensão de ação penal contra ex-deputado Eduardo Cunha. A ação penal tramita na Justiça Federal do Rio Grande do Norte e envolve denúncia de lavagem de dinheiro referente a repasses ilegais de esquema de corrupção na Caixa Econômica Federal. O relator do habeas corpus no STF é o ministro Marco Aurélio. (NOTÍCIA)
  • STJ - Ministro determina transferência de travesti para ala feminina de presídio. Em decisão inédita no Superior Tribunal de Justiça (STJ),o ministro Rogerio Schietti Cruz garantiu a uma travesti presa em regime semiaberto o direito de pernoitar na ala feminina do Presídio Estadual de Cruz Alta (RS). Por falta de espaço adequado na penitenciária, a travesti era mantida em alojamento ocupado por presos do sexo masculino. (NOTÍCIA) (DECISÃO)
  • STJ - Crimes sexuais pela internet: a violência contra a mulher entre o real e o virtual. Em 2013, quando duas jovens cometeram suicídio após descobrirem que imagens íntimas foram divulgadas pelas redes sociais e por meio de aplicativos como o WhatsApp, o Brasil ampliou a compreensão de que, no caso de crimes virtuais contra a mulher, o ambiente é digital, mas as consequências são reais. (NOTÍCIA)
  • STJ assegura a mães presas o direito de cuidar dos filhos, mas mantém ressalva em casos excepcionais. Acompanhar de perto o crescimento dos filhos é o desejo da maioria das mães. No entanto, muitas mulheres, por estarem presas, ficam privadas do convívio com suas crianças. Essa situação começou a mudar desde a entrada em vigor do Estatuto da Primeira Infância (Lei 13.257), que, entre outras medidas, alterou o artigo 318 do Código de Processo Penal (CPP) em seus incisos IV, V e VI. (NOTÍCIA)
  • STJ - Negado pedido de liberdade a jovem acusada de envolvimento na morte do jogador Daniel Corrêa. O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sebastião Reis Júnior manteve a prisão preventiva de Allana Emilly Brittes, filha de Edison Brittes, acusado de matar o jogador Daniel Corrêa em outubro de 2018. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Caso Bernardo: Condenados os 4 réus. Após cinco dias de trabalhos e mais de 50 horas de duração,  está concluído o julgamento de Leandro Boldrini,  Graciele Ugulini, Edelvania Wirganovicz e Evandro Wirganovicz,  acusados de matar Bernardo Boldrini, na cidade de Três Passos, em abril de 2014. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Feminicídio: ex-policial civil é condenado a 30 anos de prisão por matar a mulher em São Luiz Gonzaga. O Tribunal do Júri decidiu pela condenação do ex-policial civil Milton da Silva Abadi, em julgamento ocorrido no dia 20/3, na Comarca de São Luiz Gonzaga. Ele foi condenado a 30 anos por ter matado com um tiro a esposa Graciela Magalhães Ramborger. O crime ocorreu em 14/12/2008. Os jurados consideraram que ele teve a intenção de matá-la, por ciúmes (motivo fútil) e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Réu acusado de feminicídio é condenado a 14 anos de reclusão. Homem esfaqueou companheira após discussão. O acusado teria esfaqueado a vítima, praticando crime contra mulher por razões da condição de sexo feminino, assim considerado por envolver situação de violência doméstica e familiar, configurando feminicídio. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Mais dois pichadores são condenados por homicídio de dentista. Julgamento durou dois dias no Fórum Criminal da Capital. Eles foram acusados de homicídio consumado e tentativa de homicídio triplamente qualificados – motivo fútil, meio cruel e utilização de recurso que dificultou a defesa das vitimas. (NOTÍCIA) (SENTENÇA)


ELEITORAL

  • MPF - MP Eleitoral: presidente do PT-RJ é multado por propaganda antecipada. Washington Quaquá afixou faixa de candidatura em período vedado por lei. (NOTÍCIA)
  • MPF - MP Eleitoral obtém condenação de ex-governador por conduta vedada nas eleições 2018. Solenidade de entrega de ambulâncias em Santo Antônio favoreceu ilegalmente candidatura à reeleição de Robinson Faria. (NOTÍCIA)
  • MPF - TSE segue entendimento do MP Eleitoral e cassa prefeitos e vices de municípios de São Paulo e Ceará. Com a decisão, Justiça Eleitoral vai convocar novas eleições para as prefeituras de Floreal (SP) e Frecheirinha (CE). (NOTÍCIA)
  • MPF - MP Eleitoral: TRE decreta inelegibilidade por candidata laranja no RJ em 2016. Fraude de candidatos do Solidariedade burlava cota mínima de mulheres na coligação. (NOTÍCIA)
  • STF - Plenário do STF reafirma competência da Justiça Eleitoral para julgar crimes comuns conexos a delitos eleitorais. Ao acolher parcialmente recurso do ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes e do deputado federal Pedro Paulo, a maioria determinou o encaminhamento de parte de investigação à Justiça Eleitoral do RJ para apreciação de crimes eleitorais e comuns conexos. (NOTÍCIA)
  • TSE reverte cassação aplicada a ex-prefeito de Catanduva (SP). Geraldo Vinholi e seu filho, Marco Vinholi, haviam sido punidos pelo TRE-SP por suposto desvirtuamento de propaganda institucional do município. (NOTÍCIA)
  • TSE - Plenário do Tribunal reverte cassação do prefeito de Casa Branca (SP). Marco César Aga foi acusado de irregularidade na obtenção de recursos em 2016. Ministros entenderam que motivo que levou à rejeição das contas não justifica a punição. (NOTÍCIA)

Informativo TSE

IDOSO / INFÂNCIA E JUVENTUDE / INCLUSÃO


  • STJ - Idoso com direito a vaga gratuita em ônibus interestadual não precisa pagar taxas de pedágio e embarque. Em conformidade com o dever de amparo ao idoso, a necessidade de assegurar sua participação na comunidade, seu bem-estar e dignidade, assim como as normas presentes no Estatuto do Idoso, a Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) definiu que as taxas de pedágio e utilização de terminais rodoviários estão inclusas na gratuidade das vagas asseguradas aos idosos nos ônibus interestaduais. (NOTÍCIA) (REsp 1543465 - RS)
  • TJDFT - Turma mantém condenação de organizador de festa por venda de bebida alcoólica em evento infanto-juvenil. A 8ª Turma Cível do TJDFT manteve a decisão da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal – VIJ, que aplicou pena de multa a um organizador de evento, devido à comercialização de bebida alcoólica em matinê destinada a menores, durante o Carnaval. (NOTÍCIA)
  • TJDFT- ECA passa a exigir autorização para adolescentes menores de 16 anos viajarem desacompanhados dos pais. Alteração está contida no texto da Lei 13.812, publicada em 18 de março deste ano. A partir de agora, qualquer criança ou adolescente com idade até 16 anos incompletos só poderá viajar desacompanhado dos pais se houver autorização judicial.  (NOTÍCIA



MEIO AMBIENTE / HABITAÇÃO / URBANISMO


  • MPF - Justiça mantém reconhecimento da Comunidade Quilombola Caçandoca em Ubatuba (SP). Área de 890 hectares corresponde a cerca de metade do território reivindicado pela comunidade. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) atendeu pedido do Ministério Público Federal para manter a portaria que reconheceu o território de 890 hectares da Comunidade de Quilombo da Caçandoca, no município de Ubatuba (SP). (NOTÍCIA)
  • MPF recorre ao TRF4 para obter suspensão da licença ambiental do Projeto Retiro. Em uma das ações, recurso defende o meio ambiente e a ordem jurídica violada pelo Ibama; na outra, as comunidades tradicionais de pescadores artesanais. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Promotoria faz acordo para proteger meio ambiente na concessão de parque em São Paulo. Licitação ficará suspensa por seis meses para redação de TAC. (NOTÍCIA)
  • MPSP - NOTA À IMPRENSA. Sobre recomendação da Promotoria para o prefeito de São Paulo. Desativa gradativa do Elevado João Goulart.  (NOTÍCIA) (RECOMENDAÇÃO)
  • MPSP - Promotoria obtém condenação do SBT por maus-tratos a cachorro durante programa de televisão. Animal precisou fazer grande esforço para puxar veículo. Em ação ajuizada pela Promotoria de Justiça do Meio Ambiente e já transitada em julgado, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) foi condenado pelo crime de maus-tratos praticado durante um programa de TV contra um cachorro da raça pit bull. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Proprietário indenizará vizinhos por perturbação sonora ao alugar chácara para festas. Réu não poderá emitir ruídos excessivos no período noturno. (NOTÍCIA)


MULHER


  • STJ - Crimes sexuais pela internet: a violência contra a mulher entre o real e o virtual. Em 2013, quando duas jovens cometeram suicídio após descobrirem que imagens íntimas foram divulgadas pelas redes sociais e por meio de aplicativos como o WhatsApp, o Brasil ampliou a compreensão de que, no caso de crimes virtuais contra a mulher, o ambiente é digital, mas as consequências são reais. (NOTÍCIA)
  • STF - Liminar suspende obrigatoriedade de legista mulher em perícia de menores de idade vítimas de estupro no RJ. Maioria do Plenário seguiu o entendimento do relator, ministro Edson Fachin, no sentido de atribuir interpretação conforme a Constituição Federal à norma estadual que prevê obrigatoriedade de realização de exame pericial por legista mulher. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Feminicídio: ex-policial civil é condenado a 30 anos de prisão por matar a mulher em São Luiz Gonzaga. O Tribunal do Júri decidiu pela condenação do ex-policial civil Milton da Silva Abadi, em julgamento ocorrido no dia 20/3, na Comarca de São Luiz Gonzaga. Ele foi condenado a 30 anos por ter matado com um tiro a esposa Graciela Magalhães Ramborger. O crime ocorreu em 14/12/2008. Os jurados consideraram que ele teve a intenção de matá-la, por ciúmes (motivo fútil) e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Réu acusado de feminicídio é condenado a 14 anos de reclusão. Homem esfaqueou companheira após discussão. O acusado teria esfaqueado a vítima, praticando crime contra mulher por razões da condição de sexo feminino, assim considerado por envolver situação de violência doméstica e familiar, configurando feminicídio. (NOTÍCIA)


PATRIMÔNIO PÚBLICO

  • MPF: ex-presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia é condenado por improbidade administrativa. Ex-diretora tesoureira também foi condenada. Ambos terão que, solidariamente, ressarcir mais de R$ 330 mil aos cofres públicos. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Governador deixa de ser réu em ação que apura improbidade administrativa no Carnaval de rua. Prosseguimento foi obstado por ausência de justa causa. Segundo a relatora do recurso, desembargadora Maria Olívia Alves, no processo que investiga supostas irregularidades na organização do Carnaval de 2018, quando Doria era prefeito da Capital, “não há descrição de qualquer elemento indiciário a evidenciar o dolo ou a má-fé em sua conduta”. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Ex-prefeito de Arandu é condenado por improbidade administrativa. Infrações à Lei de Responsabilidade Fiscal ensejaram condenação. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Prefeitura e MPSP chegam a acordo para continuidade de licitação de parques da Capital. Eventual vencedor da concessão deverá anuir com a proposta. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Ex-prefeito de Sebastianópolis do Sul é condenado por desviar e utilizar bens e serviços públicos. Político autorizou obras públicas em propriedade de filho.  Trata-se de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público em face do acusado que, na condição de prefeito da cidade, desviou nove tubos de concreto e um saco de cimento e utilizou indevidamente serviços públicos pertencentes ao patrimônio do Munícipio. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Ex-prefeita de Paraíso é condenada por irregularidade em contratação de artistas. Oito réus foram condenados. Eles foram sentenciados à suspensão dos direitos políticos e à proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual sejam sócios majoritários, por cinco anos. (NOTÍCIA)


PESSOA COM DEFICIÊNCIA

  • MPF quer acessibilidade no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG. Museu onde se encontra o Presépio do Pipiripau apresenta irregularidades na aplicação de normas de acessibilidade. (NOTÍCIA)
  • MPF - TRF4 concede medida antecipatória em agravo interposto pelo MPF e garante direito das pessoas com deficiência em concurso da PRF. Na prática, edital impedia a aprovação das pessoas com deficiência. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Mãe e filha cadeirante proibidas de entrar em banco serão indenizadas. Funcionários negaram o acesso por entrada especial. A cadeira de rodas não passava pela porta giratória, então a autora pediu que se abrisse a porta destinada a pessoas com necessidades especiais, o que foi negado. (NOTÍCIA)


SAÚDE

  • MPF e Prefeitura de SP chegam a acordo relativo ao funcionamento das organizações sociais na área de saúde. Prefeitura assume compromisso de adotar regras de maior eficiência no controle administrativo e social das organizações sociais pondo fim à demanda judicial de 12 anos. (NOTÍCIA) (Íntegra do Acordo)
  • STF - Ministro extingue ADI ajuizada contra lei do DF que autoriza aplicação de vacinas em farmácias. O relator, ministro Alexandre de Moraes, verificou que a entidade autora não tem legitimidade para propor ação de controle concentrado de constitucionalidade no STF. (NOTÍCIA)
  • STF - Liminar suspende obrigatoriedade de legista mulher em perícia de menores de idade vítimas de estupro no RJ. Maioria do Plenário seguiu o entendimento do relator, ministro Edson Fachin, no sentido de atribuir interpretação conforme a Constituição Federal à norma estadual que prevê obrigatoriedade de realização de exame pericial por legista mulher. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Plano de saúde deverá fornecer bomba de insulina a triatleta com diabetes. Juíza substituta do 4º Juizado Especial Cível de Brasília condenou a Caixa de Previdência e Assistência dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde a fornecer bomba de insulina com monitorização ao autor, usuário do plano de saúde da instituição. A requerida também deverá fornecer os insumos de manutenção do dispositivo e pagar indenização por danos morais ao requerente. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Plano de saúde indenizará paciente que teve mamoplastia negada. Mulher necessitava de redução mamária devido às dores. (NOTÍCIA)


Diversos

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) 

       Súmulas Recentes


SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ)

        Súmulas Recentes



      Jurisprudência em Teses



Ministério Público do Estado de São Paulo
Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento Institucional
Área de Documentação e Divulgação

Biblioteca "Cesar Salgado" 
- Descrição: logotipo MPSP




Caso não queira receber, por e-mail, a versão eletrônica do BOLETIM JURISPRUDÊNCIA, por favor, solicite o cancelamento do envio através do seguinte endereço: [email protected]