Caso não consiga visualizar esta mensagem, acesse a versão web.
logotipo MPSP                                                                                                                      
Boletim IJC
O Boletim Jurisprudência realiza a divulgação de jurisprudência selecionada veiculada nos sites de notícias dos Tribunais Superiores e dos Tribunais de Justiças Estaduais.
Edição nº 10 - Outubro - 2018
Confira neste boletim

Edições Anteriores

Jurisprudência em Temas

Diversos



Jurisprudência em Temas

ADMINISTRATIVO / CÍVEL / PROCESSUAL CIVIL

  • MPSP - A pedido do MPSP, Justiça extingue de taxa na conta de luz em Rio Claro. Taxa deixa de ser cobrada em outubro de 2018. Em recurso de ação civil pública ajuizada pelo promotor Gilberto Porto Camargo, a Justiça determinou a extinção da taxa municipal cobrada dos moradores de Rio Claro pela Elektro, empresa que distribui energia elétrica na cidade. (NOTÍCIA)
  • STF decide que direito da gestante à estabilidade não depende de conhecimento prévio do empregador. A decisão do Plenário foi tomada no julgamento de recurso extraordinário com repercussão geral. Segundo o entendimento do colegiado, o requisito para o reconhecimento da estabilidade e do direito à indenização é a existência da gravidez, e não sua comunicação ao empregador. (NOTÍCIA)
  • STF - Mantida decisão que negou indenização a familiares por publicação de foto de cadáver em jornal. O ARE foi interposto pela Folha da Manhã contra decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) que inadmitiu o envio do recurso extraordinário ao Supremo. A empresa buscou no STF a reforma do acórdão do tribunal paulista que a condenou ao pagamento de indenização no valor de R$ 60 mil, a título de danos morais, à viúva e aos filhos de um corretor de seguros. (NOTÍCIA)
  • STJ - Rede TV! e humoristas pagarão indenização a mulher exposta no programa Pânico. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou humoristas do programa Pânico na TV e a TV Ômega Ltda. (Rede TV!) a pagar indenização de R$ 20 mil por violação dos direitos de imagem e intimidade de uma mulher. (NOTÍCIA)
  • STJ - Vínculo paterno-filial afetivo supera ausência de vínculo biológico e impede mudança de registro. A paternidade socioafetiva se sobrepõe à paternidade registral nos casos de erro substancial apto a autorizar a retificação do registro civil de nascimento. (NOTÍCIA)
  • STJ - Plano de saúde não tem obrigação de arcar com exame realizado fora do Brasil. As operadoras de planos de saúde não têm obrigação de arcar com exames realizados fora do Brasil, pois o artigo 10 da Lei dos Planos de Saúde (que estabelece as exigências mínimas e as hipóteses obrigatórias de cobertura) afirma que os procedimentos do plano-referência devam ser feitos no país. (NOTÍCIA)
  • STJ - Empresas consorciadas de transporte coletivo respondem solidariamente por acidente que envolveu uma delas. O entendimento é da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que excluiu o consórcio, mas não as consorciadas, do polo passivo de ação indenizatória. (NOTÍCIA)
  • STJ - Impenhorabilidade de bem de família deve prevalecer para imóvel em alienação fiduciária. A regra da impenhorabilidade do bem de família, prevista na Lei 8.009/90, também abrange os imóveis em fase de aquisição, a exemplo daqueles objeto de compromisso de compra e venda ou de financiamento para fins de moradia, sob pena de impedir que o devedor adquira o bem necessário à habitação de seu grupo familiar. (NOTÍCIA) (REsp 1677079 - SP)
  • STJ - Segunda Turma reitera que erro da administração não obriga servidor a devolver valores recebidos de boa-fé. A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reafirmou o entendimento de que verbas de caráter alimentar pagas a mais por erro da administração não devem ser devolvidas quando recebidas de boa-fé pelo beneficiário. (NOTÍCIA)
  • STJ - Seguradora deve arcar com conserto em oficina à escolha do cliente, no limite do orçamento aprovado. Se o segurado efetua o reparo do veículo em oficina cujo orçamento havia sido recusado pela seguradora e assina um termo de cessão de créditos, a seguradora tem a obrigação de ressarcir a oficina pelas despesas, nos limites do orçamento aprovado por ela. (NOTÍCIA)
  • STJ - Sumiço do depositário judicial que detém guarda dos bens penhorados autoriza bloqueio de dinheiro do devedor. No caso de bens apreendidos e mantidos sob a guarda de depositário judicial cujo paradeiro é desconhecido, é válida a ordem de bloqueio de dinheiro do devedor, até o valor total da dívida. (NOTÍCIA) (REsp 1758774-SP, Rel. Min. Nandrighi)
  • STJ - Simples modificação do nome da ação não afasta decadência e prescrição. O uso do nome “ação de sonegados” foi irrelevante para afastar a decadência e a prescrição no caso de uma ação anulatória de escritura pública proposta em 2009 acerca de suposta ilegalidade na doação de um imóvel de pai para filha ocorrida em 1985. (NOTÍCIA) (REsp 1694417 - SP, Rel. Min. Nancy Andrighi)
  • STJ - Justiça do Rio vai apurar lucro de farmácia com uso indevido de imagem da atriz Giovanna Antonelli. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu provimento a um recurso da atriz Giovanna Antonelli para determinar a utilização de critérios técnicos na apuração do lucro da intervenção obtido por uma farmácia de manipulação com o uso indevido de sua imagem para vender um produto. (NOTÍCIA) (REsp 1698701 - RJ)
  • STJ - Direito real de habitação na união estável não admite aluguel ou empréstimo do imóvel. Assim como no casamento, não é permitido ao companheiro sobrevivente de união estável, titular do direito real de habitação, celebrar contrato de comodato ou locação do imóvel com terceiro. (NOTÍCIA) (REsp 1654060 - RJ)
  • STJ - Banco não pode ser responsabilizado por financiar construção em imóvel cuja escritura foi posteriormente anulada. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu provimento ao recurso de uma instituição financeira para afastar sua condenação solidária ao pagamento de indenização por danos morais e materiais a quatro herdeiros que foram prejudicados na venda de terrenos para duas construtoras. (NOTÍCIA) (REsp 1479897 - PB, Rel. Min. Marco Aurélio Bellizze)
  • STJ - Seguradora é responsável por vícios ocultos mesmo após quitação do imóvel pelo SFH. A quitação do contrato de financiamento não extingue a obrigação da seguradora de indenizar os compradores por vícios ocultos na construção de imóveis adquiridos pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH). (NOTÍCIA) (REsp 1717112 - RN, Rel. Min. Nancy Andrighi)
  • STJ - Interesse do menor não justifica redução de ofício de honorários de advogados contratados por inventariante. A tutela do melhor interesse do menor não justifica um ato de ofício do juiz para modificar honorários por êxito em ação de inventário, estabelecidos em livre pactuação entre os advogados e a inventariante. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Indenização por dano moral a pessoa jurídica é mantida em grau de recurso. A 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, por unanimidade, negou provimento aos recursos interpostos, e manteve a sentença que condenou a Avifran Avicultura Francesa Ltda a pagar indenização por danos materiais e morais, além de lucros cessantes, pela violação da cláusula de exclusividade comercial que mantinha com a distribuidora, Aviário do Jari Ltda, em razão de ter a mesma disponibilizado o produto exclusivo a outras distribuidoras. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - DF é condenado por extravio de aliança em hospital público. A 3ª Turma Recursal do TJDFT concedeu indenização por danos morais à viúva de paciente do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), em razão do extravio da aliança de casamento do seu cônjuge após sua internação e óbito naquele hospital. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Plano de Saúde é condenado por negativa de cobertura de cirurgia de emergência. A juíza titular da 3ª Vara Cível de Brasília julgou procedentes os pedidos autorais para manter integralmente a decisão que antecipou a tutela e condenar a Bradesco Saúde S.A. ao pagamento de indenização por danos morais pela negativa de cobertura pelo plano de saúde. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Escola deve indenizar criança que sofreu maus-tratos em creche. A 2ª Turma Cível do TJDFT manteve, por unanimidade, sentença que condenou escola do DF ao pagamento de indenização por danos material e moral em razão da prática de maus-tratos a criança por professoras da escola. Os atos de agressão e humilhação foram registrados em vídeo por uma professora auxiliar da própria instituição. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Atraso de sete dias em voo sem assistência ao passageiro gera dever de indenizar. A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF manteve, por unanimidade, sentença que condenou a empresa aérea LATAM Airlines Group S/A ao pagamento de indenização a consumidor por dano material e moral, por atraso de sete dias na chegada ao destino final de viagem. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Furto de celular em show não gera dever para produtora de evento indenizar. A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis do DF deu provimento ao recurso de empresa promotora de eventos e decidiu, por unanimidade, que consumidora que teve o celular furtado de sua própria bolsa durante show promovido pela empresa não deve ser indenizada. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Banco deve devolver em dobro valor por empréstimo consignado não solicitado. A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF manteve, por unanimidade, sentença que condenou o Banco Bradesco S/A a restituir em dobro valor que um consumidor teve que depositar na própria conta para cancelar um empréstimo consignado não solicitado. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Empresa de moda é condenada a parar de efetuar ligações de cobrança à cliente. Juíza de Direito Substituta do Juizado Especial Cível de Brazlândia condenou a C&A Modas a parar de efetuar ligações de cobrança à consumidora, bem como abster-se de incluí-la em quaisquer cadastros de inadimplência ou realizar protesto, com relação à dívida debatida nos autos. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Rede social e aplicativo que avalia desempenho masculino indenizarão por danos à imagem. Os Desembargadores da 9ª Câmara Cível do TJRS condenaram, por unanimidade, o Facebook e a empresa responsável pelo aplicativo Lulu por danos morais causados a um homem que foi avaliado negativamente por seus relacionamentos. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Casamento sem luz gera indenização. Eles planejaram o casamento, juntaram dinheiro para pagar a festa e marcaram a data com um ano e meio de antecedência. Mas, no dia mais esperado pelos dois, faltou luz. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Passageira que teve objetos de sua mala furtados receberá indenização. A autora da ação afirmou que ao chegar de volta da viagem, apenas uma de suas malas foi localizada no aeroporto. Dois dias após, a bagagem foi devolvida, sendo que a maioria dos pertences e objetos comprados no passeio haviam sido extraviados. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Homofobia: mulher condenada a indenizar por danos morais. "Ninguém deve ser apontado ou exposto pela sua condição de ser, por credo, raça, religião, opção ou orientação sexual ou por qualquer característica. A educação, o respeito às diferenças e o exercício da tolerância devem prevalecer sempre, pois vivemos em uma sociedade plural, com pessoas diferentes. Assim, se cada um cuidar da sua vida e tiver respeito pelo outro, a convivência em sociedade tende a ser pacífica e muito mais agradável."  (NOTÍCIA)
  • TJRS - Assegurada pensão para companheiro após morte de servidor. O Tribunal de Justiça do RS reconheceu união homoafetiva e determinou que companheiro de servidor público morto passe a receber pensão. O entendimento da 22ª Câmara Cível mantém parcialmente o que já havia sido decidido no 1º Grau (Comarca de Porto Alegre), alterando o cálculo do benefício. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Servidor com deficiência transferido para local sem acessibilidade será indenizado. A 3ª Câmara Cível do TJRS condenou o Município de Charqueadas a indenizar servidor portador de deficiência que foi transferido para local de trabalho sem acessibilidade. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Reconhecidos danos morais a mulheres expulsas por se beijarem em festa. Os Desembargadores da 5ª Câmara Cível do TJRS confirmaram a indenização por danos morais a duas mulheres que sofreram preconceito em uma danceteria de Pelotas. Elas foram expulsas do local porque estavam se beijando. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Empresa e sócios devem pagar indenização por danos morais difusos. TJSP aumentou valor para R$ 500 mil. De acordo com os autos, o Ministério Público propôs a ação porque foram apreendidas mais de 34 mil embalagens de palmito que traziam nos rótulos datas aleatórias de validade, sem atentar para a data da colheita da matéria-prima. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Seguradora deve custear cirurgia para redução de mamas. Procedimento foi indicado para remediar problemas físicos. A empresa, no entanto, negou a cobertura sob o argumento de que o procedimento não constava no rol da ANS e que seria meramente estético. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Seguradora deve ressarcir cliente. Empresa interrompeu contrato sem comunicar segurado. A empresa alegava que o seguro não estava vigente na data do sinistro, pois não havia sido renovado. (NOTÍCIA)
  • TJSP - STF nega seguimento à reclamação contra o TJSP. Defensoria alegava impedimento de juízes paulistas. A Defensoria alegava impedimento do Tribunal de Justiça de São Paulo e de seus magistrados, porque o TJSP foi aceito como amicus curiae no processo. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Mantida sentença que condenou ex-funcionárias de creche por morte de criança. Vítima teria se asfixiado após ingerir leite em excesso. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Prefeitura de Santos deve indenizar família por morte de paciente. Atendimento inadequado agravou quadro de saúde. A demora no diagnóstico e a internação por tempo insuficiente influenciaram no óbito do paciente, que chegou a receber alta, mesmo apresentando sintomas de pneumonia. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Empresa e motorista devem pagar à CET custos operacionais gerados por acidente. Ocorrência comprometeu estrutura de viaduto. O fato comprometeu a estrutura do viaduto e a CET foi obrigada a interditar a Avenida dos Bandeirantes, o que gerou gastos com os serviços operacionais extraordinários por dois dias. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Empresa que comercializava perfumes falsificados indenizará marca de luxo. Danos materiais e morais estipulados em R$ 60 mil. Consta nos autos que, mesmo após ser notificada de que deveria cessar a prática, a ré continuou a comercializar os produtos falsificados, inclusive expondo fotos dos perfumes a venda em seu site. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Ex-prefeito de São Paulo deve indenizar promotor por danos morais. A 4ª Vara Cível do Foro Regional do Jabaquara condenou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad a pagar indenização por danos morais no valor de R$ 200 mil a um promotor de Justiça. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Justiça afasta responsabilidade do Estado e diz que agressora é quem deve indenizar professora da rede pública. Sobre o fato de a educadora ter sido agredida dentro da escola, a juíza relatora do recurso registrou que “o que se espera é que os pais de alunos tenham pleno acesso às dependências da escola e, não, o contrário, em face da relação de proximidade, confiança e colaboração que deve haver entre aqueles que buscam um objetivo comum: a educação dos filhos, em parceria”. (NOTÍCIA)


CONSTITUCIONAL


  • MPF - Norma que limita porte de arma a agentes de segurança em tribunais é constitucional. Raquel Dodge afirma não haver inconstitucionalidade na regra, que também está em conformidade com o Estatuto do Desarmamento. (NOTÍCIA) (PARECER na ADI 5.157)
  • MPF - STF reconhece legitimidade do MP para propor ação civil pública que anula aposentadoria indevida. Decisão unânime segue entendimento da Procuradoria-Geral da República. O Ministério Público possui legitimidade para ajuizar ação civil pública que visa anular ato administrativo de aposentadoria que importe em lesão ao patrimônio público. (NOTÍCIA)
  • MPF recomenda que rádio de Santa Fé do Sul (SP) veicule inserções de combate à homofobia após locutor falar em matar homossexuais. Radialista ofendeu espectadores e artistas e admitiu violência contra grupos LGBTQ+ ao comentar sobre beijo gay em novela. (NOTÍCIA) (Recomendação n.04/2018)
  • MPSP - STF reconhece teses do MPSP contra cargos comissionados inconstitucionais. Ministro da Corte foi pelo desprovimento de recurso apresentado por prefeito de Guarulhos. Em processo que teve origem por força de Ação Direta de Inconstitucionalidade promovida pelo procurador-geral de Justiça, Gianpaolo Smanio, o Supremo Tribunal Federal reconheceu teses do MPSP que combatem a criação de cargos comissionados que ferem a Constituição. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Judiciário acata tese da PGJ e declara inconstitucional lei de Várzea Paulista. Texto instituía critérios diferentes para pagamento de dívidas. (NOTÍCIA)
  • MPSP consegue anular entrada de servidores não concursados da Unicamp em regime estatutário. Decisão atinge contratados por CLT após Constituição. A Promotoria alegou na ação que, em dezembro de 1984 entrou em vigor o Estatuto dos Servidores da Unicamp (Esunicamp), que previu a possibilidade de que os funcionários e servidores da Universidade, efetivos, autárquicos ou contratados pelo regime da CLT, optassem pelo regime estatutário em detrimento do celetista. (NOTÍCIA)
  • STF reafirma jurisprudência sobre critérios para criação de cargos em comissão. Em julgamento de recurso com repercussão geral, o Plenário Virtual reafirmou entendimento da Corte de que as atribuições dos cargos em comissão devem ter relação com as funções de chefia e assessoramento, guardando vínculo de confiança entre a autoridade nomeante e o servidor nomeado. (NOTÍCIA)
  • STF decide que direito da gestante à estabilidade não depende de conhecimento prévio do empregador. A decisão do Plenário foi tomada no julgamento de recurso extraordinário com repercussão geral. Segundo o entendimento do colegiado, o requisito para o reconhecimento da estabilidade e do direito à indenização é a existência da gravidez, e não sua comunicação ao empregador. (NOTÍCIA)
  • STF aplica entendimento sobre terceirização aos call-centers de empresas de telefonia. No julgamento de recurso extraordinário com agravo (ARE 791932), os ministros decidiram aplicar ao caso a tese já firmada pela Corte sobre a matéria, que considera lícita a terceirização em todas as etapas do processo produtivo. (NOTÍCIA) (Voto: RE  com AGr. 791932-DF)
  • STF - Concedida extradição de italiano condenado por exploração sexual. Por unanimidade, os ministros consideraram presentes os requisitos para o deferimento da Extradição (EXT) 1530. (NOTÍCIA)
  • STF - Decisão de relator que inadmite "amicus curiae" em processo é irrecorrível, decide Plenário. Cabe ao relator, de forma irrecorrível, decidir se admite ou não o ingresso em ação judicial, na condição de amicus curiae (amigo da Corte), de pessoa ou entidade estranha à causa. (NOTÍCIA)
  • STF - Imóveis de programa habitacional da União operado pela Caixa são imunes a IPTU. Plenário decide que os bens que integram o patrimônio do fundo vinculado ao Programa de Arrendamento Residencial (PAR) beneficiam-se da imunidade tributária prevista na Constituição. (NOTÍCIA)
  • STF - Íntegra do voto do ministro Celso de Mello em ação sobre proselitismo em rádios comunitárias. "A livre manifestação do pensamento e a liberdade de comunicação qualificam-se como essenciais prerrogativas de ordem constitucional, não podendo sofrer, por isso mesmo, qualquer restrição ou embaraço por atos emanados do Estado", afirmou o ministro em seu voto. (NOTÍCIA)
  • STF decide que MP tem legitimidade para ajuizar ação contra aposentadoria que lesa patrimônio público. Em julgamento de recurso com repercussão geral reconhecida, Plenário fixou a tese de que o Ministério Público tem legitimidade para ajuizamento de ação civil pública que visa anular ato administrativo de aposentadoria que importe em lesão ao patrimônio público. (NOTÍCIA)
  • STF - Ministro acolhe pedido da PGR e suspende temporariamente tramitação de inquérito contra Michel Temer. A suspensão está fundamentada em regra constitucional que veda a responsabilização do presidente da República, na vigência do mandato, por fatos estranhos às funções do cargo. O ministro Fachin também reconheceu a incompetência do STF para o julgamento dos demais investigados no caso. (NOTÍCIA) (INQUÉRITO 4462 - DF)
  • TJSP - Supermercados deverão disponibilizar carrinhos adaptados para crianças com mobilidade reduzida. Mantida lei que determina adequação de 5% dos carrinhos. (NOTÍCIA)
  • TJSP - STF declara constitucional lei que cria cargo de advogado no TJSP. Decisão do Supremo foi unânime. No entendimento da Anape, a assessoria, consultoria jurídica e atuação jurisdicional do Tribunal de Justiça deveria se dar, exclusivamente, e em qualquer grau, pela Procuradoria do Estado de São Paulo. (NOTÍCIA)


CONSUMIDOR


  • MPSP - Liminar obtida pelo MPSP determina que empresa troque produtos com defeito ou devolva dinheiro. Controladora Cnova prejudicou consumidores com recusas. Em decisão do dia 25 de setembro, a Justiça concedeu liminar solicitada pelo Ministério Público de São Paulo e determinou que a empresa Cnova (controladora do comércio virtual da Casas Bahia, Ponto Frio, Extra e Barateiro) mantenha em seus sites os "Termos de Uso e Políticas de Troca e Devolução", cumprindo todo seu conteúdo. (NOTÍCIA)
  • STJ - Terceira Turma fixa tese sobre abuso do cancelamento do bilhete de volta por não comparecimento no voo de ida. Em decisão unânime, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou tese no sentido de que configura prática abusiva da empresa aérea, por violação direta do Código de Defesa do Consumidor, o cancelamento automático e unilateral do bilhete de retorno em virtude do não comparecimento do passageiro para o trecho de ida. (NOTÍCIA) (REsp 1699780 - SP)
  • STJ - Comprando gato por lebre: o STJ diante dos alimentos contaminados. A jurisprudência do tribunal sobre esses casos têm seus fundamentados no Código de Defesa do Consumidor (CDC). (NOTÍCIA)
  • STJ - Mesmo prevista em contrato de adesão, arbitragem não prevalece quando consumidor procura via judicial. Segundo os ministros, é possível esse tipo de solução extrajudicial em contratos de adesão, mas desde que haja concordância entre as partes, pois o consumidor sempre terá a possibilidade de optar por levar o caso à Justiça estatal. (NOTÍCIA)
  • STJ - Encerramento de conta usada para comercialização de criptomoeda não configura prática abusiva. A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria, entendeu que o encerramento do contrato de conta-corrente utilizada para intermediar a comercialização de moeda virtual não configura prática comercial abusiva. (NOTÍCIA) (ACÓRDÃO)
  • STJ - Consumidor equiparado: a proteção estendida do CDC. Pessoas que se machucam ao escorregar em piso molhado sem sinalização, outras que têm a vida irremediavelmente comprometida por uma bala perdida em tiroteio iniciado pelos seguranças de uma loja. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Consumidor deverá ser indenizado por erro na entrega de sementes. O contexto probatório evidenciou que o autor adquiriu da ré sementes de pastagem da espécie "brachiaria humidicula cv lannero”, no valor de R$2.880,00, própria para consumo por equinos. No entanto, após o plantio das sementes, foi constatado que a ré entregou ao autor produto diverso do adquirido, sementes da espécie “brachiaria ruziziensis”, conforme comprovado no laudo técnico de inspeção de campo inserido no processo. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Empresa aérea é condenada a indenizar padrinho que perdeu casamento. A 3ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF deu provimento a recurso de consumidor para condenar a empresa Gol Linhas Aéreas S/A a pagar ao autor a quantia de R$ 5 mil, a título de danos morais, por atraso em trecho de viagem que impossibilitou a participação do mesmo como padrinho em cerimônia de casamento. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Provedor de sites da internet não pode ser responsabilizado por inércia de usuária. A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF negou provimento ao recurso de uma consumidora contra a Locaweb Serviços de Internet S.A. De forma unânime, o Colegiado manteve sentença que julgou improcedente o pedido inicial da autora, no qual pleiteava a condenação por danos materiais, lucros cessantes e danos morais em razão da perda do domínio e respectivo e-mail que havia contratado junto a ré – os quais eram utilizados para a sua atividade profissional. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Consumidora não precisará pagar por piscina rachada na instalação. O Juiz de Direito Marcos Henrique Reichelt decidiu pela inviabilidade de ação de cobrança promovida por Casa de Campo Comércio de Materiais de Construção, de Eldorado do Sul, contra consumidora que adquiriu uma piscina no valor de R$ 10.250,00. (NOTÍCIA)
  • TJSP aumenta indenização por cancelamento de voo. Fato fez com que clientes perdessem show. O relator do recurso, desembargador Paulo Roberto de Santana, citando jurisprudência, afirmou que a indenização deve ser estabelecida em importância, dentro de um critério de prudência e razoabilidade, porque não deve ser fonte de enriquecimento e tampouco inexpressiva. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Empresa de turismo é condenada a devolver em dobro cobrança indevida. Devido à cobrança de valores indevidos, a juíza titular do 2º Juizado Especial Cível de Brasília do TJDFT condenou a empresa Fidelidade Viagens e Turismo LTDA a pagar ao autor o dobro do valor cobrado e indenização por dano moral. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Transação fraudulenta em “internet banking” gera dever de ressarcimento. A 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF manteve, por unanimidade, sentença que obrigou o Banco Santander (Brasil) S.A. a ressarcir correntista valor movimentado de maneira fraudulenta por meio do serviço de “internet banking”. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Cliente é condenado a arcar com dívida do cartão de crédito. O juiz titular da 19ª Vara Cível de Brasília condenou um cliente do Banco Bradesco Cartões S/A a pagar o montante devido relativo a operações com cartão de crédito.  (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Inquilina tem direito à rescisão de aluguel sem multa por vícios de manutenção do imóvel. Juíza titular do 2º Juizado Especial Cível de Ceilândia julgou procedentes os pedidos de uma inquilina contra o locador do imóvel onde residia, assegurando à autora o direito de rescindir o contrato sem multa. A autora afirmou que entrou no imóvel em fevereiro de 2018, porém, com pouco tempo no local, verificou uma série de problemas, como vazamentos, infiltrações, rachaduras e mofo, tanto nas áreas privativas quanto nas áreas comuns, ambas de responsabilidade do réu. (NOTÍCIA)


CRIMINAL (PENAL/ PROCESSUAL PENAL)

  • MPF - Operação El Cid: contador envolvido em fraudes previdenciárias é condenado a 44 anos de prisão em Campinas (SP). Denunciado pelo MPF, Júlio Bento dos Santos é um dos pivôs do esquema que gerou prejuízos de R$ 5 milhões à Previdência. (NOTÍCIA)
  • MPF - Carne Fraca: mais seis pessoas são condenadas. Até agora, dez réus foram condenados a penas que, somadas, chegam a 45 anos e dois meses de reclusão. (NOTÍCIA)
  • MPF recorre para que comerciante seja processado na esfera federal por venda de cigarros contrabandeados. Jurisprudência recente do STJ decidiu que quem adquire e comercializa produto estrangeiro ilegalmente tem o crime equiparado ao descaminho, que é de competência federal. (NOTÍCIA)
  • MPF - Apos denúncia do MPF, maior traficante de animais do Brasil é condenado a 12 anos de reclusão. Valdivino Honório foi condenado pelo crime de lavagem de dinheiro. (NOTÍCIA) (SENTENÇA)
  • MPF - Após denúncia do MPF, Justiça condena duas pessoas por trabalho escravo na região de Araraquara (SP). Uma delas aliciou 12 maranhenses para colheita de laranja em fazenda de Bariri; a outra manteve vítimas sob condições degradantes. (NOTÍCIA)
  • MPF denuncia estudante de economia da Ufopa por racismo no Facebook. Francisco Albertino Ribeiro dos Santos fez comentários racistas na rede social e está sendo processado por racismo, podendo ser condenado a penas que variam de 2 a 5 anos de prisão e multa. (NOTÍCIA)
  • MPF: condenada ex-professora da UFMG que violou regime de dedicação exclusiva. Em 1999, ela passou a integrar o quadro societário de uma faculdade privada, onde exerceu os cargos de diretora acadêmica e de vice-diretora. Para o MPF, a professora praticou o crime de estelionato, ao manter a UFMG em erro, obtendo vantagem indevida em prejuízo dos cofres públicos. (NOTÍCIA)
  • MPSP - 1ª operação do CyberGaeco resulta em prisão de líder de grupo por desvio de R$ 400 mi. Golpes eram aplicados pela internet. A operação se baseia em modernas técnicas de “Task Force”, em que há efetiva cooperação entre instituições distintas, inclusive de diversos Estados da Federação. (NOTÍCIA)
  • MPSP - A pedido do Ministério Público, ex-tenente coronel da PM é condenado por peculato. Desvios praticados ultrapassaram marca de R$ 4 milhões. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Alegações de promotor em julgamento condenam três assaltantes acusados de roubo grave. No dia 29 de julho, os condenados roubaram, mediante violência e grave ameaça com arma de fogo, uma corrente de ouro, uma caneta Mont Blanc, duas chaves de veículos, três telefones celulares, quatro relógios de pulso e R$ 5,5 mil, mantendo quatro vítimas em seu poder, sendo um idoso e uma criança. Encapuzados, eles invadiram a casa da família pelo quintal e anunciaram o assalto. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Em recurso do Ministério Público, STJ aumenta pena de ré condenada por tráfico. Mulher possuía substância destinada ao preparo de drogas. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou tese defendida pelo Ministério Público de São Paulo em recurso especial interposto em caso de tráfico de drogas e afastou o redutor de pena previsto no § 4º do art. 33 da Lei nº 11.343/06. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Envolvidos na morte de torcedor do Guarani são condenados após denúncia do MPSP. Crime foi cometido depois de partida contra equipe da Ponte Preta. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Homem que provocou morte ao dirigir embriagado em Presidente Prudente é condenado. Tercilei Bezerra foi denunciado por Promotoria de Justiça. (NOTÍCIA)
  • MPSP - STJ reforma acórdão do TJSP e condena réu por crime de porte ilegal de arma sem munição. Decisão atende a recurso do Ministério Público de São Paulo. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acatou no dia 23 de outubro a tese defendida pelo MPSP no recurso especial interposto em caso de porte ilegal de arma desmuniciada e com a numeração raspada. (NOTÍCIA)
  • STF - Ministro nega habeas corpus a servidor do MPF acusado de matar pai e filho em briga de vizinhos em Brasília. No HC, a defesa alegou cerceamento de defesa, excesso de linguagem por parte da juíza que conduziu a audiência de custódia e ausência de fundamentação idônea para a prisão preventiva. (NOTÍCIA)
  • STF - Ministro revoga nova prisão preventiva de ex-secretário de Estado do Paraná. O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acolheu pedido na Reclamação (RCL) 32081 e revogou nova prisão decretada pela Justiça Federal do Paraná contra o ex-secretário de Estado José Richa Filho, conhecido como Pepe Richa, irmão do ex-governador Beto Richa (PSDB). (NOTÍCIA
  • STF - Concedida extradição de italiano condenado por exploração sexual. Por unanimidade, os ministros consideraram presentes os requisitos para o deferimento da Extradição (EXT) 1530. (NOTÍCIA)
  • STF - Ministro Lewandowski concede HC para presas com filhos que ainda não foram colocadas em prisão domiciliar. O ministro não verificou, em casos noticiados nos autos, qualquer excepcionalidade que autorize o afastamento da decisão do STF que concedeu habeas corpus coletivo a gestantes e mães de filhos com até doze anos presas preventivamente. (NOTÍCIA) (HC 143641 - SP, Rel. Min. Ricardo Lewandowski)
  • STJ - Mulher que tentou levar maconha ao marido preso tem prisão substituída por proibição de novas visitas. Na decisão concessiva de habeas corpus, o colegiado também considerou a inexistência de antecedentes criminais contra a mulher, que possui seis filhos, dois deles com menos de oito anos de idade. (NOTÍCIA) (Voto: HC 437538 - SP)
  • STJ - Não é possível reconhecer organização criminosa como antecedente de lavagem de dinheiro antes da Lei 12.850. O crime de organização criminosa não é admitido como antecedente da lavagem de dinheiro nos fatos ocorridos antes da Lei 12.850/13, já que até então não havia tipificação para aquele delito. (NOTÍCIA)
  • STJ - Por ofensa ao princípio da individualização, Sexta Turma reduz pena de réu condenado a 40 anos por tráfico. A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) reconheceu a violação ao princípio da individualização da pena e concedeu habeas corpus para reduzir a condenação de 40 anos de reclusão imposta pela Justiça de São Paulo a um homem envolvido com tráfico de drogas. (NOTÍCIA)
  • STJ - Quinta Turma afasta reincidência por delito de porte de droga para uso pessoal. Apesar de sua caracterização como crime no artigo 28 da Lei 11.343/06, o porte de drogas com a finalidade de consumo pessoal tem previsão de punição apenas com medidas distintas da restrição de liberdade, sem que haja possibilidade de conversão dessas medidas para prisão em caso de descumprimento. (NOTÍCIA)
  • STJ - Sexta Turma aplica nova lei a crime sexual praticado sem violência ou grave ameaça. A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas corpus de ofício, com base no artigo 215-A do Código Penal – acrescentado recentemente pela Lei 13.718, de 24 de setembro de 2018 –, a um réu acusado de apalpar publicamente, e por cima da roupa, os seios de uma mulher. A ministra votou pelo desprovimento do recurso, mas, com a entrada em vigor da Lei 13.718/18, entendeu pela concessão de habeas corpus de ofício para reconhecer a prática de importunação sexual no caso. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Justiça mantém condenação por roubo ainda que sem emprego de arma. A 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, por unanimidade, negou provimento a recurso do réu e manteve a sentença de 1ª instância que o condenou pela prática do crime de roubo por, embora sem o emprego de arma, ter usado violência física para intimidar as vítimas a entregarem seus aparelhos telefônicos. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Acusada de matar porque não queria ser beijada é condenada a 13 anos de prisão. A ré foi condenada por homicídio qualificado pelo recurso que dificultou a defesa da vítima e foi admitido o privilégio da violenta emoção, logo após a injusta provocação da vítima (artigo 121, parágrafos 1ª e 2º, inciso IV, do Código Penal Brasileiro). (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Acusado de roubos com privação de liberdade é condenado a penas que somam 37 anos. O acusado ordenou que a vítima seguisse viagem e não parasse em nenhum sinal de trânsito, e foi o que ela fez. Quanto percebeu que havia uma viatura policial por perto, na altura do Setor Comercial Sul, a vítima abriu a porta do carro e se jogou. O acusado assumiu o volante, mas o veículo já estava sendo seguido por policiais que o monitoravam desde a abordagem das vítimas. Apesar da tentativa de fuga, o acusado foi preso após colidir o veículo em uma árvore. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Acusado de tentar matar companheira tem crime desclassificado para lesão corporal. O Tribunal do Júri de Brasília desclassificou a conduta do réu Estevão Fidelis da Silva, acusado de tentar matar a companheira, para lesão corporal praticada contra cônjuge ou companheiro. Com a desclassificação, o processo foi julgado pelo juiz presidente do Júri, na condição de juiz criminal. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Policial que matou em festa no barco é condenado a 24 anos de prisão. O Tribunal do Júri de Brasília condenou o policial federal Ricardo Matias Rodrigues a 24 anos, nove meses e 15 dias de reclusão, em regime inicial fechado, pelo homicídio de Cláudio Müller Moreira e por lesão corporal em Fábio da Cunha Correia. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Condenados 16 integrantes de quadrilha especializada em roubo de carga. A Justiça condenou pelo crime de organização criminosa 16 pessoas ligadas a quadrilha especializada em roubo e posterior venda de carga, que atuava especialmente no trecho entre Triunfo e Montenegro da BR-386. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Pena de duas décadas para avô que abusava de neta. Conforme denúncia do Ministério Público, de 2014 a 2016, o avô, à época com 57 anos, cometeu o crime de estupro contra a neta, dos 9 aos 11 anos. Os fatos ocorreram em Viamão/RS. Ele aproveitava as saídas da esposa para praticar diversos atos libidinosos contra a menina. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Dona de cadela condenada por maus-tratos e abandono. Os Desembargadores da 4ª Câmara Criminal, por maioria, condenaram a dona de uma cachorra a 3 meses de detenção, em regime aberto, por não cuidar do animal que se recuperava de uma cirurgia. Ela poderá prestar serviços à comunidade. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Autor de feminicídio é condenado a mais de 20 anos em Eldorado do Sul. O Tribunal do Júri da Comarca de Eldorado do Sul condenou por feminicídio triplamente qualificado Marcelo Luis Silva Coelho, em sessão terminada há pouco no Foro local e que atraiu dezenas de pessoas. O crime ocorreu em 26/6 do ano passado, quando o réu estrangulou e matou por asfixia Daniela Cordeiro, sua ex-companheira. (NOTÍCIA)
  • TJSP aumenta pena de homem condenado por incêndio e violação de domicílio. Réu agiu por ciúmes da ex-companheira.  De acordo com os autos, o acusado, inconformado com a separação e motivado por ciúme, teria arrombado a residência de uma amiga da ex-companheira, pois sabia que ela estava hospedada no local.  (NOTÍCIA)
  • TJSP - Acusados de triplo homicídio em Igarapava são condenados. Penas foram fixadas em 81 anos de prisão.  Consta da denúncia que a vítima teria atribuído ao mandante dos delitos a paternidade das crianças, razão que o levou a contratar uma pessoa para executar o crime, cometido em fevereiro de 2015. (NOTÍCIA)
  • TJSP - STF nega seguimento à reclamação contra o TJSP. Defensoria alegava impedimento de juízes paulistas. A Defensoria alegava impedimento do Tribunal de Justiça de São Paulo e de seus magistrados, porque o TJSP foi aceito como amicus curiae no processo. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Negado pedido de cultivo caseiro de planta para produção de óleo de canabidiol. Substância seria usada para fins medicinais. O habeas corpus foi impetrado sob alegação de que sua filha, de cinco anos, é portadora de doença cujo tratamento inclui medicamento à base de canabidiol. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Acusado de duplo homicídio em Assis é condenado. Réu ateou fogo na casa onde as vítimas estavam. De acordo com a denúncia, o réu teria ateado fogo na casa em que as vítimas estavam, causando a morte de ambas. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Quatro réus são condenados por homicídio em briga de torcidas. Vítima foi espancada e morta em Campinas. Os réus agrediram a vítima com barras de ferro, pedaços de pau, socos e chutes. Ela não resistiu aos ferimentos e veio a falecer. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Funcionária é condenada por fraudar vales-alimentação e refeição. Ré colocava créditos em cartões de funcionários já demitidos. Consta nos autos que, aproveitando-se da função e da confiança que lhe era depositada, a ré solicitou à empresa terceirizada que fornecia os benefícios créditos para abastecer cartões de funcionários. (NOTÍCIA)


EDUCAÇÃO

  • MPF - STJ: municípios não podem utilizar verba do Fundef para pagar advogados. Decisão aconteceu nesta quarta-feira e atende a posicionamento do Ministério Público Federal. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, lembra que a educação é direito fundamental garantido pela Constituição. (NOTÍCIA)
  • MPF denuncia estudante de economia da Ufopa por racismo no Facebook. Francisco Albertino Ribeiro dos Santos fez comentários racistas na rede social e está sendo processado por racismo, podendo ser condenado a penas que variam de 2 a 5 anos de prisão e multa. (NOTÍCIA)
  • MPF em Chapecó recomenda que instituições de ensino não permitam assédio moral a professores. Procurador da República Carlos Prola Jr. atendeu representações que denunciaram deputada eleita. (NOTÍCIA) (Recomendação n.22/2018)
  • TJDFT - Justiça afasta responsabilidade do Estado e diz que agressora é quem deve indenizar professora da rede pública. Sobre o fato de a educadora ter sido agredida dentro da escola, a juíza relatora do recurso registrou que “o que se espera é que os pais de alunos tenham pleno acesso às dependências da escola e, não, o contrário, em face da relação de proximidade, confiança e colaboração que deve haver entre aqueles que buscam um objetivo comum: a educação dos filhos, em parceria”. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Escola deve indenizar criança que sofreu maus-tratos em creche. A 2ª Turma Cível do TJDFT manteve, por unanimidade, sentença que condenou escola do DF ao pagamento de indenização por danos material e moral em razão da prática de maus-tratos a criança por professoras da escola. Os atos de agressão e humilhação foram registrados em vídeo por uma professora auxiliar da própria instituição. (NOTÍCIA)


ELEITORAL

  • MPF - Justiça Eleitoral determina suspensão das atividades de associação criada para captar votos. Mais de 100 eleitores foram vítimas do esquema de pedido de voto mediante promessa de emprego. (NOTÍCIA)
  • MPF - MP Eleitoral: TRE multa prefeito de Belford Roxo (RJ) por uso da máquina pública. De acordo com o MP Eleitoral, Waguinho e os candidatos usaram instalações da Prefeitura na inauguração de uma obra pública para fazer campanha antes do início do prazo fixado pela lei (15 de agosto). (NOTÍCIA)
  • MPF - TSE segue entendimento do MP Eleitoral e barra candidatura do deputado federal Celso Jacob. Político teve o registro contestado pelo MP Eleitoral por condenação definitiva proferida por órgão colegiado. (NOTÍCIA) (RO 0604373-61.2018.6.19.0000) (RO 0600584-60.2018.6.08.0000)
  • MPF - TSE rejeita recursos e mantém registro de candidatura de Dilma Rousseff ao Senado. Para ministros, a ex-presidente preenche condições de elegibilidade e que não cabe à Justiça Eleitoral rever pena estabelecida no impeachment. (NOTÍCIA) (MANIFESTAÇÃO: PGE: 123.660 - 4.380/18/MPE/PGE/HJ - BH/MG)
  • MPF - PRE impugna votos de seção eleitoral por violação do sigilo por Dr. Pessoa. Candidato adentrou à cabina de votação, junto com o candidato a senador Francineto Luz de Aguiar, conhecido como Frank Aguiar, violando a formalidade essencial ao voto. (NOTÍCIA) (IMPUGNAÇÃO)
  • MPF - TSE atende pedido da PGR e reafirma regras a serem seguidas nas sessões de votação instaladas em universidades. Tribunal realizou sessão extraordinária na noite de sábado (27) e reiterou compatibilidade de normas eleitorais com liminar concedida na ADPF. (NOTÍCIA)
  • STF - Ministro decano rejeita trâmite de reclamação de Anthony Garotinho contra decisão do TSE. Ex-governador buscava afastar decisão do TSE quanto ao indeferimento do registro de sua candidatura na parte referente à suspensão de direitos políticos. (NOTÍCIA)
  • STF - Ministro rejeita ação que buscava candidatura avulsa a deputado federal. O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), não conheceu (julgou inviável a tramitação) do Mandado de Injunção (MI) 6977, no qual um cidadão buscava ser candidato a deputado federal neste ano sem estar filiado a um partido político. (NOTÍCIA)
  • STF - Relator cassa decisão da Justiça Eleitoral que determinou retirada de matéria do site da Revista Veja. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski julgou procedente a Reclamação (RCL) 32041 e cassou decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) que havia determinado a retirada do ar de matéria jornalística veiculada no site da Revista Veja sobre o candidato a deputado federal Alexandre Padilha (PT/SP). (NOTÍCIA) (DECISÃO)
  • TSE confirma candidatura de Dilma Rousseff ao Senado Federal por Minas Gerais. Por unanimidade, ministros decidiram que a candidata preenche as condições de elegibilidade e não tem contra si causa de inelegibilidade. (NOTÍCIA)

Informativo TSE

IDOSO / INFÂNCIA E JUVENTUDE / INCLUSÃO

  • MPSP - A pedido do MPSP, Justiça determina que danceteria de Valinhos conceda meia-entrada. Laroc Club vinha infringindo a lei ao negar benefício. Em ação ajuizada pelo promotor de Justiça Denis Henrique Silva, o Judiciário condenou a casa de eventos e danceteria Laroc Club, situada em Valinhos, a disponibilizar 40% dos ingressos para seus eventos a título de meia-entrada, voltados a estudantes, idosos e pessoas com deficiência e jovens entre 15 e 29 anos de baixa renda. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Acordo de Cooperação é firmado entre Fundação Casa, MPSP, Defensoria Pública e TJSP. Justiça Restaurativa será aplicada em conflitos na Fundação Casa.  A Justiça Restaurativa é uma técnica que utiliza os chamados “processos circulares”, em que se busca a solução de conflitos de forma dialógica, inclusiva e não violenta. (NOTÍCIA)
  • TJDFT - Juiz suspende exigência de cartão eletrônico para que idosos tenham acesso a assentos em ônibus. O juiz substituto da 1ª Vara da Fazenda Pública do DF concedeu pedido de tutela de urgência elaborado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, e determinou a suspensão do art. 1º, § 3º, da Portaria DFTRANS nº 29, de 19/06/2018, bem como obrigou o DFTRANS a informar a todos os usuários do sistema de transporte público do DF, que  idosos com mais de 65 anos de idade têm acesso a todos os assentos dos veículos, mediante a apresentação de qualquer documento pessoal que faça prova de sua idade, não sendo necessária a apresentação do “Cartão Mais Melhor Idade”. (NOTÍCIA)


MEIO AMBIENTE / HABITAÇÃO / URBANISMO

  • MPF - Justiça determina retirada de restaurantes do Costão do Santinho, em Florianópolis (SC). Decisão destaca que há irregularidade. Em ação de cumprimento de acordo judicial, ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal em Santa Catarina determinou que o município de Florianópolis, o Complexo Turístico Costão do Santinho, o Costão Ville Empreendimentos Imobiliários e o Costão do Santinho Turismo e Lazer retirem equipamentos e edificações construídas sobre área de preservação permanente. (NOTÍCIA)
  • MPF - Justiça determina demolição de estruturas de quiosques construídas sobre faixa de areia em Caraguatatuba (SP). Ocupação irregular de praias do município é alvo de ações ajuizadas pelo MPF e outros órgãos. Os donos de quiosques instalados ao longo da orla de Caraguatatuba, no Litoral Norte de São Paulo, estão obrigados a demolir estruturas que tenham construído sobre a faixa de areia. (NOTÍCIA) (Sentença)
  • MPF - Ampliada condenação de empresa por desmatamento ilegal nos estados de Amazonas e Roraima. Além de pagar pelos danos materiais, responsáveis terão que indenizar a coletividade por dano ambiental moral. (NOTÍCIA)
  • MPF - Eletronorte deve pagar multa por descumprir decisão que afeta a comunidade indígena Krikati. Estatal precisa elaborar Estudo de Impacto Ambiental para Linha de Transmissão de Energia Elétrica entre o Maranhão e o Pará. (NOTÍCIA)
  • MPF - Inema acata recomendação do MPF sobre ampliação do aeroporto de Salvador (BA). Segundo o MPF, o Instituto não pode conceder autorização para a construção de nova pista capaz de comprometer a APA das Lagoas e Dunas do Abaeté. (NOTÍCIA)
  • MPF - Barão de Mauá: mutuários de condomínio afetado por poluição poderão refinanciar seus apartamentos com desconto. Audiência de conciliação com a Caixa Econômica Federal direciona o caso para desfecho, após 13 anos de tramitação na Justiça. (NOTÍCIA)
  • MPF - STJ: limites impostos pelo Código Florestal para construções próximas a APPs urbanas devem ser aplicados. Decisão segue entendimento da Procuradoria-Geral da República. A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou um particular por dano ambiental causado por edificação em área de preservação permanente urbana com influência marítima. (NOTÍCIA)
  • MPF - Justiça homologa acordo entre Incra e MPF para desinterdição de assentamentos no Pará. Decisão permite desinterdição imediata de 18 assentamentos e, se comprovada viabilidade técnica e ambiental, desinterdição de outras 43 áreas. (NOTÍCIA)
  • MPF - Autorizado transporte de cargas vivas em gaiolas ou veículos em Santos (SP). Seguindo entendimento da PGR, STF suspende, por unanimidade, norma que proibia o transporte de cargas vivas nas áreas urbanas. (NOTÍCIA)
  • MPF - Recuperação de área degradada não exime responsável pelo dano ambiental de pagar indenização. MPF defende sanção cumulativa a réu que construiu obras em área de preservação permanente às margens do Rio Paraná.  O responsável por dano ambiental pode ser obrigado não apenas a recuperar a área degradada como também a pagar indenização. (NOTÍCIA)
  • MPF: Ciganos Calon conseguem reconhecimento territorial em Nova Lima (MG). Prefeitura aprova lei que permite doação de terreno à comunidade Calon no município. (NOTÍCIA) (Íntegra da lei)
  • MPF garante na Justiça desocupação de reserva legal em assentamento rural. O assentamento é localizado nos municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista, em Mato Grosso. (NOTÍCIA)
  • MPF e MP/SP recorrem de decisão da Justiça Federal que autorizou Cetesb a não aplicar legislação ambiental. Órgão responsável por grande parte dos licenciamentos ambientais no estado de São Paulo recusa vigência de norma que protege vegetação de restinga no litoral. (NOTÍCIA) (RECURSO) (SENTENÇA)
  • MPF - Justiça proíbe implantação de Condomínio em Governador Celso Ramos. Ação do MPF/SC requereu vedação de alterações em todo o terreno, sobretudo em áreas de preservação permanente. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Justiça condena Prefeitura de Assis a reparar dano ambiental nas nascentes municipais. Pedido foi feito pelo Gaema - Núcleo Médio-Paranapanema. (NOTÍCIA)
  • STF - Imóveis de programa habitacional da União operado pela Caixa são imunes a IPTU. Plenário decide que os bens que integram o patrimônio do fundo vinculado ao Programa de Arrendamento Residencial (PAR) beneficiam-se da imunidade tributária prevista na Constituição. (NOTÍCIA)
  • STJ - Lei de Parcelamento Urbano não pode ser invocada para reduzir área a ser recuperada. A Segunda Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu parcial provimento a um recurso do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para determinar o respeito ao limite de 50 metros de Área de Preservação Permanente (APP) na recuperação de uma região de mata atlântica ocupada de forma ilegal em Porto Belo (SC). (NOTÍCIA) (REsp 1518490 - SC, Rel. Min. OG FERNANDES)
  • STJ - Seguradora é responsável por vícios ocultos mesmo após quitação do imóvel pelo SFH. A quitação do contrato de financiamento não extingue a obrigação da seguradora de indenizar os compradores por vícios ocultos na construção de imóveis adquiridos pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH). (NOTÍCIA) (REsp 1717112 - RN, Rel. Min. Nancy Andrighi)


PATRIMÔNIO PÚBLICO

  • MPF pede penas mais severas para réus condenados por desvio de verbas da merenda escolar. Ex-prefeito e ex-vice, além de servidores do município de Viradouro (SP) foram condenados pelo TRF3 por formação de quadrilha e fraude em licitação, dentre outros crimes. (NOTÍCIA) (Apelação Criminal n. 0005786-18.2009.4.03.6102/SP)
  • MPF - Após denúncia do MPF, ex-prefeito e outras quatro pessoas são condenados por desvios na saúde em Cotia (SP). Quinzinho Pedroso integrou esquema de superfaturamento e fraudes a concorrências; empresa Home Care coordenou irregularidades. (NOTÍCIA)
  • MPF obtém condenação de Marco Antônio Cabral por improbidade administrativa. Deputado federal foi condenado à perda da função pública, multa e proibição de contratar com a administração pública. (NOTÍCIA)
  • MPF consegue condenação de ex-prefeito e de ex-vereador de Piraquê (TO) por improbidade administrativa. João Batista Nepumuceno havia sido condenado à suspensão de direitos políticos, mas, com o apoio de Hermano Ribeiro da Silva, descumpriu ordem judicial e exerceu as atividades de prefeito irregularmente. (NOTÍCIA)
  • MPF - STF reconhece legitimidade do MP para propor ação civil pública que anula aposentadoria indevida. Decisão unânime segue entendimento da Procuradoria-Geral da República. O Ministério Público possui legitimidade para ajuizar ação civil pública que visa anular ato administrativo de aposentadoria que importe em lesão ao patrimônio público. (NOTÍCIA)
  • MPF: ex-prefeito é condenado por fraudes em licitações na construção de ginásio na Região Serrana. Além de Arthur Lima Garcia, do município de Santa Maria Madalena, foram condenadas outras duas pessoas cível e criminalmente. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Promotoria obtém condenação de prefeito de Itapira e ex-prefeito de Leme por improbidade. Concursos ilegais feitos por Paganini e Dellai foram anulados. Os condenados realizaram contratação de pessoal, nos anos de 2013 e 2016, em desacordo com determinações constitucionais e legais para a admissão de funcionários públicos. (NOTÍCIA)
  • MPSP - Ex-presidente da Câmara de Vereadores de Rosana é condenado por improbidade. Pedro da Silva terá que ressarcir prejuízo causado ao erário. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Prefeito de Maratá e Secretário condenados pelos crimes de responsabilidade e prevaricação. Ambos foram acusados por utilização indevida, em proveito próprio ou alheio, de bens e serviços públicos. E também por deixar de praticar atos de ofício, para satisfazer interesse pessoal. (NOTÍCIA)
  • TJRS - Ex-Prefeito de Lagoa Bonita, irmão e empresário condenados por improbidade administrativa. Os Desembargadores da 22ª Câmara Cível do TJRS condenaram o ex-Prefeito de Lagoa Bonita José Valdemar Santana Filho, o irmão dele, ex-Secretário de Administração do Município, Lindomar Luiz Santana, e o empresário Gervásio Concatto. Eles terão que devolver dinheiro aos cofres públicos, além de terem suspensos os direitos políticos por 5 anos. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Ex-prefeito de Pompeia é condenado por dispensa ilegal de licitação. 182 dispensas somaram mais de R$ 481 mil. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Ex-prefeito de Igaratá é condenado por improbidade administrativa. Político realizou contratações sem concurso público. Além de perder seus direitos políticos pelo período de três anos, José Carlos Prianti também foi condenado a pagar multa no valor de dez vezes a remuneração que recebia quando exercia o cargo. (NOTÍCIA)
  • TJSP determina recondução da prefeita de Piquete ao cargo. Má conservação de bens públicos causou cassação. Ao julgar o pedido, o desembargador Marrey Uint afirmou que não há motivos que justifiquem o processo levado a efeito pelo Poder Legislativo do município, razão pela qual concedeu a tutela de urgência requerida pela prefeita. (NOTÍCIA)


PESSOA COM DEFICIÊNCIA

  • TJRS - Servidor com deficiência transferido para local sem acessibilidade será indenizado. A 3ª Câmara Cível do TJRS condenou o Município de Charqueadas a indenizar servidor portador de deficiência que foi transferido para local de trabalho sem acessibilidade. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Supermercados deverão disponibilizar carrinhos adaptados para crianças com mobilidade reduzida. Mantida lei que determina adequação de 5% dos carrinhos. (NOTÍCIA)

SAÚDE

  • MPF - STF: desconhecimento de gravidez não afasta direito à indenização decorrente da estabilidade provisória. Decisão seguiu entendimento da Procuradoria-Geral da República. O desconhecimento da gravidez pelo empregador e até mesmo pela gestante em caso de demissão imotivada não afasta o direito ao pagamento de indenização decorrente da estabilidade provisória. (NOTÍCIA)
  • MPF recorre à Justiça para assegurar atendimento adequado a usuários do SUS no Hospital de Urgência de Goiânia. Pendências financeiras do estado de Goiás junto à unidade ultrapassam os R$ 27 milhões. De acordo com apuração do MPF, há falta de medicamentos e de insumos no Hugo, o que tem prejudicado o atendimento aos pacientes e o regular funcionamento daquela unidade de saúde. (NOTÍCIA)
  • MPF - Após ação do MPF, municípios da região de Jaú (SP) receberão soro contra picada de escorpião. Doses visam garantir atendimento emergencial em acidentes graves com o aracnídeo, geralmente envolvendo idosos e crianças. (NOTÍCIA) (PROCESSO)
  • TJSP - Negado pedido de cultivo caseiro de planta para produção de óleo de canabidiol. Substância seria usada para fins medicinais. O habeas corpus foi impetrado sob alegação de que sua filha, de cinco anos, é portadora de doença cujo tratamento inclui medicamento à base de canabidiol. (NOTÍCIA)
  • TJSP - Prefeitura de Santos deve indenizar família por morte de paciente. Atendimento inadequado agravou quadro de saúde. A demora no diagnóstico e a internação por tempo insuficiente influenciaram no óbito do paciente, que chegou a receber alta, mesmo apresentando sintomas de pneumonia. (NOTÍCIA)

Diversos

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF)

       Súmulas Recentes


SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA (STJ)

       
Súmulas Recentes

    • Súmula nº 618: A inversão do ônus da prova aplica-se às ações de degradação ambiental.

    •  Súmula nº 619:  A ocupação indevida de bem público configura mera detenção, de natureza precária, insuscetível de retenção ou indenização poracessões e benfeitorias.

      

Jurisprudência em Teses




Ministério Público do Estado de São Paulo
Subprocuradoria-Geral de Justiça de Planejamento Institucional

Área de Documentação e Divulgação

Biblioteca "Cesar Salgado" - Setor de Divulgação
(11) 3119-9025
[email protected]
- Descrição: logotipo MPSP




Caso não queira receber, por e-mail, a versão eletrônica do BOLETIM JURISPRUDÊNCIA, por favor, solicite o cancelamento do envio através do seguinte endereço: [email protected]